Destinos NacionaisEventosO que fazerRio de JaneiroSudeste

Réveillon em Copacabana: confira a programação imperdível de 2023

reveillon em copacabana - rio de janeiro

Após 2 anos de restrições por conta da Pandemia da Covid-19, já existe uma enorme expectativa acerca do Réveillon no Rio de Janeiro, especificamente na “Princesinha do Mar” ― Copacabana.

Marcando não apenas a chegada de 2023, mas a volta dos shows da virada e fim das restrições de público, Copacabana deve receber uma multidão, vindas de todo o Brasil e do mundo, como nos velhos tempos.

Mas, atenção! A RioTur, empresa responsável pelo turismo carioca vinculada à Prefeitura, estima que, pelo menos, 2 milhões de pessoas devem ocupar as areias de Copacabana e os 52 mil quartos de hotel na cidade devem estar reservados. 

Então, se você quer passar o Réveillon no Rio de Janeiro, deve se programar agora mesmo. E para ajudar você, criamos este post no qual falamos sobre a festa em Copacabana e damos várias dicas do que fazer nesse cobiçado destino brasileiro.

Copacabana, o maior Réveillon do mundo está de volta

Para compensar o hiato de 2 anos dos tradicionais festejos de Réveillon de Copacabana, a festa de 2023 vem com tudo. Segundo o Caderno de Encargos e Contrapartidas do Réveillon 2022/2023, 10 balsas espalhadas pela orla receberão toneladas de fogos para, no mínimo, 12 minutos de apresentação.

Além disso, o tradicional palco em frente ao Copacabana Palace vai receber uma série de atrações nacionais e internacionais, além de muita música em 2 palcos menores. No total, serão 11 horas de programação (das 17h de 31/12 até às 4h do dia primeiro de janeiro).

Além de Copa, a RioTur prevê queima de fogos em outros 7 bairros: Penha, Piscinão de Ramos, praias do Flamengo, Sepetiba, Ilha do Governador, Pedra de Guaratiba e Paquetá. 

Festas privadas

Além do acesso público à areia, quem não está a fim deseja um pouco mais de conforto pode comprar ingressos para ficar nas áreas dos quiosques da praia. Alguns deles montam uma estrutura completa, que inclui open bar, buffet, lounge e segurança.

Já quem quer assistir à queima de fogos, sem pisar na areia e com disposição para desembolsar uma boa grana, ao longo da orla vários hotéis e casas noturnas da região fazem suas festas de Réveillon privadas. Mas prepare-se, pois os preços são salgados ― o ingresso mais caro não poderia ser de outro lugar: a tradicionalíssima festa VIP do Belmond Copacabana Palace sai por módicos R$3.650 (mais taxas), com a garantia de uma experiência inesquecível. 

Minuto de História

Como a gente disse, o Réveillon de Copacabana é o maior do planeta. Mas aqui, uma curiosidade: entre os anos 1970 e 1980 a festa era de cunho religioso, recebendo muitos seguidores de religiões afro-brasileiras, como a Umbanda e o Candomblé. 

Nos anos 1980, porém, alguns hotéis começaram a ter suas queimas de fogos próprias, pois notaram que isso atraía turistas. A queima mais famosa da época era a Cascata do Hotel Meridien (hoje Hilton).

Em 1993, foi montado pela primeira vez o grande palco em frente ao Copacabana Palace, com um show épico de Tim Maia e Jorge Ben. O objetivo, porém, não era atrair visitantes, mas, sim, evitar que o público se dispersasse rapidamente ao fim dos fogos. 

Copacabana Palace

Deu certo. Tanto que no ano seguinte recebeu Rod Stewart, com um público recorde de 3,4 milhões de pessoas! De lá para cá, os shows são um dos principais atrativos da festa da virada.

Por que o Réveillon no Rio de Janeiro é tão desejado

Além da festa em Copacabana, o Réveillon no Rio de Janeiro também inclui desfrutar tudo que a cidade tem a oferecer.

Belezas naturais

A geografia carioca é um espetáculo indescritível. A cidade é entrecortada por belíssimas formações montanhosas, morros, além de abrigar a maior floresta urbana do mundo  ― A Floresta da Tijuca. Além das praias do Rio de Janeiro, que dispensam comentários, também há regiões de mangue que proporcionam um contato totalmente diferente com a natureza.

Passeios incríveis

O Rio tem opções de passeios para todos os gostos e idades, desde caminhadas pelo centro histórico às famosas paradas no Cristo Redentor e no Pão de Açúcar, ou um belo jantar dançante, você tem muito o que fazer. Para não perder nada, recomendamos que você veja as atividades e excursões que o Hurb preparou especialmente para você.

Pão de Açúcar

Vida noturna

Seja sambando nos bares da Lapa, seja aproveitando as badaladas casas da Zona Sul, a vida noturna no Rio é pujante e você, com certeza, encontrará sua tribo. Afinal, o Rio é a cidade onde cabe todo mundo, não importa a nacionalidade, cultura ou gênero.

