Destinos NacionaisSanta CatarinaSul

Saiba o que fazer e onde se hospedar em Balneário Camboriú

Para quem está em busca de curtição, seja com os amigos, em casal ou em família, Balneário Camboriú é a parada certa. A cidade é a que mais recebe turistas no litoral catarinense, sendo visitada por nada menos que 1 milhão de pessoas na alta temporada. E motivos não faltam para isso! A cidade é linda, bem estruturada e tem um monte de atrações.

Balneário Camboriú está localizado no litoral norte do estado de Santa Catarina, a cerca de 80 km da capital Florianópolis; o destino perfeito para quem não quer ficar parado. 

Com ótimas opções turísticas, a cidade é bastante agitada de dia e à noite, atraindo visitantes de todo o mundo, principalmente gaúchos, argentinos e uruguaios.

São passeios para todas as idades, que misturam natureza, parques e muita badalação. E, sem dúvida, o grande destaque da cidade são as praias. Além da famosa e agitada Praia Central, a cidade tem mais 9 praias que encantam a todos que passam por lá. Essas praias são ligadas por uma avenida de 14km, mas também é possível acessar algumas delas fazendo trilha, bondinho ou até tirolesa. Bem, esse é apenas um spoiler do que fazer em Balneário Camboriú. Vamos desvendar o que mais a cidade tem a oferecer? Viaje conosco pelas linhas deste artigo!

Como chegar a Balneário Camboriú

Para começar nossa jornada, uma boa notícia: chegar a Balneário Camboriú é muito fácil e você pode fazer isso de todos os jeitos ― por terra, pela água ou pelo ar! Parece até música, não é verdade? Então, veja aqui as possibilidades de rota.

Carro

Uma viagem de carro para Balneário Camboriú é super tranquila e não tem erro. A cidade é cortada pela rodovia BR-101, que liga o Nordeste ao Sul do Brasil e tem seis acessos. Então, você pode até tentar, mas não tem como se perder, não importa de onde você venha. 

Ônibus

Várias empresas de ônibus fazem rota para Balneário Camboriú. Mas, pode ser que em sua cidade você não encontre ônibus direto. Então, algo muito comum é tomar um ônibus com destino à capital Florianópolis, com parada no Terminal Rodoviário de Camboriú. Este está localizado numa área bem central, na Av. Santa Catarina, colado no Balneário Shopping. De lá, você tem fácil acesso a toda a parte turística da cidade.

Avião

Chegar de avião também é fácil, já que três aeroportos estão perto de Balneário Camboriú. A escolha do aeroporto vai depender do preço da passagem. O mais próximo é o Aeroporto de Navegantes (NVT), que fica a apenas 16km de distância; o Aeroporto de Joinville (JOI) está a 45km da cidade; e o mais longe é o Aeroporto Internacional de Florianópolis, a 87km.

Vale lembrar que até o momento não há ônibus direto dos aeroportos até Balneário. As alternativas são alugar um veículo, utilizar táxis, carros de aplicativo ou vans executivas.

Navio

Quer chegar a Balneário com todo o glamour? Então, adquira um cruzeiro marítimo que tem como um dos destinos Balneário Camboriú. Após a inauguração do Atracadouro Barra Sul, pelo menos 20 escalas acontecem na cidade. Algumas das empresas que fazem essa rota são MSC, Pullmantur e Costa.*

*Sujeito a alteração.

Pacotes de viagem no precinho para Balneário? No Hurb tem!

As melhores praias de Balneário Camboriú

Chegamos à cidade e vamos direto para as praias! Um programa que ninguém vai querer perder, não é mesmo? Sem delongas, vamos conhecê-las agora.

Praia Central

É a principal praia de Balneário Camboriú e abrange a maior parte da cidade. Trata-se de uma região bastante urbanizada, marcada pela presença de inúmeros arranha-céus milionários. 

A grande vantagem da Praia Central é a proximidade com tudo. A maioria dos hotéis está próxima, assim como restaurantes, mercados, farmácias e outros serviços. Um dos pontos mais charmosos é caminhar pelo calçadão que dá uma bela vista dos morros. 

Uma novidade é que a prefeitura fez uma mega obra para alargar a faixa de areia e acabar com a sombra que os prédios mais altos faziam na orla ― um problema antigo.

