DestinosDestinos NacionaisPraiaRio de JaneiroSudeste

Arraial do Cabo: guia prático com tudo que você precisa saber antes de ir

Você sabia que Arraial do Cabo é o melhor lugar para se praticar o mergulho? Que a água do mar tem uma qualidade e transparência que só em vista em pouquíssimos lugares? E que tem praias que são consideradas as mais bonitas do país?

Considerado um dos mais deslumbrantes e imperdíveis destinos do Brasil, esse destino precisa estar no seu roteiro se você gosta do contato com a natureza e do relaxamento proporcionado por belas praias.

Só que você pode curtir muito mais atrações do que essas, já que Arraial do Cabo também oferece deliciosos restaurantes e bares, passeios voltados para todas as idades e pontos turísticos imperdíveis.

Se você já sabia disso tudo, agora vai saber de mais. Se não sabia, acompanhe o nosso guia completo a seguir e aprenda como aproveitar tudo que Arraial do Cabo tem para oferecer. Confira!

Quais são as melhores atrações de Arraial do Cabo?

Arraial do Cabo é um destino repleto de atrações para todo tipo de visitante. Para os fãs de praia, gastronomia, natureza e turismo histórico, existem alternativas perfeitas que precisam fazer parte do seu roteiro. Confira!

Praias

É difícil pensar em Arraial do Cabo sem associar a cidade a suas belas praias. A sua visita pode ser pontuada por muito sol, banho de mar e momentos inesquecíveis ao lado de quem você ama, já que não faltam opções para curtir.

A seguir, conheça quais são as melhores praias de Arraial do Cabo que você precisa curtir na sua visita.

Praia do Forno

A Praia do Forno é uma das praias mais famosas de Arraial do Cabo, além de ser deslumbrante e paradisíaca.

Para chegar até ela, você tem duas alternativas: ir por meio de uma trilha que sai da Praia dos Anjos ou também pelo mar, de barco.

A Praia do Forno tem uma água bem clara e areia branquinha, além de ser rodeada por Mata Atlântica. Ou seja, é um ponto perfeito para se conectar com a natureza e aproveitar o melhor dela em suas férias.

Também dá para curtir um bom mergulho e alugar caiaques para explorar as imediações desse paraíso de Arraial do Cabo.

Se sentir fome, ali também tem um restaurante flutuante, especialista em ostras e mariscos. Ao longo da praia, também dá para aproveitar alguns quiosques que oferecem comidas e drinks.

Praia do Farol

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Farol é outro destino obrigatório para quem visita Arraial do Cabo em busca de sol e mar.

Muito bem preservada graças à proteção da Marinha, a Praia do Farol fica localizada na Ilha de Cabo Frio e a viagem de ida tem duração de 40 minutos. Além disso, é preciso pegar um dos passeios autorizados para ir para lá, e o local só comporta até 250 pessoas na praia.

A praia é um verdadeiro paraíso. Cercada por dunas de areias muito finas e muito brancas, a agua é de uma transparência sem igual e um verdadeiro aquário natural. Tudo isso é perfeito para o mergulho e demais atividades ao mar!

Aliás, a vida marinha está em peso por lá, sendo possível ver tartarugas, arraias, golfinhos e até orcas. A sintonia com a natureza é total, sendo o lugar ideal para tirar fotos emblemáticas.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Descendo uma escadinha um pouco íngreme no Morro do Atalaia, você se depara com duas enseadas banhadas por um mar azul turquesa e areia branquinha.

Quando a maré está alta, essas duas enseadas se unem, parecendo uma só, mas é quando a maré está baixa que é possível ver que são separadas por rochas, formando duas prainhas deliciosas para o banho.

Essas prainhas são pontos de parada de embarcações de turismo, então se não quiser ter que subir e descer a escadinha de 255 degraus, opte por ir de barco!

Por fim, é importante se precaver antes de sair, já que as Prainhas do Pontal do Atalaia não têm muitas opções gastronômicas. Algumas barracas são montadas em épocas de alta temporada, no entanto.

