Centro-OesteDestinosDestinos NacionaisGoiásNatureza

Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros: exuberância para guardar na memória

Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros

A exuberância da Chapada dos Veadeiros é de tirar o fôlego. Visitá-la é embarcar em uma aventura pelo coração do cerrado de Goiás, em um cenário que mescla cachoeiras deslumbrantes, cânions, rios subterrâneos, mirantes e rochas esculpidas como obras de arte pelas mãos habilidosas da natureza. 

De todas essas paisagens, sem dúvida, as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros são as protagonistas que ficarão em sua memória. Para você ter uma ideia, ao longo de toda a região já foram catalogadas quase mil cachoeiras, algumas delas vistas por imagens de satélites e pouco ou nada conhecidas pelo homem.

Por esse cenário ser tão incrível, vamos mostrar a você algumas das principais cachoeiras da Chapada dos Veadeiros que todo viajante precisa conhecer. Fique conosco em mais esta leitura!

Onde estão as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros?

As cachoeiras da Chapada dos Veadeiros ficam espalhadas pelos 240.611 hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que fica a 3h20 de Brasília (DF) e abrange o total de 8 municípios.

Algumas das mais visitadas pelos turistas estão na cidade de Alto Paraíso de Goiás, considerado o ponto de partida para quem vai se aventurar pela região, seguido de Cavalcante, no extremo norte. As outras cidades são Campos Belos, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina de Goiás.

Qual é a cachoeira mais visitada?

Para responder a essa pergunta precisamos ir direto ao extremo norte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e encontrar a Cachoeira Santa Bárbara, tida como uma das mais lindas do Brasil.

Cachoeira Santa Bárbara

Localizada na cidade de Cavalcante, é uma belíssima queda-d’água de 30 metros de altura que forma piscinas naturais de águas cristalinas. Para chegar até lá, você precisa percorrer um caminho a pé ou com um transporte local, depois fazer uma trilha até a queda principal. E sim, é possível tomar banho nessa maravilha.  

A cachoeira fica dentro da Comunidade Calunga e custa R$20 para visitar. Por ser uma área de preservação, o limite é de 300 pessoas por dia e cada visitante só pode ficar uma hora. Então, é preciso se programar. Se der, reserve seu ingresso com antecedência no site da comunidade.

Muitas das cachoeiras, aliás, ficam dentro de propriedades privadas. Então, você deve comprar ingressos para visitar também. Os valores costumam chegar até R$40 por visitante.

Que outras cachoeiras não podem ficar de fora do seu roteiro?

Santa Bárbara é a cachoeira queridinha de quem vai à Chapada dos Veadeiros, porém, é a mais distante. As outras cachoeiras mais conhecidas ficam pela região de Alto Paraíso e, se você está pensando em ir pra lá pela primeira vez, você deve incluí-las em seu roteiro de viagem!

Cachoeira dos Cristais

A Cachoeira dos Cristais tem uma vantagem de ser muito bonita, ter acesso relativamente fácil e infraestrutura para o visitante que inclui até restaurante com buffet e lojinha. Então, é ideal para um passeio mais tranquilo, sobretudo, se houver crianças. Se quiser uma experiência diferente, também é possível acampar no local.

Cachoeira dos Cristais

Para chegar até a Cachoeira dos Cristais você percorre um caminho de apenas 8km, saindo de Alto Paraíso, sentido Cavalcante. São uns 5km pela GO-118, mais 3km por estrada de terra, que muita gente faz a pé. 

O mais legal é que no trecho de terra há várias saídas para pequenas cascatas e piscinas naturais que derivam dessa queda-d’água. Ao final da trilha, ergue-se a exuberante Cachoeira dos Cristais, que cria um poço raso, ideal para se banhar sem medo. 

Cachoeiras Almécegas I, II e São Bento

Quase um parque aquático natural, o trio de cachoeiras também está pertinho de Alto Paraíso, apenas 9km pela GO-229. Elas ficam dentro da Fazenda São Bento, uma propriedade com estrutura completa, incluindo pousada. Mediante o pagamento de uma taxa é possível passar o dia e aproveitar tudo por lá. Dá para ir até elas de carro, pegando caminhos de terra e andando por trilhas fáceis. Ao longo do trajeto, você corre o risco de encontrar curiosos macaquinhos e outros animais.

Almécegas I é a cachoeira mais bonita das três, um paredão rochoso largo com 45m de altura. Para chegar até ela é preciso percorrer 1,5 km a pé, vale avisar que o caminho é muitas vezes íngreme, mas a chegada ao topo recompensa o esforço, já que é possível ver toda sua beleza de lá. Na volta, você pode tomar banho num poço formado pela cascata.

Cachoeiras Almécegas I

Almécegas II e São Bento são cachoeiras menores, mas que também vale serem exploradas. A primeira fica só a 300m da entrada da fazenda, tem uma discreta queda de 10m e várias piscininhas naturais ― boas para relaxar.  Já São Bento, cuja caminhada é bem curta, tem um poço enorme e fundo, ideal para quem quer mergulhar.

Cachoeiras Almécegas II

De quebra, você pode se aventurar em uma das maiores tirolesas do Brasil, o Voo do Gavião, que fica nesse local!

Vale da Lua

Quem vai até esse lugar tem realmente a sensação de está andando em solo lunar. Ideal para visitar no período das secas (maio a outubro), porque o volume de água dos rios é menor. O Vale da Lua fica a 35km de Alto Paraíso e 9km de Vila São Jorge pela BR-010, mais 3km de estrada de terra, mais uma pequena trilha a pé. 

O Vale da Lua tem esse nome por causa de suas várias crateras, caldeirões, cânions e rios subterrâneos que lembram a superfície lunar ― rochas estas datadas de 1 bilhão de anos. Também, é considerado um lugar místico.

Saltos do Rio Preto

Também a 35km de Alto Paraíso pela rodovia GO-239 e apenas 1km de Vila de São Jorge, Saltos do Rio Preto é imperdível. Mas, devemos avisar que é para os fortes, pois a trilha que dá acesso aos atrativos tem 13km (ida e volta) e pode ser desafiadora para alguns. Se você topar a caminhada, terá quatro cenários incríveis: 

  • Saltos de 120m: trilha marcada pelo Mirante dos Saltos, vista da cachoeira de 120m de altura e de toda a paisagem que se descortina ao seu redor;
  • Cachoeira do Garimpão: saltos de 80m que formam piscinas ótimas para banhar-se e descansar. Há muita sombra no lugar;
  • Cachoeira do Carrossel: acessada por uma trilha com decks de madeira, tem uma visão panorâmica do cerrado e um poço onde é possível banhar-se. Fica aberta somente no período da seca. 
  • Corredeiras: é o fim do trajeto, uma grande área com pequenas cachoeiras e piscinas com hidromassagem natural revigorante antes de voltar.

As cachoeiras da Chapada dos Veadeiros são apenas algumas das incríveis atrações desse lugar abençoado do Brasil. Sua importância para o ecossistema é tão grande que, não à toa, em 2001 foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. 

Agora, nada melhor que ir até lá com conforto e segurança, não é mesmo? Por isso, a oferta especial que o Hurb preparou para você, incluindo hospedagem, café da manhã e passagem aérea!

Posts relacionados
DestinosDestinos NacionaisNordestePernambucoPraia

Tudo sobre a Praia dos Carneiros, uma das mais cobiçadas do Brasil

Destinos NacionaisDicas de ViagemEspeciaisResorts e HotéisRio de JaneiroSudeste

Hotéis à beira-mar no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego

BahiaDestinosDestinos NacionaisNordestePraia

O que fazer em Morro de São Paulo? Conheça aqui o seu roteiro

DestinosDestinos NacionaisExóticoMaranhãoNordeste

Primeira vez nos lençóis maranhenses? Saiba como chegar, o que fazer, quando ir e mais