Praia Brava

A Praia Brava é badalada, fica entre Balneário Camboriú e Itajaí, ideal para quem quer curtir a natureza e praticar esportes. Como o próprio nome diz o mar é bravo, água agitada e com ondas fortes, onde se pratica muito kitesurfe ― inclusive recebendo campeonatos. A praia é ótima, com água limpa e bons restaurantes, bares, lojas e shoppings na orla. À noite, muita curtição nos beach clubs espalhados na região. Você pode acessá-la pela Av. Atlântica ou pela BR-101.

Estaleiro

Localizada na região chamada Interpraias, Estaleiro tem muita natureza em volta, belíssimos costões de pedra, areia grossa e quentinha. Fica a uns 15km do Centro, mas o acesso é bem fácil pela BR-101. É bem menos urbanizada que a Praia Central, mas você encontra boa estrutura. Então, é legal para ir com crianças. Mas, se você quiser algo mais roots, pode desbravar os morros por trilhas.

Estaleirinho

Esta é uma praia onde se respira natureza, com muito verde e águas azuis. Junto à faixa de areia, apenas algumas casas de veraneio. Na alta temporada fica bem cheia. Mas em outras épocas do ano, às vezes, não tem ninguém. O mar é bem agitado, então é preciso ter cuidado com as crianças. Fica a 12km de Balneário e, para chegar lá, é possível ir de carro pela Av. Interpraias.

Laranjeiras

Essa é uma das praias mais movimentadas de Balneário, a 6km do Centro, e chama a atenção dos turistas por causa de suas águas claras e, na maioria das vezes, tranquilas. Um dos pontos altos é o bondinho, que, além de dar acesso à praia, é um passeio incrível. Também, dá para chegar até ela de carro ou por escuna. A praia tem excelentes bares e restaurantes.

Pinho

A Praia do Pinho é famosa por ter sido a primeira praia de naturismo do Brasil, no início dos anos 1980. No local, há um espaço onde a prática é opcional e outro onde é obrigatória. Localizada entre Estaleiro e Taquaras, fica a 15km do Centro e pode ser acessada via BR-101 ou pela Av. Interpraias.

Taquaras

Chegar a Taquaras é fácil, tanto de carro quanto de ônibus, fica a apenas 8,5km de distância. É uma das favoritas dos moradores de Camboriú, porque tem a natureza preservada, águas claras e um visual incrível. Além disso, conta com infraestrutura de bares e restaurantes. Mas é uma praia de tombo, então, não é muito recomendada para crianças.

Taquarinhas

Taquarinhas é uma praia praticamente intocada, procurada por quem quer sossego. Porém, é meio deserta, então talvez não seja uma boa ideia ir completamente sozinho. Fica a 7,5km do Centro e tem um mirante de onde é possível ver o nascer do sol.

Canto 

Mais conhecida como Prainha, fica a 3km do Centro. É a menor praia de Balneário Camboriú com apenas 50m de orla e um mar calmo de águas esverdeadas. O visual é bem bonito, o que atrai muita gente para tirar fotos.

Buraco 

É uma praia um pouco inóspita, embora de beleza incrível. Próxima ao resort da cidade, é pequena e seu acesso se dá somente por trilhas ou pelo Deck da Praia Central.

Amores

A Praia dos Amores é ideal para quem quer natureza e tranquilidade, mas com infraestrutura. Pode ser acessada pelo Pontal Norte. Se você quiser se aventurar pelos céus, pode subir o Morro do Careca (160m de altura) e voar de asa-delta ou parapente. O mar agitado atrai os surfistas.

Ilha das Cabras

A Ilha das Cabras “enfeita” o visual da orla da Praia Central, inclusive à noite, quando é iluminada por refletores. Seu acesso se dá apenas por barcos, como é o caso dos passeios nos Barcos Piratas que saem do Parque Unipraias  já que fica a 600m da areia.

O ecossistema em seu entorno é bem rico, o que favorece a prática de mergulho, inclusive com cerimônias de batismo para iniciantes.

Atrações imperdíveis no Balneário

Não só de praias se vive Balneário Camboriú. Então, veja as outras atrações que selecionamos para você incluir em seu roteiro!