Praia dos Anjos

Bem cosmopolita, a Praia dos Anjos é de onde saem os transportes para os passeios. Aliás, embarcações de todos os tipos compõem a paisagem, que inclui também barcos de pescadores carregados de peixes.

A Praia dos Anjos tem uma infraestrutura bem completa com quiosques oferecendo barracas e cadeiras além de bebidas e comidinhas. Na avenida que fica em frente à praia, você encontra bares e restaurantes, lojas, edifícios residenciais e muitos hotéis e pousadas.

Além disso, ainda tem o atrativo de ser mais perto do centro urbano para quem uma boa dose de badalação em meio à praia.

Praia Brava

Que tal conhecer também uma praia que ainda é muito desconhecida do grande público e renderá momentos mágicos para você? Ao passar pelo Arraial do Cabo, você precisa descobrir a Praia Brava.

Muito do desconhecimento dela da parte dos turistas se dá pela dificuldade de acessá-la. Só tem um jeito: por meio de uma trilha considerada difícil de fazer. Ela começa no topo do Pontal do Atalaia, sendo desaconselhado o passeio em dias de tempo instável.

Por ser bem isolada, a Praia Brava proporciona bastante sossego e um espaço altamente preservado da natureza. No entanto, é por isso também que não há quiosques nem vendedores por lá, então é preciso se preparar.

Desbrave as belezas de Arraial do Cabo

Passeios e atividades

Não é só de praia que vive quem visita Arraial do Cabo. A proximidade com a natureza e os diversos pontos turísticos do lugar proporcionam uma série de possibilidades interessantes para visitantes de diferentes perfis.

Conheça abaixo as melhores opções de passeios e atividades que você pode fazer em Arraial do Cabo.

Mergulho

Você sabia que Arraial do Cabo é um dos melhores lugares para praticar mergulho? Isso porque as suas águas cristalinas são ricas em vida marinha devido à abundância de alimento para diversas espécies.

Tartarugas e golfinhos são companhias fáceis de se achar entre um mergulho e outro. São diversos pontos ótimos entre praias, grutas, lajes e naufrágios. É só escolher o que mais te interessa e ir fundo!

E você não precisa ser profissional para experimentar, na cidade você contrata empresas que possuem a roupa e equipamentos adequados. Dá para curtir mergulho de cilindro também de snorkeling.

Passeios de barco

Outra forma de curtir a natureza em Arraial do Cabo é por meio de um delicioso passeio de barco. Existem diversas empresas que oferecem essa possibilidade na região, além de ser um método de acesso para algumas praias como a Praia do Farol.

Os passeios de barco se concentram a partir da Praia dos Anjos, podendo levar você para diversos pontos da região e suas praias. Em média, os passeios duram entre 3 e 4 horas, além de envolverem embarcações de diferentes tamanhos.

Durante o passeio, dá para mergulhar, curtir um snorkeling, fazer stand up paddle e até ver de pertinho os vários integrantes da vida marinha de Arraial do Cabo.

Passeios de off-road

A vastidão da natureza em Arraial do Cabo também permite desbravar as suas belezas em excursões de off-road, jipe, buggy e até mesmo quadriciclos.

Você tem duas opções principais: alugar os veículos para curtir o passeio do seu jeito ou integrar uma excursão com roteiro pronto. Em ambos os casos, você pode desfrutar das atrações naturais de Arraial do Cabo bem de pertinho.

No entanto, a dica é contratar uma empresa para viabilizar o processo. Assim, você conseguirá o melhor veículo para o número de pessoas e até mesmo algumas dicas de destinos ideais para eles.

Pontos turísticos imperdíveis

Arraial do Cabo também possui pontos turísticos que valem uma visita nos dias em que você estiver no clima para descobrir mais sobre a cidade.

Um exemplo disso é o Forte de São Mateus, que fica na Praia do Forte. Inaugurado em 1620, ele foi construído para proteger o Canal do Itajuru e o povoado de Cabo Frio. Ele está restaurado e vale a visita de quem deseja curtir o aspecto histórico da região.