Gastronomia

Comer no Rio de Janeiro é uma experiência única em qualquer hora do dia. Vale para a comida de boteco depois da praia, para um café da manhã nas chiquérrimas confeitarias ou mesmo um jantar no polo gastronômico do Leblon. A verdade é que vai ser difícil escolher entre tantas opções.

Cultura

O Rio de Janeiro é um dos pontos emblemáticos da História do Brasil. Casa da família real no período imperial e posterior capital da república, tornou-se um celeiro político, arquitetônico, cultural, artístico e esportivo. E você pode respirar tudo isso em locais como o Theatro Municipal, Parque Lage, Jardim Botânico, Museu do Amanhã, igrejas e palácios do governo.

Jardim Botânico no Rio de Janeiro

👉Tudo sobre a cidade maravilhosa! Confira o que fazer no Rio de Janeiro neste guia completo.

Onde se hospedar durante o Réveillon no Rio de Janeiro

Para aproveitar ao máximo essa época do ano e sem passar perrengue, você precisa de conforto, segurança e excelente localização. Então, selecionamos 3 sugestões de hotéis parceiros do Hurb, muito confortáveis e com fácil acesso à praia de Copacabana e outras regiões do Rio. Eles contam com várias categorias de quartos, todos muito bem equipados, incluindo TV, Wi-Fi e ar-condicionado. 

Majestic Rio Palace Hotel  

O Majestic Rio Palace Hotel é um dos hotéis com melhor custo-benefício para passar o Réveillon no Rio de Janeiro. Fica a 3 quadras da praia de Copacabana, perto da estação Siqueira Campos do Metrô. Seus quartos são amplos, e você conta com espaços como piscina, academia e sauna. Ainda, há um restaurante com cozinha nacional e internacional. Conta com estacionamento pago.

Oceano Copacabana Hotel 

O Oceano Copacabana Hotel está localizado a apenas uma quadra da praia de Copacabana e 450m da estação Cardeal Arco-Verde. Inclui quartos com varanda e vista para o mar. Conta com excelente infraestrutura que inclui restaurante, sauna e piscina com um bar que serve deliciosos drinks. Há estacionamento pago.

Copacabana Mar Hotel 

O Copacabana Mar Hotel fica a 2 quadras da praia e está a apenas 50m da Estação Cardeal Arco-Verde. Além da linda vista para a cidade, é possível ver o mar da cobertura. Conta com piscina, bar, academia e restaurante tropical, com almoço e jantar. Estacionamento pago.

Dicas para curtir a virada do ano em Copacabana

Se seu objetivo é virar o ano nas areias de Copacabana, preste atenção nestas dicas para só ter boas lembranças do Réveillon no Rio de Janeiro:

Acesso

Vá a pé ou de metrô. As vias ficam todas bloqueadas e não transitam ônibus, nem táxis. Mas, atenção! O metrô entra em operação especial e só aceita cartões comprados antecipadamente, e há uma faixa de horário para ser utilizado. 

Pontos mais movimentados e mais vazios

Se você quer ficar no meio da multidão e ver de perto os shows do palco principal, prefira a região do Copacabana Palace. Já as extremidades da praia são menos movimentadas (Posto 1, Leme; Posto 5, em direção ao Forte de Copacabana). Nestas você também terá uma excelente visão e conseguirá tirar fotos incríveis.

Pedra do Leme

Segurança

Onde há multidão, pode haver furtos. Então, é recomendado não levar mais de um cartão de crédito e utilizar dinheiro para comprar qualquer coisa na praia. Não deixe celular, nem carteiras no bolso e prefira usar uma doleira por dentro da calça.

Conforto

Mesmo que chova vai fazer calor, então utilize roupas confortáveis. Prefira tênis e sandálias. Salto alto, definitivamente, não rola.

Crianças

Utilize pulseiras de identificação com nome da criança e contato dos responsáveis, bem como combine pontos de encontro em caso de se perderem.

Bebidas e comidas

Se você não pretende gastar com bebidas e comidas na praia, é melhor levar seus itens. Para mais segurança, utilize seu próprio cooler.

Aqui, você conheceu o grande destaque do Réveillon no Rio de Janeiro: Copacabana! Então, agora chegou a hora de fechar sua reserva em um dos hotéis parceiros do Hurb. Boa viagem!

Posts relacionados
Destinos InternacionaisEspanhaEuropaGastronomiaO que fazer

Descubra quais são os melhores restaurantes de Madrid

Destinos InternacionaisEuropaO que fazerPortugalVida Noturna

Baladas em Lisboa para agradar a todos os gostos

DestinosDestinos NacionaisNordestePernambucoPraia

Tudo sobre a Praia dos Carneiros, uma das mais cobiçadas do Brasil

Destinos NacionaisDicas de ViagemEspeciaisResorts e HotéisRio de JaneiroSudeste

Hotéis à beira-mar no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego