Dicas de Viagem

Enoturismo: os melhores destinos para apreciar um bom vinho pelo mundo

Quais os melhores motivos para sair do conforto da sua casa e arrumar as malas? Conhecer de perto novas culturas? Se deliciar com comidas típicas? Que tal dar uma chance para baladas mundialmente conhecidas? Todas essas opções são ótimas, mas faltou um bem importante: levantar as taças para as oportunidades de enoturismo ao redor do mundo! 

É muito possível que você conheça uma pessoa que seja bem entendida do mundo dos vinhos, ou mesmo que saiba da reputação positiva de alguns locais no mundo em relação à cultura do vinho. 

Essa bebida milenar, que agrada paladares pela diversidade de opções e a possibilidade de harmonizações fantásticas com refeições, garante um lugar especial para o enoturismo no coração das pessoas que gostam de desbravar esse mundão!

Vamos lá? 

Entendendo o que é enoturismo 

Também conhecido como turismo enólogo, trata-se da combinação entre visitas com objetivo turístico e um contato mais próximo com a cultura e processos envolvendo a fabricação de vinhos. 

As visitas voltadas para o enoturismo normalmente acontecem nos locais onde o vinho é produzido (vinícolas ou bodegas), e podem variar de acordo com o tipo de roteiro oferecido por cada uma. É bem comum encontrar oportunidades de degustação de vinhos, ou mesmo de apreciar uma refeição completa juntamente com harmonização especializada das bebidas com os pratos apresentados. 

Visitas aos vinhedos, bem como aos espaços de armazenamento e produção dos vinhos, também são partes dos passeios bem apreciados pelos enoturistas. 

Regiões recomendadas para se jogar no enoturismo 

França, Itália e Espanha são os países que possivelmente vêm à mente quando pensamos em vinhos – e certamente essa reputação é justa! 

Mas hoje você vai conhecer outros roteiros que combinam vinho e turismo dignos de dar água na boca, sendo alguns até bem perto do Brasil!

A seguir, você vai conhecer algumas das vinícolas mais famosas de diferentes regiões do mundo, as uvas mais conhecidas de cada região, e outras curiosidades para ajudar a despertar a sua vontade de fazer as malas e preparar o próximo brinde com um belo vinho! 

Argentina

Que a capital Buenos Aires oferece excelentes opções de passeio para as pessoas que a visitam, você já sabe. Mas acontece que a Argentina também tem uma ótima reputação em relação à qualidade do seu vinho. 

A uva mais famosa que é produzida em Buenos Aires é a Malbec. Embora tenha origem francesa, esse tipo de uva teve uma adaptação notável ao clima argentino – especialmente depois que a epidemia de uma praga, conhecida como Filoxera, dizimou os vinhedos franceses em meados do século 19. 

Mendoza, que fica a cerca de 1.100km de Buenos Aires, é reconhecida por 3 áreas que, juntas, formam a Rota do Vinho de Mendoza: são as regiões de Maipú, Luján de Cuyo e Valle de Uco. Cada uma guarda particularidades de terra, topografia e clima que, inclusive, influenciam na qualidade e tipo de vinho fabricado. 

Vinícolas e roteiros em Mendoza 

Começando por uma das vinícolas mais famosas do mundo: Chandon. A vinícola é especializada em espumantes e, por isso, é protagonista de muitas comemorações importantes.  

A vinícola da Chandon está localizada na região de Luján de Cuyo, e lá os amantes de roteiros enoturísticos podem ver de perto e aprender mais sobre a produção de espumantes e como o uso de diferentes uvas influencia esse processo.

Rota do Vinho de Mendoza

Ah! Vale lembrar que a visita à Chandon é bem concorrida, então marcar o passeio com antecedência é recomendado. 

Agora, se você é o tipo de viajante que preza por ter várias opções de passeio, vai gostar desse pacote que inclui 3 bodegas e um almoço especial na região de Maipú. Imperdível! 

Califórnia 

A única participação norte-americana nesse ranking não deixa nada a desejar em comparação com as outras vinícolas listadas aqui. O estado da Califórnia é bem famoso pelas praias, parques, placas icônicas de Hollywood… mas sabia que excelentes vinhos também figuram nas atrações? 

Em Napa Valley e Sonoma, ambos destinos bem reconhecidos pelos enoturistas do mundo, quem quiser ter uma amostra dos melhores vinhos californianos pode apostar sem medo nos tipos Cabernet Sauvignon e Zindanfel.

Enquanto a Cabernet Sauvignon, como o nome já entrega, tem origens francesas e é originalmente da região de Bordeaux, a variação Zindanfel é entendida como um clone da uva croata Crljenak Kastelanski. 

Vinícolas e roteiros em Napa e Sonoma Valley

Uma das vinícolas mais famosas da Califórnia é a V. Sattui Winery, em Napa Valley. Parte da fama se dá pelas diversas oportunidades de aproveitar o espaço da bodega para passar o tempo – aproveitando para fazer um piquenique ao ar livre, escolher que tipo de visita quer fazer à bodega, fazer compras na loja e escolher dentre suas várias opções de embutidos, vinhos, pães, azeites… 

V. Sattui Winery em Napa Valley

Pareceu uma boa oportunidade? Que tal conhecer três vinícolas em uma mesma visita e explorar o que cada tipo tem para oferecer? Como seu tempo é precioso, o Hurb criou esse pacote com visitas planejadas em vinícolas localizadas entre Napa, Sonoma e Santa Rita: Madonna Estate, Sutter Home e Sebastiani Vineyards

Chile 

Agora sim temos um país que é um super representante do enoturismo e de vinhos reconhecidamente superiores em todo o mundo. A uva mais famosa e mais produzida no Chile é a Carménère: 90% da produção de vinhos com essa uva é feita no Chile, e a Carménère é um verdadeiro símbolo dos vinhos chilenos. 