Forte de São Mateus

Ainda nessa linha, tem também a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Foi lá que se realizou a primeira missa em ambiente fechado do Brasil, sendo um marco da religiosidade do período colonial brasileiro.

Arraial do Cabo também tem o Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira. Ele é perfeito para quem quiser se aprofundar mais no estudo da vida marinha da região. O grande destaque é um esqueleto de uma orca, que encalhou na praia em 1981 e ocupa uma sala inteira do museu.

O museu está aberto de terça a sexta-feira, de 9h às 17h e aos sábados, de 13h às 18h.

Restaurantes e bares

Bateu a fome? Arraial do Cabo tem uma série de opções dos mais variados tipos para curtir em sua gastronomia. Então, entre um passeio e outro, você pode aproveitar restaurantes e bares que atendem aos seus gostos.

Para ajudar você, selecionamos a seguir os principais destaques de restaurantes e bares em Arraial do Cabo. Veja só!

Frutos do mar

Sendo uma região litorânea repleta de praias e pescadores, é natural que Arraial do Cabo tenha os frutos do mar como seu principal atrativo gastronômico. Isso também faz com que você tenha bastante variedade para escolher na hora de comer.

A primeira dica é o Casa da Piedra. Esse restaurante fica na Praia dos Anjos, sendo uma escolha altamente aconchegante e deliciosa. Além de frutos do mar, o cardápio também tem massas, carnes, risotos e peixes, sem contar as sobremesas incríveis.

Não deixe de conhecer também o restaurante Saint Tropez. Ele é um dos mais tradicionais de Arraial do Cabo, sendo uma visita obrigatória para quem passa pela cidade. O clima descontraído é perfeito para marcar as férias, além de ter ótimas opções de drinks e vinhos.

Por fim, não tem como não citar o Restaurante Flutuante da Praia do Forno. Com uma vista de tirar o fôlego, ele mistura uma gastronomia deliciosa com o charme natural que cativa os visitantes todos os dias que vão à praia.

Bares

Depois de um dia de praia ou de muito passeio pela natureza, que tal curtir a vida noturna da cidade? As suas opções de bares possibilitam curtir um happy hour inesquecível à beira mar.

Se você curte beber com MPB e samba ao vivo, a opção é o Bar do Peri. Ele fica na Praia Grande, sendo um ponto muito estratégico para finalizar o dia após curtir a praia. Além de drinks, ele também tem petiscos deliciosos.

Você também pode aproveitar muita boa música e drinks no El Farol Bar. O destaque vai para as opções vegetarianas disponíveis no cardápio.

Por fim, tem também o pub Canto da Sereia. Entre várias opções de drinks e petiscos, ele traz a vista incrível em frente à Praia da Figueira. A dica é chegar a tempo para curtir o pôr do sol com quem você ama.

Gastronomia internacional

Se você está no clima para um prato internacional, também existem ótimas opções por Arraial do Cabo. Você vai se sentir experimentando a cultura de diversos países sem precisar sair desse paraíso no Brasil.

Para começar, tem o Bacalhau do Tuga, da Avenida Luiz Correa. Um autêntico restaurante português, ele tem como principal destaque os tradicionais bolinhos de bacalhau. Nele, você também pode curtir um bom bacalhau com nata.

Você também não pode deixar de conhecer o La Gondole. Além de ser um ótimo ponto para desfrutar de frutos do mar, ele também reúne pratos italianos e mediterrâneos em seu cardápio.

Outra dica é o Samuele Ristorante. Nele, você pode ter uma experiência gastronômica genuinamente italiana, além de desfrutar do melhor dos frutos do mar da região. Ele fica fora da área turística da cidade, o que lhe dá um clima de exclusividade.

Qual é a melhor época para visitar Arraial do Cabo?

Como um bom destino tropical, Arraial do Cabo oferece um clima agradável o ano todo para curtir as suas praias e demais atrações. Os dias de sol são comuns, o que proporciona o tempo perfeito para passear, pegar um bronze e descobrir paisagens incríveis.

