Destinos NacionaisRio Grande do SulSul

8 cidades perto de Porto Alegre para fazer um bate-volta de carro

cidades perto de porto alegre

Está sem tempo para fazer uma viagem? Nem sempre as coisas precisam ser assim, já que um bate-volta de carro pode proporcionar momentos inesquecíveis para você e sua família. Para isso, basta ter como rumo alguma das cidades perto de Porto Alegre.

As imediações da capital gaúcha estão repletas de lugares incríveis para você conhecer. Desde destinos históricos até paraísos naturais, são diversas as possibilidades para quem quer se desconectar por alguns dias em meio à rotina corrida.

Quer saber mais? Então, aproveite para conferir a seguir a nossa lista com as 8 principais cidades perto de Porto Alegre para você fazer um bate-volta de carro.

1. Gramado

Um dos destinos mais românticos do Brasil, Gramado também é uma cidade conhecida por ser a Europa brasileira. A aproximadamente 2 horas de viagem de Porto Alegre (cerca de 115 km), esse é um destino obrigatório para quem quer aproveitar a proximidade com a capital.

Com uma arquitetura europeia que pontua todas as suas vias, Gramado também reúne uma mistura de culturas em sua gastronomia para brindar os visitantes, indo desde a alemã até a italiana.

Além disso, Gramado também é um destino repleto de pontos turísticos imperdíveis. O Lago Negro é um dos seus destaques, além do Mini Mundo e da Vila do Papai Noel. Aqueles que gostam de adrenalina também podem visitar a Snowland para aproveitar o inverno o ano todo.

2. Canela

Canela fica logo ao lado de Gramado, sendo perfeita para um bate-volta conjunto. Enquanto Gramado é mais urbana, Canela oferece a oportunidade de se conectar com a rica natureza da Serra Gaúcha a partir de destinos de tirar o fôlego.

Entre os destaques está o passeio de bondinho aéreo pelo Parque da Serra. De lá, é possível conferir a rica e intocada natureza da região, com destaque para suas belas cascatas e vales. 

Por fim, Canela também tem pontos imperdíveis que merecem a sua visita, como o Museu do Automóvel, o Museu da Moda, o Mundo a Vapor e a Catedral de Pedra.

3. Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é o destino perfeito para quem não quer ir muito longe de Porto Alegre e, ainda assim, desfrutar o melhor do vinho. É lá que ficam as principais vinícolas do país, além de uma grande concentração de parreirais.

Para isso, basta entrar a bordo do famoso passeio de Maria Fumaça de Bento Gonçalves para conhecer os principais vinhos da região e mergulhar na cultura típica. Esse tour também passa por Garibaldi e Carlos Barbosa.

Só que Bento Gonçalves não se restringe a vinho. Todas as raízes históricas da cidade podem ser apreciadas no tradicional Caminho de Pedra, em que é possível conhecer as raízes culturais da região em um percurso de 12 km.

4. Nova Petrópolis

Entre as cidades perto de Porto Alegre que merecem a sua visita também está Nova Petrópolis. Ela fica a menos de 1 hora e meia da capital, somando cerca de 82 km de distância. Esse é outro ícone da Serra Gaúcha, tendo ligação com a Região das Hortênsias e dos Vinhedos.

Originalmente colonizada por alemães, essas raízes ficam nítidas até hoje na arquitetura, na cultura e na gastronomia de Nova Petrópolis. A cidade é pequena e pacata, tendo como destaques em pontos turísticos o Labirinto Verde, o Ninho das Águias e a Praça das Flores.

5. Novo Hamburgo

A pouco menos de 1 hora de distância de Porto Alegre, Novo Hamburgo é outro destino imperdível para quem quer descobrir as belezas do próprio estado. Conhecida como a capital nacional do calçado, fica claro o quanto esse destino é perfeito para as suas compras.

Com uma forte estrutura turística, Novo Hamburgo tem ótimas opções de hospedagem e pontos turísticos imperdíveis como a Casa Rosa e o Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser. Na cidade, também é possível provar o melhor da gastronomia italiana e alemã. 

6. Caxias do Sul

Caxias do Sul é um polo industrial localizado na porta de entrada para a Serra Gaúcha, estando também em proximidade com Porto Alegre. São menos de 2 horas de viagem desde a capital, o que contabiliza 103 km de distância.

Apesar da cara de metrópole, Caxias do Sul também conta com diversas atrações turísticas que resgatam o histórico gaúcho e de seus imigrantes italianos e alemães. A programação da cidade também é agitada, sendo um dos destaques a Festa da Uva.

Quem visita Caxias do Sul também pode se maravilhar com lindas paisagens visíveis dos pontos mais altos da cidade. Também dá para praticar rapel e escalada em suas áreas verdes e desfrutar do famoso café colonial em seus restaurantes.

7. Igrejinha

Localizada a quase 70 km da capital e totalizando menos de 1 hora e meia de viagem, Igrejinha é outra das cidades perto de Porto Alegre que você pode conhecer em um bate-volta de carro. Pequena e pacata durante boa parte do ano, ela também é o palco da tradicional Oktoberfest.

Outro destaque da cidade são as belezas naturais, que são visíveis a partir de muita natureza intocada. A proximidade com a capital faz dela uma ótima escolha para descansar da agitação da metrópole.

8. Tramandaí

Tramandaí é um ótimo destino de praia para quem quer escolher entre as cidades perto de Porto Alegre para passar o fim de semana. Ela fica a 1 hora e meia da capital, ou 123 km de distância. O clima e a estrutura de balneário são os principais atrativos.

A praia de Tramandaí se estende por 14 km, sendo pontuada por diversos restaurantes e bares. Além disso, a cidade tem uma vida noturna repleta de opções para quem quiser curtir bons shows e festas.

Ao escolher qualquer uma dessas cidades perto de Porto Alegre, você poderá viver ótimos momentos ao lado de quem você ama sem comprometer a agenda. Mesmo sendo próximos, esses destinos proporcionarão aquela renovação na sua rotina para deixar a vida muito mais prazerosa.

E o melhor: você pode aproveitar as ofertas do Hurb para descobrir os melhores hotéis nessas cidades perto de Porto Alegre. Acesse o site e confira!

Posts relacionados
DestinosDestinos NacionaisNordestePernambucoPraia

Tudo sobre a Praia dos Carneiros, uma das mais cobiçadas do Brasil

Destinos NacionaisDicas de ViagemEspeciaisResorts e HotéisRio de JaneiroSudeste

Hotéis à beira-mar no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego

BahiaDestinosDestinos NacionaisNordestePraia

O que fazer em Morro de São Paulo? Conheça aqui o seu roteiro

DestinosDestinos NacionaisExóticoMaranhãoNordeste

Primeira vez nos lençóis maranhenses? Saiba como chegar, o que fazer, quando ir e mais