Destinos NacionaisSão PauloSudeste

Bate-volta de carro: Conheça 5 cidades perto de São Paulo

Se você reside ou está passando uma temporada na capital paulista, saiba que há ótimas opções de cidades perto de São Paulo para um bate-volta de fim de semana para lá de especial. 

Cada cidade paulista reúne encantos e peculiaridades que contam muito sobre a região. Não importa se você curte fincar o pé na areia da praia ou se aventurar no meio do mato, se prefere curtir a tranquilidade de um bom hotel-fazenda com a família ou quer simplesmente ter um fim de semana com boa comida e um pouco de sofisticação ― o que não faz mal a ninguém ―, há opções para todos os gostos, bolsos e perfis de viajantes. 

Então, para que você tenha uma excelente programação bate-volta no Estado, veja nossa lista de cidades perto de São Paulo que você não pode deixar de visitar. Elas ficam logo ali!

1. Boituva

Nossa primeira parada é em Boituva, a 120km de São Paulo. Dá 1h45 de carro, aproximadamente. Você pode passar o fim de semana ou fazer turismo de um dia, e a atração principal são os passeios de balão. Inclusive, é uma atividade muito procurada por pessoas que desejam comemorar momentos especiais.

O clima ameno e a paisagem natural também permitem uma programação mais ousada: saltar de paraquedas, pois em Boituva fica o Centro Nacional de Paraquedismo. Ainda na onda dos esportes radicais, também há locais para a prática de rafting e campo de paintball.

Já se você prefere algo mais tranquilo, pode entrar na vida da cidade de pouco mais de 60 mil habitantes e visitar locais históricos como o Museu do Tropeiro ou a Fazenda Pinhal, onde é produzida a famosa cachaça rosa de Boituva. Crianças também vão adorar dar um pulo no zoológico ou brincar no Parque Ecológico Eugênio Walter.

2. Cabreúva

A próxima parada é Cabreúva, outra típica cidade interiorana, com seus 50 mil habitantes. Distante 90km de São Paulo, a viagem até lá dura não mais que 1h30. É um refúgio para quem busca tranquilidade e momentos de espiritualidade. Isso porque lá está localizado o Centro de Meditação Kadampa Brasil, o maior templo budista do mundo com atividades gratuitas ― um passeio para toda a família.

E se você quer continuar numa vibração positiva, pode visitar a Serra do Japy, um dos mais importantes santuários ecológicos do mundo, local de paisagem estonteante, marcada por um ecossistema diverso.

Além disso, para quem gosta da vida no campo, a cidade também incentiva o turismo rural, com diversas atrações em fazendas da região, como a Fazenda Guaxinduva e suas várias atividades para passar o dia.

Cachoeira em Guaxinduva

E se você é daquelas pessoas que não pode sair de uma cidade sem experimentar os sabores do lugar, a Cachaçaria Brasil tem uma degustação de cachaças produzidas na cidade e o Empório UAI, famoso por um monte de delícias que lembram Minas Gerais.

Dê um Break saindo de São Paulo!

Confira pacotes, hotéis e atividades que estão pertinho de você 🤩

3. Santo Antônio do Pinhal + Campos do Jordão

Chegamos à Serra da Mantiqueira, na dobradinha Santo Antônio do Pinhal + Campos do Jordão. Ambas ficam mais ou menos a 170km da capital, levando 2h30 de viagem

Santo Antônio é conhecida como a alternativa econômica para quem quer visitar Campos do Jordão, sem gastar muito com hospedagens. Como apenas 20km separam uma da outra, em um fim de semana seguramente dá para fazer um super-roteiro incluindo as duas cidades.

Estação Ferroviária Eugênio Lefevre

De todas as atrações, destacamos alguns locais imperdíveis em Santo Antônio. Comece o tour pela bucólica Estação Ferroviária Eugênio Lefevre, que fica na estrada. O local é ponto de passagem de trens turísticos e rende lindas fotos.

Depois, siga para o Jardim dos Pinhais, o primeiro parque de jardins temáticos do Brasil, com excelente infraestrutura e gastronomia. Se o tempo estiver bom, suba até o Pico do Agudo, que tem uma belíssima vista. Ao longo do caminho, você ainda encontra uma série de cafés encravados na montanha. Descendo, o coração do centro da cidade é o Boulevard Araucária, com várias lojas e restaurantes deliciosos.