O período de tempo mais quente corresponde com a alta temporada de Arraial do Cabo, que vai de dezembro a março. No entanto, também vale a pena aproveitar aquele período em que o tempo fica mais fresco e seco, que vai de abril até maio.

Em um clima tropical como o de Arraial do Cabo, basta ficar de olho nas épocas em que acontecem mais chuvas. Elas geralmente são mais comuns entre dezembro e janeiro, quando o verão está mais úmido.

Dessa forma, a melhor época para visitar Arraial do Cabo vai de abril até agosto. Assim, você pega um período em que não está tão quente, mas ainda assim dá para curtir um sol e tempo sem chuvas.

👉 Tour em Arraial do Cabo + Passeio de Barco + Almoço Incluso

Como chegar em Arraial do Cabo?

Há mais de uma opção para chegar em Arraial do Cabo usando vias terrestre e aérea. Então, é importante reservar parte do tempo de planejamento da sua viagem para considerar a melhor alternativa.

Arraial do Cabo fica a 165 km da capital Rio de Janeiro, sendo próxima a Búzios, Cabo Frio e Araruama. A cidade é plenamente acessível a partir das estradas estaduais, contando com ótima infraestrutura a cada quilômetro.

A maioria das pessoas costuma ir até Arraial do Cabo de carro ou de ônibus, partindo de cidades próximas do Rio de Janeiro. A média de tempo de viagem na estrada é de 2 horas e meia, podendo chegar a 3 horas.

Alternativamente, a via aérea é o caminho para quem está mais longe. Os pontos de pouso mais próximos de Arraial do Cabo são o Aeroporto de Cabo Frio (CFB) e o Aeroporto de Búzios (BZC), então é possível traçar o seu roteiro por meio deles.

Além disso, você tem a possibilidade de contratar um serviço de transfer ou até mesmo chamar um carro de aplicativo para levar você até Arraial do Cabo. Vale a pena negociar até chegar a um valor que seja atrativo para você.

Onde se hospedar em Arraial do Cabo?

Como um autêntico destino turístico, Arraial do Cabo tem uma grande variedade de opções de hospedagem para os seus visitantes. Se você quer aproveitar tudo o que a região tem a oferecer, pode escolher as acomodações que oferecem mais conforto e acesso às atrações.

A seguir, selecionamos alguns dos destaques das opções de onde se hospedar em Arraial do Cabo. Aproveite!

Pousada Porto Praia

A Pousada Porto Praia fica próxima à Praia dos Anjos, o que é muito conveniente por se tratar do ponto de saída da maioria dos passeios de barco e grupos de mergulho de Arraial do Cabo. Ela também fica a 15 minutos da Praia Grande, além de ter uma linda vista para as montanhas.

Pousada Arraial Inn

Essa é outra ótima opção para ficar perto da praia e aproveitar uma ótima estrutura para o seu descanso. A Pousada Arraial Inn fica a 50 metros da Praia dos Anjos, contando com piscina, sauna e até mesmo sala de projeção de filmes e shows.

Ocean View Hotel

Se você quer ficar de frente para o mar, o Ocean View Hotel é uma ótima opção. Ele une a infraestrutura de um hotel ao aconchego de uma pousada, além de ficar em frente à Prainha e trazer uma série de serviços para ajudar você a desfrutar do melhor de Arraial do Cabo.

Pousada Paraíso do Atlântico

Localizada entre a Praia Grande e a Praia dos Anjos, a Pousada Paraíso do Atlântico traz muito da natureza de Arraial do Cabo em seu próprio espaço, sendo perfeito para relaxar após um dia cheio de praia e passeios.

Mediterrane Hotel Arraial do Cabo

Para quem busca uma infraestrutura hoteleira completa, o Mediterrane Hotel – Arraial do Cabo não decepciona. Com piscina e terraço ao ar livre, também conta com sauna, academia e bar. Além disso, ele fica a 200 metros da Prainha e a 1 km da Praia do Forno.

Existem várias outras opções de hospedagem em Arraial do Cabo em diferentes faixas de preço que você pode conferir aqui.

Quais são as melhores sugestões de roteiro para Arraial do Cabo?

Com tantas atrações em Arraial do Cabo, qualquer um pode se sentir sobrecarregado na hora de elaborar um roteiro capaz de abranger tudo o que se quer fazer. Antes de tudo, é fundamental ter em mente quanto tempo você quer passar na cidade, sendo que o recomendado é pelo menos 3 dias.

Então, para ajudar você, separamos a seguir 3 opções de roteiros para você curtir Arraial do Cabo em seus diferentes aspectos, mas sempre tendo abertura suficiente para mudanças. Veja só!

Roteiro 1: Praias e natureza

Não tem como pensar em roteiros para Arraial do Cabo sem pensar em suas praias. Tendo tempo apertado ou não, você precisa visitar pelo menos uma das praias que pontuam esse verdadeiro paraíso em solo brasileiro.

A dica é escolher a Praia do Forno. Ela oferecerá a melhor experiência de Arraial do Cabo para você, que é a união de uma beleza natural sem igual e uma estrutura robusta para o turista. Faça sua reserva e saia cedo do hotel para pegar o barco e aproveitar o sol o dia todo.

Reserve um tempo nesse roteiro para curtir as atrações da natureza que existem por lá. Faça uma trilha e um passeio de caiaque nas águas azuis da praia. 

Ao voltar, vale a pena fazer um belo jantar no Bacalhau do Tuga, que fica em frente à Praia dos Anjos, de onde o barco sai.

Roteiro 2: Passeios e pontos turísticos

Outra possibilidade de roteiro em Arraial do Cabo se refere a curtir suas várias opções de passeios e pontos turísticos. Você pode deixar para curtir tudo isso em um único dia ou espaçar.

É da Praia dos Anjos que sai a maioria dos passeios de barco de Arraial do Cabo. Muitos deles oferecem várias atrações a bordo, então você pode reservar boa parte do dia para eles.

Se o passeio terminar cedo, você pode ver a natureza da região por outros ângulos com um buggy ou jipe. Deixe o barco para o período da manhã e as quatro rodas para a tarde.

Ao fim do dia, aproveite as opções gastronômicas da Rua Carlos Aguiar, que fica em frente à Praia dos Anjos.

Roteiro 3: Gastronomia e vida noturna

Ao visitar Arraial do Cabo, você também precisa reservar parte do seu tempo para curtir a gastronomia e vida noturna da cidade. Então, que tal aproveitar essa dica para incluí-la no seu roteiro?

Como destacamos no roteiro anterior, a Rua Carlos Aguiar concentra um grande número de restaurantes e fica em frente à Praia dos Anjos. Comece o seu dia com um belo café da manhã ou brunch em um deles para curtir a cidade depois.

A vida noturna em Arraial do Cabo começa ao curtir o pôr do sol na Praia dos Anjos. A partir daí, aproveite os drinks do El Farol Bar para curtir o happy hour.

Como você pôde ver até aqui, Arraial está repleto de atrações para quem curte passar bons momentos em meio à natureza. Com uma estrutura preparada para receber o turista, a cidade oferece inúmeras formas de descobrir as suas belezas, então comece já a planejar as suas próximas férias por lá!

O que achou dessas dicas sobre Arraial do Cabo? Aproveite para compartilhar esse guia com os seus amigos e, assim, inspirar mais gente a conhecer a região! 😄

Posts relacionados
AventuraDestinosDestinos NacionaisSanta CatarinaSul

As atrações mais famosas do Beto Carrero World

AlagoasDestinosDestinos NacionaisEventosFamíliaNordesteO que fazerPraia

Réveillon em Maceió: descubra as atrações da festa no Alagoas

América do SulArgentinaArte e CulturaDestinosGastronomiaO que fazerUrbano

Caminito: o famoso caminho colorido de Buenos Aires

América do SulArgentinaArte e CulturaDestinosGastronomiaO que fazerRomântico

Show de tango em Buenos Aires: uma experiência marcante