CorporativoGeraisNotíciasSaúde Mental

Setembro Amarelo – Como você está?

Oi Como você está?
Opções: ok, bom, nada bom ou ocupado.

Até recentemente, eu sempre respondia à pergunta “como vai você?” com uma das opções que acabei de listar – “ok”, “bom”, “não tão bom” ou minha favorita… “ocupado”. Mas então isso começou a mudar.

Comecei a ter ataques de pânico, depressão e ansiedade, e me envolvi em automutilação não suicida.

Então comecei a fazer terapia (onde eles não deixam você escapar com respostas como essa…).

Meu terapeuta sugeriu que eu usasse uma roda de sentimentos para ajudar a melhorar meu “vocabulário emocional”.

Eu poderia escolher palavras da roda para ser mais específico sobre como estava me sentindo.

Você consegue pensar em outras palavras para a palavra simples que escolheu anteriormente?

Quem diria – você pode sentir mais de um sentimento ao mesmo tempo.

A doutora Lisa Feldman Barrett chama isso de “granularidade emocional”. Quanto mais específicos pudermos ser, mais facilmente poderemos identificar o que nosso corpo está nos dizendo que precisa. Muito legal, hein?

Está gostando dessas atividades? Clique aqui para abri-los em uma nova aba.

Também achei interessante que a roda estivesse organizada por cor e categoria. Embora eu não tenha gostado muito das cores e categorias das rodas que encontrei…

As cores podem ter associações emocionais muito fortes – mas são diferentes para cada pessoa.

Comecei a fazer isso todos os dias. Eu escrevia as palavras que estava sentindo e a cor que associava a esse sentimento.

Encontrei muitas das minhas associações alinhadas com as cores e designs de personagens do filme da Pixar “Inside Out” – então estudei o processo deles.

Acontece que, a maioria dos cientistas concorda, existem pelo menos cinco emoções centrais que remontam à forma como os nossos corpos comunicam intuitivamente as nossas necessidades aos nossos cuidadores antes de termos linguagem.

Isso não é FASCINANTE?

Então, adicionei um novo elemento à minha prática: monitorar como os sentimentos aparecem em meu corpo e em minhas expressões faciais. Eu desenhava um contorno do meu corpo e depois coloria e fazia anotações sobre onde sentia cada sentimento.

Quando me sinto frustrado, é assim:

Reserve um momento para fazer uma pausa e observar seu corpo. Comece na parte superior do corpo e desça pelo centro até as bordas.

Comecei a notar alguns padrões em como as cores que eu usava se alinhavam com como e onde os sentimentos apareciam em meu corpo.

A partir daí, pude rastrear alguns padrões do que meu corpo estava tentando pedir.

Cada corpo é diferente e eles são fonte de tantas informações. Pode ser opressor saber o que fazer com tudo isso.

Comecei a praticar conectar meus sentimentos às minhas necessidades, perguntando-me: “O que meu corpo precisa neste momento?”

O que seu corpo precisa agora?

Acabei transformando tudo isso em minha própria roda de emoções. Eu uso as palavras, as cores, o diagrama corporal e o gráfico de necessidades para entender e expressar melhor como estou me saindo a cada dia e o que posso estar precisando para sentir mais alegria (necessidades satisfeitas) em minha vida.

Não respondo mais à pergunta “como vai você?” o mesmo caminho. E guardo as respostas dos outros com mais ternura. Nos momentos difíceis, tenho mais algumas ferramentas para fazer uma pausa… e me perguntar “que palavra é essa? Que cor é essa? Onde eu noto isso? O que meu corpo está me dizendo que precisa? Tento fazer isso quase todos os dias em meu caderno de desenho.

Esses são alguns dos meus desenhos. Espero que você tenha gostado desta jornada e dessas ferramentas – e que elas o inspirem a construir sua própria prática de coleta de “dados emocionais” da maneira que funcionar melhor para você. Obrigado por chegar até o fim. Você pode voltar a esta página ou à página de atividades sempre que desejar.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
DestinosNotíciasTurismoViagens

Descubra Orlando: Guia Completo para uma Viagem Inesquecível em 2025

GeraisNotíciasTurismo

De Manaus a Salvador: Uma Jornada Pelos Destinos dos Finalistas do BBB 2024!

GeraisNotícias

Pix com Cartão de Crédito: Guia Completo para Pagar com Facilidade

HurbNotíciasTurismoViagens

🚨 HORA DO PIX: Pacotes de viagem com 50% de desconto no PIX!