Dicas de Viagem

5 cidades perto de Brasília para ir de carro num fim de semana

Cidades perto de Brasília

Nem só de praias vive o turismo brasileiro! A região Centro-Oeste do Brasil pode ter menos fama que as regiões mais ao norte ou sul do país, mas viajantes que queiram curtir partes diferentes do Brasil não têm falta de opção. A cidade mais famosa do Centro-Oeste é a capital federal, mas hoje você vai conhecer mais cidades perto de Brasília que valem a visita. 

O Brasil é um país de proporções continentais: o resultado disso é que aqui temos destinos que se adequam ao gosto de todo tipo de viajante. Nas regiões Norte e Nordeste, encontram-se as famosas praias brasileiras. Descendo o mapa para as partes mais ao Sul, temos até ocasionais geadas, mas as temperaturas são tradicionalmente mais frias e até remetem ao clima europeu. Hoje, você vai saber que tipo de roteiro te espera na região Central do Brasil. 

Brasília, sendo a capital federal do país, é conhecida pela arquitetura de uma cidade planejada – e pelos vários edifícios e construções com a assinatura de Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos brasileiros. Há muitos museus, parques, memoriais que ajudam a contar e celebrar a história do Brasil. Para quem se interesse por essas vertentes do turismo, há roteiros imperdíveis em Brasília que vale a pena conferir! 

Quais cidades visitar no entorno de Brasília 

No entanto, para quem tiver disposição de se afastar um pouco da capital federal, uma curta visita de carro leva a destinos repletos de natureza e opções turísticas. Vamos conhecer as cidades perto de Brasília que estão a uma viagem de carro de distância? 

Ah! Vale destacar que todos os destinos abaixo estão no estado de Goiás. 

Chapada dos Veadeiros 

Impossível começar a lista com um local que não seja um dos mais famosos para pessoas que apreciam a natureza brasileira. A Chapada dos Veadeiros está a 230km de Brasília e é um dos Patrimônios Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Um roteiro de viagem bastante completo e que permita conhecer bem as atrações da Chapada dos Veadeiros tem duração de 4 a 6 dias. Nesse período de tempo, as pessoas viajantes podem contar com cachoeiras, visitas a mirantes, trilhas, piscinas naturais e águas termais. A visita ao Parque Nacional também é uma oportunidade única, e algumas pessoas dizem que o pôr-do-sol na Chapada é um dos mais bonitos do Brasil. Precisa de mais motivos para visitar a Chapada dos Veadeiros?!

Formosa 

A cidade de Formosa está a 80km de distância de Brasília, e é possível chegar lá a partir da capital federal em uma viagem de pouco mais de uma hora. Para quem aprecia oportunidades de ecoturismo, esse sim é um destino imperdível

Cachoeiras, cânions, sítios arqueológicos catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN): uma viagem à Formosa reserva belezas e cultura. O roteiro recomendado é entre 3 e 4 dias – o que inclui também uma visita rápida à Poço Azul, local onde se encontra uma cachoeira com água cristalina que rende memórias incríveis para as pessoas que mergulham nas suas águas.

Cachoeira Itiquira

Um ponto importante sobre a cidade de Formosa: para o deslocamento, recomenda-se uso de carro. Aplicativos de transporte não são tão populares na pequena cidade, e existem apenas duas linhas de ônibus. Para não passar aperto, já vale programar o aluguel de carro! 

Caldas Novas

Uma cidade um pouco mais afastada de Brasília – cerca de 300km, o que dá uma viagem de cerca de cinco horas de duração –, mas que certamente tem seu valor. Inclusive, esse pode ser um destino interessante para grupos que viajam com crianças!

Alguns destinos no Brasil são famosos pelos parques aquáticos, mas não é necessário ir para São Paulo para aproveitar dias refrescantes e relaxantes! Caldas Novas também tem uma gama de parques aquáticos, com atrações para diferentes idades e estilos de entretenimento. Assim como acontece em Olímpia, piscinas com águas termais também fazem parte das possibilidades dos parques. 

Espalhadas pela cidade, atrações típicas de cidades pequenas com aquele charme interiorano: as atrações mais “urbanas” de Caldas Novas incluem a pracinha da cidade (Praça Mestre Orlando), casarões que abrigam parte da história da cidade… e, claro, opções de restaurantes, bares, e cafés. 

Cristalina 

O nome já entrega um pouco do que os visitantes encontram no local: trata-se da cidade com a maior concentração de cristal em rocha quartzo do planeta! Esse tesouro escondido fica em uma cidade a cerca de 130km de Brasília, totalizando uma viagem de pouco mais de uma hora e meia de carro. 

A extração de cristais foi a principal atividade econômica da cidade por muito tempo. Hoje, a fazenda com uma grande concentração das rochas é particular; mas encontrar cristais pela cidade não é nada difícil nas lojas de comércio local! 

Cristalina também está perto de outras cidades que valem a visita (como Caldas Novas, listada logo acima), então uma rápida viagem de 2 ou 3 dias no local permite conhecer tanto Cristalina quanto essas outras opções do entorno. 

Ah! Quando estiver em Cristalina, não deixe de conhecer a Pedra Chapéu do Sol, que rende muitas visitas e fotos inusitadas. Trata-se de um granito que pesa toneladas sendo equilibrado há milhares de anos em uma base que parece desafiar as leis da física. Certamente é uma recordação divertida para sua viagem! 

Vila Propício 

Falamos de opções de entretenimento que incluem parques, mergulhos, cachoeiras… mas há opções mais terrestres no estado de Goiás e bem pertinho de Brasília. Uma viagem de carro entre as duas cidades é de cerca de três horas e meia, já que pouco mais de 190km de distância as separam. 

Vila Propício é conhecida pelo seu complexo de cavernas e grutas. São espaços que inspiram curiosidade, já que algumas cavernas têm formações rochosas diferenciadas (que se assemelham à dentes de tubarão, por exemplo), e as diferentes cavernas apresentam também diferentes níveis de dificuldade para o público que quer conhecê-las: a Caverna Três Marias, por exemplo, é de fácil acesso e pode ser uma opção interessante caso pessoas idosas ou crianças façam parte da viagem. 

Pronto, está finalizado o seu roteiro de viagem para conhecer as cidades perto de Brasília! Que tal começar a escolher sua hospedagem? O Hurb tem ofertas e pacotes de hospedagem diferenciados que tornam sua viagem dos sonhos realidade. Confira o que preparamos para você!

Até a próxima!

Posts relacionados
Destinos NacionaisDicas de ViagemEspeciaisResorts e HotéisRio de JaneiroSudeste

Hotéis à beira-mar no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego

Dicas de ViagemMundo Hurb

Como funcionam os Pacotes de Data Flexível do Hurb?

Dicas de ViagemEventosO que fazer

16 bares e festas imperdíveis para assistir aos jogos da Copa no Rio de Janeiro

AventuraDestinosDicas de Viagem

6 parques de diversão pelo mundo que todo amante de adrenalina precisa conhecer