Destinos NacionaisMinas GeraisSudeste

Cidades perto de Belo Horizonte para visitar de carro

A gente já sabe que Minas não tem mar, então muita gente vai pro bar! Mas que tal dar uma variada desse programa de todo final de semana e se programar para conhecer cidades perto de Belo Horizonte que estão a poucas horas de distância? 

Minas Gerais é um estado repleto de incríveis municípios com diversas opções de lazer. O estado mais montanhoso do Brasil garante cenários belos para quem decidir desbravar suas inclinações.

O povo mineiro é conhecido pela sua hospitalidade, gentileza, e por serem verdadeiras inspirações na cozinha! Não faltam roteiros e oportunidades para conhecer o pitoresco interior de Minas Gerais – e isso tudo sem se afastar demais da capital! 

Escolhendo cidades do interior mineiro para visitar

Rolou aquele final de semana em que você não tem nenhum programa social e você quer dar aquela fugidinha de BH? Selecionamos algumas opções para você!

Serras mineiras 

Serra da Piedade

Começando pela Serra da Piedade, que está a uma curta distância da capital Belo Horizonte (58km). Com cerca de 1h de viagem, é possível chegar à Caeté, onde está a Serra, e aproveitar as belas atrações do local. 

Uma das que mais leva pessoas para a serra é a simpática Basílica da Piedade, erguida em homenagem à Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade. Para quem gosta de história e curiosidades, vai encontrar nas suas andanças pela Serra da Piedade atrações como uma cripta, grutas, e até um observatório mantido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).   

Serra da Piedade

Há também opções de restaurantes, cafés e pousadas para agradar aos viajantes. 

Serra da Moeda

A próxima na nossa lista é a Serra da Moeda, que está a cerca de 16km do centro de Belo Horizonte. Pessoas que quiserem curtir trilhas, apreciar um dos restaurantes mais charmosos e românticos da região (o famoso Topo do Mundo) e até se aventurar em um voo de parapente ou asa delta precisam de apenas 30 minutos de “viagem”. 

Serra da Moeda

Na região da Serra da Moeda há ainda outros roteiros que carregam muita fama: o Instituto Inhotim (um dos maiores museus abertos do mundo) e o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, que reserva uma linda vista para os visitantes sem que grandes distâncias sejam percorridas. Uma cidade bem próxima da Serra da Moeda é Brumadinho, então o passeio pode ser estendido para esse local também!

Serra do Rola-Moça

Serra do Cipó

Por fim, a famosíssima Serra do Cipó é um destino certeiro para quem quer sossego e curtir um clima diferente – literalmente, porque as temperaturas tendem a ser mais baixas na região! O nome oficial do município é Santana do Riacho, mas qualquer pessoa mineira conhece muito mais por Serra do Cipó! 

Apenas 100km e cerca de duas horas de viagem separam Belo Horizonte da Serra. O Parque Nacional da Serra do Cipó é uma atração para quem gosta de estar cercado de natureza, e recarregar as energias depois do passeio fica super fácil com as várias opções de pousadas e chalés disponíveis na região. 

Parque Nacional Serra do Cipó

Cuidados nas visitas à serras

Leve agasalhos porque pode haver uma grande variação de temperatura em partes mais altas da cidade. Além disso, sempre carregue água e verifique se há trechos em que há restrição de circulação para pedestres (de forma que a passagem é feita só por pessoas em automóveis) ou o cenário contrário, em que apenas pessoas sem carro e motos podem circular. 

Vale também um cuidado extra para verificar se há locais com alimentação durante o percurso nas serras! Caso não tenha lanchonetes ou restaurantes, certifique-se de levar um lanche leve para comer durante a visita.

Cachoeiras 

Quem não tem mar pode substituir a brisa do mar salgado pela energia de uma bela cachoeira. Vamos à lista? Prepare o protetor solar e se atente às dicas de segurança que daremos ao final! 

