Destinos NacionaisRio de JaneiroSudeste

Para ir de carro: cidades imperdíveis próximas ao Rio de Janeiro

Cidades perto do Rio de Janeiro

Está no clima para viajar, mas não tem tempo disponível? Você pode não imaginar, mas existem cidades perto do Rio de Janeiro que dá para ir de carro e se deslumbrar com belezas naturais e pontos turísticos incríveis.

Ou seja, você não precisa ir para longe para desfrutar de bons momentos junto aos familiares e amigos. Basta fazer as malas e encher o tanque para curtir verdadeiras maravilhas que estão a poucos quilômetros de casa.

Quer ver? Abaixo, destacamos as principais cidades perto do Rio de Janeiro que você pode conhecer de carro.

Paraty

Você pode se deixar envolver pelo colorido dos casarões típicos e desfrutar da forte conexão com a Mata Atlântica ao visitar Paraty. A cidade fica a 236 km do Rio de Janeiro, sendo o lugar perfeito para ir de carro e passar o fim de semana.

O histórico colonial do Brasil está preservado na arquitetura da cidade, que é pontuada por ruas de pedra com livre circulação de pedestres. A cidade também é cercada por belas paisagens naturais de tirar o fôlego.

É também por lá que acontece a tradicional Festa Literária Internacional de Paraty, sendo um evento obrigatório para todos os amantes de literatura. Durante essa época, a cidade fica mais badalada e repleta de visitantes.

Petrópolis

Petrópolis fica a 68 km da capital fluminense, tendo pouco mais de 1 hora de tempo de viagem. Essa é uma das cidades perto do Rio de Janeiro que merecem a visita de quem está em busca de um lugar mais intimista para descansar.

Museu Imperial de Petrópolis no centro histórico

Conhecida como Cidade Imperial por ter sido fundada por Dom Pedro II, cada rua é repleta de referências a essa época do passado brasileiro. Muito desse passado pode ser conferido em pontos turísticos como o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont e a Catedral São Pedro de Alcântara.

Também vale a pena visitar lugares como o Palácio de Cristal, que é construído totalmente de vidro, e a Cervejaria Bohemia, onde fica uma das fábricas de cerveja mais antigas do Brasil.

Búzios

Búzios é a queridinha da icônica atriz francesa Brigitte Bardot, sendo também um lugar paradisíaco excelente para quem quer escapar da cidade grande por um fim de semana. Esse balneário fica a 177 km do Rio de Janeiro, ficando pouco acima de 2 horas e meia de viagem.

Praia de Búzios

Além de ser um destino praiano perfeito para quem quer curtir a natureza e se refrescar, Búzios também tem uma estrutura turística altamente requintada. Desde as suas pousadas até as suas lojas, dá para ver muito do glamour que se mantém desde a primeira visita de Brigitte.

Sendo um dos destinos mais procurados do Rio de Janeiro, Búzios também conta com restaurantes e bares bem badalados que proporcionam uma vida noturna bem agitada para os turistas.

Angra dos Reis

Angra dos Reis é outro destino praiano imperdível para quem quer aproveitar muita tranquilidade e natureza em uma pausa na semana. A cidade fica a 157 km da capital fluminense, totalizando 1 hora e meia de percurso.

Angra dos Reis

Em sua extensão estão localizadas diversas praias e ilhas que tornam Angra dos Reis um destino paradisíaco imperdível para quem é da capital. O grande destaque é Ilha Grande, que tem uma estrutura hoteleira preparada para receber turistas por vários dias.

Na região, é possível se deslumbrar com um mar azul esverdeado, fazer passeios para conhecer de perto a vida marinha e se reconectar com a natureza.

Penedo

Você conhece a Pequena Finlândia? É assim que Penedo é conhecida, uma cidade que fica a 175 km da capital e reúne muitas raízes nórdicas em pleno estado do Rio de Janeiro. Elas ficam visíveis na arquitetura, na gastronomia e na vida cultural da cidade.

Em sua visita, você também pode aproveitar para fazer compras. Afinal, Penedo possui diversas opções para quem quer renovar o guarda-roupa com malhas e a despensa com chocolates deliciosos.

Por fim, ao visitar Penedo, dá para esticar a viagem até Visconde de Mauá, que fica bem perto e traz diversas trilhas e cachoeiras para brindar os amantes da natureza.

Arraial do Cabo

Quem gosta de praticar mergulho para conhecer a vida marinha de perto pode escolher Arraial do Cabo entre as cidades perto do Rio de Janeiro para visitar. Ela fica a 140 km da capital, tendo águas cristalinas e uma grande diversidade de fauna e flora para deslumbrar os turistas.

Conhecida como o Caribe brasileiro, Arraial do Cabo tem praias imperdíveis como a Praia do Farol, as Prainhas do Pontal do Atalaia e a Praia Brava. Também é possível fazer um passeio de barco para conhecer as belezas da região e, claro, mergulhar e praticar snorkeling.

Entre a vida marinha presente em Arraial do Cabo estão tartarugas, golfinhos, baleias, arraias e corais de diversas cores. Essa é uma ótima escolha para fugir da cidade grande e ter um contato inesquecível com a natureza.

Teresópolis

Localizada a 90 km do Rio de Janeiro (a menos de 2 horas de carro), Teresópolis é um refúgio natural em meio às cidades agitadas do estado fluminense.

Um dos destaques é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde é possível fazer aquela que é considerada a caminhada mais bonita do Brasil. Na região também é possível avistar o Dedo de Deus, que é um pico de 1692 metros de altura.

Teresópolis no Rio de Janeiro

Os fãs da bola também vão se lembrar que é em Teresópolis que fica a famosa Granja Comary, o local de preparação oficial da Seleção Brasileira de Futebol.

Agora que você já conhece as principais cidades perto do Rio de Janeiro para visitar de carro, resta planejar o roteiro da sua próxima viagem. Mesmo que o dia a dia esteja corrido, nunca deixe de reservar um tempo para descansar e criar lembranças prazerosas junto a quem você ama. Então, comece a planejar desde já como será o seu passeio e aproveite!

Esse também é o momento para conferir as ofertas do Hurb para as cidades perto do Rio de Janeiro que você escolher!

Posts relacionados
DestinosDestinos NacionaisNordestePernambucoPraia

Tudo sobre a Praia dos Carneiros, uma das mais cobiçadas do Brasil

Destinos NacionaisDicas de ViagemEspeciaisResorts e HotéisRio de JaneiroSudeste

Hotéis à beira-mar no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego

BahiaDestinosDestinos NacionaisNordestePraia

O que fazer em Morro de São Paulo? Conheça aqui o seu roteiro

DestinosDestinos NacionaisExóticoMaranhãoNordeste

Primeira vez nos lençóis maranhenses? Saiba como chegar, o que fazer, quando ir e mais