Originalmente, a Carménère também era amplamente encontrada em Bordeaux, na França. Mas acabou por também sofrer com a praga filoxera, assim como aconteceu com o Cabernet Sauvignon. Por sorte dos amantes do vinho, a cepa Carménère encontrou um lar nos vinhedos chilenos. 

Vinícolas e roteiros no Chile 

Se vamos falar em tradição, precisamos falar da maior e uma das mais antigas produtoras de vinhos da América Latina: Concha y Toro. A vinícola oferece tours diferentes dentro das opções de passeio, mas sempre incluindo degustações e, a depender da escolha, harmonização de vinhos com queijo e outros petiscos.

Concha y Toro

Santa Rita também é uma vinícola muito conhecida e renomada entre os amantes de vinhos chilenos, já que tem o terceiro maior vinhedo de todo o Chile! 

Já imaginou um passeio que inclui visitas a algumas das maiores bodegas do Chile?! A excursão de dia inteiro do Hurb oferece degustação de vinhos de três vinícolas diferentes (incluindo a Concha y Toro e a Santa Rita), opção de almoço – além, é claro, de desfrutar de paisagens belíssimas nos vales chilenos. 

Já ouviu falar da Vinícola Undurraga? Essa também é uma das de maior destaque do Chile, sendo reconhecida por ser o primeiro vinhedo chileno a exportar para os Estados Unidos. Garanta seu ingresso para visitar essa bodega e não perder a oportunidade de degustar seus vinhos! 

Itália 

Finalmente siamo arrivati ​​in Toscana! A Toscana é um pedacinho de um sonho tornado realidade localizado no centro da Itália. Trata-se de um lugar reconhecido pelas belas paisagens, culinária, e também pelas simpáticas casas que remetem às construções medievais. 

Quando falamos da Toscana, precisamos destacar a uva mais famosa, que é a Sangiovese. Além de ser a mais cultivada da Itália, é também o principal ingrediente de um vinho italiano reconhecido e apreciado no mundo todo: o Chianti. 

Vinícolas e roteiros na Toscana 

Se vamos falar em termos de tradição em vinhos e Toscana, precisamos falar da vinícola Antinori, que pertence à uma família que há 26 gerações e mais de 600 anos é responsável por produzir o vinho que representa a Toscana. 

Se começamos a falar de tradição, não tem como não falar sobre outro vinho muito apreciado na Itália: Brunello di Montalcino. Essa variação é conhecida pelo seu sabor tânico e com características muito destacadas no paladar e na cor, já que as cascas de uva são mantidas durante o processo de fabricação. Não tem como perder a oportunidade de apreciar um belo almoço com a degustação de vinho Brunello, não é mesmo?

Brunello di Montalcino na Toscana

Uruguai 

Mais um representante sul-americano na nossa lista! O Uruguai é famosíssimo pela emblemática uva Tannat. 

Diferentemente das uvas que foram importadas depois de cepas serem destruídas, acredita-se que a Tannat tem sua origem entre territórios do sul da França e o nordeste da Espanha, no País Basco. Foi levada para outras regiões, inclusive da América Latina (a Argentina, no caso), mas a Tannat se adaptou muito bem à região e, por isso, virou símbolo dos vinhos do Uruguai. 

Vinícolas e roteiros no Uruguai 

Para quem gosta de vinhos, a região de Canelones é uma que vale incluir no roteiro. Anote quais são as vinícolas mais famosas e que vão te proporcionar uma experiência incrível na sua viagem de enoturismo! 

Viña Edén: oferece degustação de vinhos diversos, como Pinot Noir, Merlot e, claro, o famosíssimo Tannat. Visitantes podem explorar os vinhedos com bicicletas, a pé, ou usando carro. 

Establecimiento Juanicó – Familia Deicas (Bodega Juanicó): uma bodega reconhecida pela qualidade dos vinhos e por ser uma das maiores exportadoras de vinhos e licores uruguaios. É impossível pensar em enoturismo no Uruguai e não contemplar uma visita à Bodega Juanicó.  

Vinícola Bouza: trata-se de uma vinícola boutique – o que significa que sua produção não é focada no grande comércio, o que dá um toque exclusivo em relação à visita e degustação dos vinhos. 

Vinícola Bouza

Pronto! Agora a lista de roteiros para amantes do turismo enólogo está atualizada. Lembre-se sempre de que misturar bebida alcoólica e volante é perigoso, então busque por opções de transfer quando for visitar as vinícolas. 

Já deu pra perceber que o Hurb tem pacotes com ingressos de visitas às vinícolas e muito mais para facilitar sua viagem, não é? Explore as opções e veja qual tem mais a sua cara!

Até a próxima!

Posts relacionados
Destinos NacionaisDicas de ViagemEspeciaisResorts e HotéisRio de JaneiroSudeste

Hotéis à beira-mar no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego

Dicas de ViagemMundo Hurb

Como funcionam os Pacotes de Data Flexível do Hurb?

Dicas de ViagemEventosO que fazer

16 bares e festas imperdíveis para assistir aos jogos da Copa no Rio de Janeiro

Dicas de Viagem

5 cidades perto de Brasília para ir de carro num fim de semana