Cachoeira dos Namorados

Uma das mais famosas do estado fica localizada em Ouro Preto, e é conhecida como Cachoeira dos Namorados

A cachoeira está separada da capital mineira por 119km, o que dá uma viagem de aproximadamente duas horas e meia. Na cachoeira dos Namorados, o poço é raso, o que permite um passeio com mais segurança, mas ainda um gostoso clima de intimidade e romance. 

Crédito: Guia da Estrada Real

Cachoeira do Cascalho

A próxima indicação fica na cidade de Itabirito, a cerca de 90km de Belo Horizonte. A Cachoeira do Cascalho é famosa por formar quedas d’água no formato de véu de noiva, e uma pequena praia de cascalho dá nome ao local. 

As águas são frias, rasas, e a cachoeira está localizada bem perto do centro de Itabirito – o que significa que sobra tempo durante a visita para provar o famoso pastel de angu da cidade e outras delícias mineiras!

Crédito: Wanderley Santos

Cuidados nas visitas à cachoeiras 

É fato que é preciso ter cuidado nos passeios em cachoeiras porque acidentes graves podem acontecer nesses locais. Os mais comuns se referem a mergulhos mal calculados que podem causar contusões graves, ou mesmo as famosas trombas ou cabeças d’água. 

Não frequente cachoeiras em épocas de chuva; não use sapatos escorregadios como chinelos, e sempre busque enxergar onde está dando cada passo para evitar escorregões. Além disso, não é recomendado consumir bebida alcoólica em excesso durante visitas às cachoeiras. 

Aconchego 

O interior de Minas é gostoso demais da conta e podemos provar!

Macacos

Se o tempo está bem apertado e é necessário escolher um destino para chegar rapidamente, temos uma solução para você que está a apenas 25km do centro de BH (menos de uma hora de viagem!).

O nome oficial é São Sebastião das Águas Claras, mas se você falar para alguma pessoa mineira que está indo para Macacos, certamente ela vai te entender! 

O astral no vilarejo Macacos é tão tranquilo que, basicamente, o que tem para fazer é descansar nas deliciosas pousadas, explorar algumas cachoeiras, e apreciar a deliciosa gastronomia. Como toda boa cidade do interior, tem capelas importantes que rendem simpáticas fotos, mas o clima geral de Macacos inspira descanso e desaceleração.

Ouro Preto

Se você já recebeu alguém de fora de Minas Gerais e quis impressionar essa pessoa, certamente pensou em falar sobre Ouro Preto. É impossível negar o charme da cidade que carrega muita história e memória – estando preservado, inclusive, na sua arquitetura e nas famosas ruas de pedra. Quem visitar Ouro Preto pode ter certeza que vai encontrar excelentes opções de restaurantes – desde os mais elegantes até os no estilo mais “raiz”. Além disso, igrejas, museus e diversos festivais de música e cultura são sediados na cidade. 

Crédito: Pedro Vilela/MTur

Sobrou tempo em Ouro Preto? Visite Lavras Novas e Mariana, outras cidades bem próximas de Ouro Preto e que oferecem esse clima gostoso de interior. 

O Hurb busca as melhores opções de hospedagem para sua viagem e deixa tudo acessível, bem na palma da sua mão! Conheça nossas ofertas e programe logo sua viagem para o delicioso interior mineiro.

Até a próxima!

Posts relacionados
DestinosDestinos NacionaisNordestePernambucoPraia

Tudo sobre a Praia dos Carneiros, uma das mais cobiçadas do Brasil

Destinos NacionaisDicas de ViagemEspeciaisResorts e HotéisRio de JaneiroSudeste

Hotéis à beira-mar no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego

BahiaDestinosDestinos NacionaisNordestePraia

O que fazer em Morro de São Paulo? Conheça aqui o seu roteiro

DestinosDestinos NacionaisExóticoMaranhãoNordeste

Primeira vez nos lençóis maranhenses? Saiba como chegar, o que fazer, quando ir e mais