Parque Unipraias

No Parque Unipraias a adrenalina é garantida! Para quem gosta de aventuras, o parque reserva uma bela vista e esportes radicais. A chegada até lá é feita por meio dos bondinhos dos telégrafos que partem da estação Barra Sul. 

A primeira parada acontece na estação Mata Atlântica, a 240 metros de altura, onde você pode descer e caminhar pelas trilhas que levam aos mirantes. De lá, pode se aventurar e descer o morro de ZipRider, uma tirolesa com cadeirinhas.

Também pode fazer um passeio no Barco Pirata, que dura aproximadamente uma hora e meia, pelas praias da região e ainda assistir apresentações inspiradas no Capitão Gancho. O ponto de partida fica próximo à estação Barra Sul do Parque Unipraias, o horário de funcionamento na alta temporada é de 9h às 18h e entre 10h e 16h na baixa temporada.

Deck do Pontal Norte

Vale a pena fazer uma caminhada no Deck do Pontal Norte. O passeio por toda a extensão da parte norte da cidade é bem calmo, rodeado pela Mata Atlântica e com vista de Balneário Camboriú. O Deck é de madeira e vai passando sobre a areia dando acesso às prainhas da região.

Cristo Luz

Inaugurado em 4 de outubro de 1997, o Cristo Luz proporciona uma linda vista da cidade (de dia e à noite), e é super fácil de chegar ― basta subir o Morro pela Rua Indonésia ou utilizar um transporte gratuito que passa pela Av. Brasil.

Para cada dia da semana, o Cristo fica iluminado por uma cor diferente com uma representação simbólica. Além do monumento em si, a vista é sensacional e tem um restaurante com cardápio variado e música ao vivo à noite, o que agrada a todas as idades.

Há ainda um museu religioso e eventos especiais, como a Paixão de Cristo.

Molhe da Barra Sul e da Barra Norte

Agora, Balneário Camboriú conta com 2 molhes ― os píeres ― que avançam sobre o mar, onde se pode caminhar, pescar ou descansar apreciando a vista, inclusive à noite, já que o local é bem iluminado. Mais antigo, o Molhe da Barra Sul fica em frente ao Parque Unipraias, tem quase 452 metros de extensão e foi revitalizado.

Molhe da Barra Sul

Já o Molhe da Barra Norte foi inaugurado em 2021 e tem 300m de extensão. Fica junto à Roda-gigante e faz parte de um complexo de lazer com academia de ginástica ao ar livre, lojas e quiosques, além da Estrada da Rainha, que leva à Praia Brava e ao Morro do Careca.

Roda-gigante FG Big Wheel

A FG Big Wheel é a famosa roda-gigante de Balneário Camboriú. Tem 36 cabines para 6 pessoas, 65m de diâmetro de 85m de altura. A volta completa dura uns 20 minutos e, nesse tempo, você pode apreciar a paisagem da Praia Central. Também é possível comprar souvenirs e comer snacks dentro do parque. Ah! O local ainda é pet friendly. Ideal para todas as idades.

Oceanic Aquarium

O Oceanic Aquarium é o maior Aquário do Sul do Brasil. Inaugurado em 2020, conta com recintos de água doce e salgada; onde estão dezenas de espécies de peixes, mamíferos e répteis. Diversão garantida para toda a família!

Entre os destaques estão peixes exóticos, tubarões, lontras, cobras, jacarés, pinguins, polvos, medusas e muito mais. O espaço fica na Rua 4000, 133 ― Barra Sul. 

ZOO BC

O Zoológico de Balneário Camboriú é uma ONG dedicada à conservação e reabilitação de várias espécies de animais. Além dos 750 animais em exposição, o Zoo BC realiza o trabalho de recuperação de animais resgatados em diversos estados de debilidade.

Também conta com um berçário e um museu com uma extensa coleção arqueológica e oceanográfica, animais taxidermizados, artesanato e mais. Você pode comprar seus ingressos pelo site e agendar seu horário. Fica na Rod. BR-101, Km 137 s/n ― Nova Esperança.

Classic Car Show

O Classic Car Show é o Museu do Automóvel de Balneário Camboriú. Lá, adultos e crianças vão viajar no tempo vendo modelos clássicos de automóveis e motos, como BMW, Buick, Cadillac, Ferrari, Ford, Jaguar, Mercury, Mustang, Packard, Pontiac e Rolls-Royce.

O lugar conta com o Classic Brothers Bar, em estilo americano e seu delicioso chope gelado. Fica na Av. Normando Tedesco, 5720 ― Barra Sul.

Passeio de helicóptero e balão

Essas são atividades para turistas aventureiros, mas também agradam casais apaixonados em lua de mel. O passeio de helicóptero é oferecido por diferentes empresas e sobrevoa toda a orla de Camboriú e cidades próximas. O tempo de voo pode ser combinado com o grupo. 

Já voar de balão promete ser uma experiência fantástica, com voos exclusivos para até 3 pessoas, oferecido pela empresa Vou de Balão, que opera em várias cidades da Região Sul do país.

Beto Carrero World

Mesmo não estando situado em Balneário Camboriú, o Beto Carrero World é também um dos motivos de Balneário Camboriú receber tantos viajantes ― principalmente pelas opções de hospedagem. O parque temático fica no município da Penha, a 37 quilômetros de Balneário. O horário de funcionamento do parque é de quinta-feira a domingo, das 9h às 18h.

A variedade de brinquedos que tem por lá é incrível, além do Zoológico e das atrações que estão sempre se renovando e encantando a todos que embarcam nessa aventura!

Beto Carrero World
Beto Carrero World

Onde curtir a noite em Balneário Camboriú

Não dá pra falar de Camboriú sem mencionar a agitada vida noturna. Para solteiros e casais não faltam lugares para ver gente bonita e dançar!

Passeio San Miguel

O Passeio San Miguel é o primeiro boulevard de Balneário Camboriú. Um local com muita gastronomia, incluindo bares e restaurantes sofisticados que costumam agradar os casais. Ao longo do ano, acontecem vários eventos, além de uma agenda musical semanal. Fica na Avenida Brasil, nº 3322 ― Centro.

Shed Club

O Shed Club é ideal para quem curte boa música, ambiente empolgante e bebidas de qualidade… Tudo isso em uma noite!  A casa noturna badalada de música sertaneja tem 2 andares de muita elegância e um público sempre animado. Vale a pena conhecer! Está na Av. Atlântica, 5650 ― Centro.

Green Valley

O club é considerado como “o paraíso da música eletrônica”, e conta com uma das melhores estruturas de som e iluminação da região. O local é agradável, bem organizado e sempre traz DJs reconhecidos nacional e internacionalmente. Vale muito a pena conhecer: R. Antônio Lopes Gonçalves Bastos, 1083 ― Rio Pequeno. 

D.LED 

D.LED é a grande casa noturna voltada à comunidade LGBTQIA+. Moderna e elegante recebe uma galera bonita e descolada que se diverte com música da melhor qualidade operada por excelentes DJs. Fica na 4ª Avenida, 136 ― Centro. 

Melhores locais para se hospedar em Balneário Camboriú

Alguns dos melhores hotéis de Balneário Camboriú estão na região das avenidas Atlântica e Brasil. Veja algumas opções dos melhores hotéis por ali.

Avenida Atlântica

Esta é a avenida beira-mar da Praia Central. Ideal para quem quer fazer boa parte dos passeios a pé, ter todos os serviços de que precisa bem pertinho e, ainda, apreciar o paradisíaco cenário natural da sua janela. Veja os melhores hotéis.

Hotel Bhally (Av. Atlântica, 3250)

O luxuosíssimo Hotel Bhally é para quem deseja conforto e sofisticação. Conta com quartos de diferentes padrões, incluindo suíte presidencial, delicioso café da manhã com vista para o mar e diversos espaços de lazer, como piscina, brinquedoteca e academia. 

Hotel Miramar (Avenida Central, nº 25)

A menos de 30 metros da Praia Central, o Hotel Miramar fica no calçadão da avenida de mesmo nome e tem excelente custo-benefício. Suas acomodações são confortáveis e recebem até 4 pessoas, todas com ar-condicionado, cofre, frigobar, telefone, TV e Wi-Fi. O espaço conta com cafeteria, estacionamento, restaurante, piscina, massoterapia, salão de jogos e salas de convenções.

Marambaia Hotel e Convenções (Av. Atlântica, 300)

Hotel elegante, mas com diárias acessíveis, o Marambaia trabalha com pacotes e promoções. Colado na praia, está perto da Big Wheel e tem uma linda vista. Os quartos são confortáveis e espaçosos, com diferentes níveis. Possuem cofre, TV, Wi-Fi, ar-condicionado, secador de cabelo, entre outros itens. Tem piscina ao ar livre e coberta, salas de convenções, salão de jogos, playground, restaurante e estacionamento.

Hospede-se em Balneário Camboriú pelo Hurb

Avenida Brasil

A Avenida Brasil e seus arredores concentram um complexo comercial completo, com as mais variadas opções de compra em praticamente todos os segmentos. Repleta de lojas de comércio em geral pode ser considerada o “paraíso das compras”. É possível encontrar uma variedade invejável de produtos dos mais diversos gêneros e valores.

Por isso, selecionamos 3 hotéis que são campeões de vendas.

Hotel dos Açores (Av. Brasil, 1747)

O Hotel dos Açores oferece Wi-Fi gratuito, piscina ao ar livre e buffet de café da manhã. As acomodações são equipadas com TV, telefone, cofre, frigobar e banheiro privativo.

Ilha da Madeira Hotel (Av. Brasil, 1590)

A um quarteirão da Praia Central, o Hotel Ilha da Madeira oferece piscina coberta com bar, estacionamento privativo, Wi-Fi gratuito nas áreas comuns e café da manhã. Seus quartos são práticos e possuem ar-condicionado, TV e frigobar.

Hotel Sibara Flat e Convenções (Av. Brasil, 1500)

O Hotel Sibara Flat e Convenções oferece piscina climatizada ao ar livre, sauna seca e a vapor, academia e buffet de café da manhã inclusos na diária. As acomodações possuem TV, frigobar, ar-condicionado, Wi-Fi, cofre e secador de cabelos.

Melhor época do ano para visitar Balneário

Visite Balneário Camboriú no verão ― entre dezembro e março, que é quando toda a cidade se prepara para receber visitantes, com diversas atrações e eventos especiais.

Mesmo assim, saiba que nas semanas de Natal, Réveillon e Carnaval, a cidade fica incrivelmente cheia, o que pode dificultar o acesso às praias mais distantes, a entrada nos passeios e achar alguma vaga em restaurantes. Se você encarar essa questão numa boa, siga em frente que a curtição é garantida.

Dá para visitar Balneário no inverno?

O inverno catarinense é rigoroso e derruba as temperaturas, que nos dias mais frios podem chegar a 5ºC!

Ainda que não chova ― como é comum no final do verão ― você terá dias gelados, apesar do céu azul com sol.

Se sua ideia não for desfrutar as areias da praia, vale o passeio para todas as outras atrações indoor. A vantagem é que se trata de baixa temporada e os preços são bem mais convidativos, além de não haver filas nos lugares. Inclusive, se você estiver com crianças, essa é a melhor época para visitar os parques.

Períodos tranquilos e sem frio são entre os meses de março e maio e outubro e novembro. Nessa época ainda dá para pegar uma praia, sem a loucura de parte da alta temporada.

Agora você já conhece a cidade de Balneário Camboriú e tem nas mãos um excelente guia para seu roteiro de férias. Camboriú é uma cidade que investe no turismo, não à toa tem tantos atrativos fenomenais para todos os perfis de viajante. 

Decidiu viajar para Balneário Camboriú? Então, conheça os pacotes do Hurb que incluem hospedagem, refeições e passagens aéreas para este destino! Nesta opção, você viaja em 2023 com 5 diárias.

E se você está de malas prontas ou está em alguma cidade próxima, pode fazer este incrível passeio noturno com jantar e visita ao Cristo Luz.

Aproveite já as nossas ofertas! 😀

Posts relacionados
DestinosDestinos NacionaisNordestePernambucoPraia

Tudo sobre a Praia dos Carneiros, uma das mais cobiçadas do Brasil

Destinos NacionaisDicas de ViagemEspeciaisResorts e HotéisRio de JaneiroSudeste

Hotéis à beira-mar no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego

BahiaDestinosDestinos NacionaisNordestePraia

O que fazer em Morro de São Paulo? Conheça aqui o seu roteiro

DestinosDestinos NacionaisExóticoMaranhãoNordeste

Primeira vez nos lençóis maranhenses? Saiba como chegar, o que fazer, quando ir e mais

Deixe um comentário