América do SulArgentinaDestinos InternacionaisGastronomiaO que fazer

Conheça as comidas típicas de Ushuaia — a cidade do fim do mundo

comida típica de ushuaia

Conhecida como a cidade do fim do mundo, Ushuaia é um destino lembrado por suas belezas e paisagens extremas. No entanto, a sua viagem também pode ficar muito mais gostosa ao desfrutar das comidas típicas de Ushuaia.

Ushuaia fica na Terra do Fogo, na Argentina, que é uma colina íngreme com ventos fortes cercada por uma cordilheira. Ela é chamada de cidade do fim do mundo por ficar no extremo da América do Sul.

É possível conhecer muito de uma região ao desfrutar da sua gastronomia. Entre um passeio e outro pelas maravilhas naturais de Ushuaia, você pode desvendar a cultura local quando chegar a hora de fazer uma refeição.

Que tal aprender tudo sobre as comidas típicas de Ushuaia? Nós destacamos as principais informações para você planejar a sua viagem gastronômica a seguir!

Pratos típicos de Ushuaia

A gastronomia da região da Patagônia tem muita influência da sua proximidade com os oceanos e o clima frio. Ao mesmo tempo que também é possível ver abordagens inéditas para pratos que já fazem parte da cultura argentina e chilena.

Quer saber mais? A seguir, confira os detalhes das principais comidas típicas de Ushuaia, além de onde experimentá-las em sua viagem.

Cordeiro patagônico

Toda essa região que compreende a Argentina e o sul do Brasil é conhecida por seus belos cortes de churrasco. Ao passar por Ushuaia, você pode aproveitar a abordagem local para desfrutar de sua gastronomia típica.

A carne do cordeiro é cozida em uma cruz de metal ao longo de todo o dia ao ar livre. Isso faz com que ele adquira um sabor único, integrando as características do clima da região em sua composição. O resultado é uma pele crocante e carne macia.

Aí vai uma dica para experimentar o cordeiro patagônico: o restaurante La Morada del Aguila, em Ushuaia.

Truta patagônica

Ushuaia é banhada por dois oceanos, o que faz com que muito da sua gastronomia consista em frutos do mar. Então, é natural que um de seus pratos típicos seja a truta patagônica.

Ela tem as suas origens nas tradições da culinária italiana, só que adaptada ao clima e às condições da Patagônia. A truta patagônica pode ser frita, assada e grelhada, além de integrar deliciosos ensopados. Como toque final, ela traz um molho de macarrão que reforça as suas origens.

Você pode experimentar uma bela truta patagônica ao visitar o restaurante Kaupé, em Ushuaia.

Chupe de centolla

O chupe de centolla, ou apenas centolla, é um tipo de torta típico da região de Ushuaia. O ingrediente principal é o caranguejo rei, que dá origem a um creme que transforma completamente a experiência gastronômica do viajante.

Esse prato consiste na mistura do caranguejo rei com farinha de rosca e queijo, todos bem temperados e assados até atingir o ponto ideal. Essa reunião de sabores torna o prato bastante intenso, tendo tudo a ver com o cenário ao seu redor na Patagônia.

Quer uma dica de onde curtir uma ótima centolla? É só passar no restaurante Tía Elvira, em Ushuaia.

Merluza negra

Esse é outro exemplo de como os frutos do mar são partes recorrentes da gastronomia de Ushuaia. A merluza negra é um peixe nativo das águas geladas da região, tendo como principal característica a sua textura aveludada.

O prato é preparado com o peixe misturado e um molho amanteigado de limão e ervas. O resultado é capaz de deslumbrar os visitantes principalmente pela maciez do peixe, que chega a derreter na boca.

Você pode experimentar uma ótima merluza negra ao visitar o restaurante Kuar, em Ushuaia.

Quanto custa comer em Ushuaia?

O preço médio das refeições em Ushuaia é um pouquinho mais baixo do que o observado em outros destinos populares da Argentina, como Buenos Aires e Bariloche.

Por exemplo, com um almoço custando uma média de ARG$ 1900,00 e um jantar, ARG$ 2500,00. Esses se convertem para R$ 61,00 e R$ 81,00, respectivamente, mas vale a pena consultar o câmbio do dia. 

Além disso, é possível encontrar opções de custo mais baixo para encaixar em seu orçamento. Existe uma grande variedade de segmentos gastronômicos em Ushuaia, sem contar que os seus pratos típicos são praticamente onipresentes.

Os melhores restaurantes de Ushuaia

Aproveite para conhecer as nossas dicas de restaurantes para experimentar as comidas típicas de Ushuaia em grande estilo. Afinal, para o seu turismo gastronômico ser de qualidade, ele precisa contar com estabelecimentos de qualidade.

La Morada del Aguila

Essa foi a nossa dica para experimentar um autêntico cordeiro patagônico em Ushuaia. O restaurante La Morada del Aguila conta com um cardápio rico de opções da gastronomia argentina, com ênfase nos cortes de churrasco.

Com perfil versátil e atendimento personalizado, o restaurante também possibilita curtir um bom chá da tarde enquanto se acompanha o pôr-do-sol de Ushuaia.

Kaupé

Unindo as gastronomias francesa e de frutos do mar, o restaurante Kaupé foi a nossa recomendação para você curtir uma boa truta patagônica. Também é possível aproveitar uma boa merluza negra e a receita própria do restaurante para a típica centolla.

Além disso, não deixe de conhecer a carta de vinhos. O Kaupé oferece desde vinhos tintos, brancos até espumantes para ocasiões especiais.

Tía Elvira

O restaurante Tía Elvira foi a nossa dica para você curtir uma boa centolla em Ushuaia. Só que o local tem várias ótimas opções no cardápio para quem quer aproveitar o melhor da gastronomia da Terra do Fogo.

Por exemplo, é possível optar por uma lasanha de carne, bife de chorizo, merluza negra, truta grelhada e salmão como parte das alternativas oferecidas. Outro destaque é a decoração, que contribui para o ambiente aconchegante e familiar.

Kuar

O Kuar é um bar e restaurante de Ushuaia, onde você pode aproveitar as comidas típicas da região ao mesmo tempo em que brinda o dia com bons drinks. Localizado com vista para o Canal de Beagle, ele tem um delicioso cardápio de frutos do mar para deslumbrar os visitantes.

O grande destaque é a merluza negra, preparada à tradição local com o máximo de maciez na carne. Aliás, também existem outras ótimas opções de churrasco e frutos do mar no Kuar.

Ao considerar as comidas típicas de Ushuaia, fica nítido o quanto a riqueza da natureza e da cultura da região influenciam a gastronomia. Portanto, ao planejar a sua visita a esse lugar sensancional da Terra do Fogo, faça questão de aproveitar as nossas dicas para saborear o que há de melhor nos pratos da Patagônia.😊
Você pode aproveitar as comidas típicas de Ushuaia e as demais atrações da região com um pacote de viagem que cabe no seu orçamento. Basta acessar as opções do Hurb!

Posts relacionados
AlemanhaDestinos InternacionaisEuropa

10 motivos para conhecer Berlim

Destinos InternacionaisEspanhaEuropaGastronomiaO que fazer

Descubra quais são os melhores restaurantes de Madrid

Destinos InternacionaisEuropaO que fazerPortugalVida Noturna

Baladas em Lisboa para agradar a todos os gostos

América do SulArgentinaDestinos InternacionaisEspeciaisResorts e Hotéis

Unique Art Madero: hospede-se com estilo num dos cartões postais de Buenos Aires