Já em Campos do Jordão, dependendo da época do ano, você vai encontrar uma programação badalada, como é o caso do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, organizado pela Fundação Osesp.

Campos do Jordão

Mas também há atrações fixas que todo visitante precisa ver pelo menos uma vez, como: Cervejaria Baden Baden, Museu Felícia Leirner, Parque Amantikir, Horto Florestal, Parque da Floresta Encantada, Palácio Boa Vista e a Fábrica de Chocolates Araucária. O point de Campos do Jordão é a Vila Capivari, então vale a pena jantar e passear por lá pelo menos uma noite.

4. Santos + Guarujá

Localizadas na Baixada Santista, as duas cidades ficam a cerca de 75 km da capital e são diversão garantida para um fim de semana. Para quem vai se hospedar, a rede hoteleira é uma das melhores do país, com muitos hotéis entre 3 e 5 estrelas, além de pousadas.

Ambas as cidades são repletas de atrações, e as praias são a menina dos olhos. Enquanto Santos tem uma orla única, onde foi construído o maior jardim de orla do mundo, Guarujá tem seu litoral entrecortado por muitos morros. 

Podemos dizer que a orla de Santos lembra a da praia de Copacabana, com seus quiosques, edifícios e o calçadão. Já em Guarujá, você encontra algumas belezas quase intocadas, cujo acesso é só mesmo por trilha ou entrando nos condomínios de luxo.

Algumas das praias mais famosas são: Pitangueiras, Tombos, Pernambuco e São Pedro.

Enquanto Guarujá cresceu como um balneário turístico, Santos foi uma cidade que cresceu em torno das atividades portuárias e do café. Não à toa, guarda um belo centro histórico com monumentos importantes para o país. O Museu do Café, o Valongo e a Rua XV de Novembro são destaque. Outra excelente atração é subir o Monte Serrat, onde fica um antigo cassino e a igreja da padroeira da cidade.

Já no Guarujá, você pode conhecer a história da região visitando a Fortaleza da Barra Grande (com entrada por Santos de barquinha) ou o Forte dos Andradas, que tem uma trilha incrível com direito a entrar em túneis usados pelos militares.

Fortaleza da Barra Grande

5. Socorro

Socorro, localizada a 2h50 de São Paulo (134km), é uma cidade para passar o fim de semana. 

Conhecida como a capital nacional da aventura, tem muitas atividades de ecoturismo e esportes radicais com diversos níveis de dificuldade. Elas acontecem em vários parques e incluem rafting, trilhas de cachoeiras, arvorismo, tirolesa. Além disso, você pode curtir um pouco de turismo rural nas fazendas da região.

O Parque Pedra Bela Vista e o Pico do Cascavel são duas atrações de destaque. Além da vista do pôr do sol, o primeiro conta com atividades como rapel, escalada, parapente e camping. No segundo, você pode praticar parapente.

Também, há mirantes urbanos, como o Mirante do Cristo, e vários centros de lazer. Você certamente vai querer voltar!

Essas cidades próximas de São Paulo são apenas alguns exemplos de como a região paulista tem muito a oferecer quando o assunto é turismo. 
Uma vantagem é que todas elas contam com uma ótima infraestrutura turística, o que facilita bastante a vida de quem vai viajar. Inclusive, se você pretende aproveitar o melhor de cada município, vale muito a pena se hospedar. Para isso, pesquise a seleção de hotéis exclusivos no Hurb e faça sua reserva!

Posts relacionados
DestinosDestinos NacionaisNordestePernambucoPraia

Tudo sobre a Praia dos Carneiros, uma das mais cobiçadas do Brasil

Destinos NacionaisDicas de ViagemEspeciaisResorts e HotéisRio de JaneiroSudeste

Hotéis à beira-mar no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego

BahiaDestinosDestinos NacionaisNordestePraia

O que fazer em Morro de São Paulo? Conheça aqui o seu roteiro

DestinosDestinos NacionaisExóticoMaranhãoNordeste

Primeira vez nos lençóis maranhenses? Saiba como chegar, o que fazer, quando ir e mais