América do SulArgentinaAventuraBolíviaChileDestinosNatureza

Neve na América do Sul? Saiba onde aproveitar o inverno perto do Brasil

neve na américa do sul

A América do Sul é um continente tão incrível e cheio de opções para viajantes que fica difícil saber qual visitar primeiro! Aqui temos praias, montanhas, cidades históricas no interior… e até neve! Sim, tem neve na América do Sul!

A localização geográfica do nosso país acaba fazendo com que geadas sejam mais comuns do que neve constante e em grande volume – mesmo na região Sul do Brasil. 

Embora seja encontrada neve em picos de montanhas em várias regiões da América do Sul – como Equador e Peru –, é em três dos 12 países sul-americanos que pessoas viajantes podem programar seu roteiro de inverno para curtir a neve.

Bora descobrir onde você encontra neve na sua próxima viagem pela América do Sul?! 🤩

Bariloche (Argentina)

Um dos lugares mais populares quando se pensa em neve na América do Sul é a Argentina e, em especial, Bariloche. A província está localizada na região da Patagônia e faz fronteira com o Chile – estando, inclusive, mais perto desse país do que da capital argentina, Buenos Aires. 

Porém, se sua ideia é curtir a neve, não dá para ir a Bariloche em qualquer época do ano. A alta temporada acontece entre julho e agosto, quando as várias atrações voltadas para curtir a neve estão bombando. Nos períodos de final de junho e início de setembro ainda tem neve e a alta temporada já passou, mas pode ser que algumas atrações estejam encerradas e não dê para curtir a neve. 

Fora desses períodos, não adianta buscar neve em Bariloche, então programe sua viagem para as épocas certas do ano

Ushuaia (Argentina)

Talvez você não conheça Ushuaia como um destino popular para a neve: Ushuaia é mais conhecida pelo nome “cidade do fim do mundo” por ser a cidade mais ao sul de todo o planeta. Assim como Bariloche, também está bem próxima da fronteira chilena.

As grandes similaridades entre Bariloche e Ushuaia acabam aí. A cidade do fim do mundo tem uma pegada muito mais voltada para o ecoturismo do que Bariloche, especialmente porque vários viajantes são atraídos para Ushuaia para observar sua fauna e flora – como pinguins, lobos-marinhos e corvos-marinhos. 

Ushuaia também tem neve garantida entre os meses de junho e setembro, então não vai faltar tempo para aproveitar atividades como esqui e snowboard. 

Valle Nevado (Chile)

A Argentina é tudo de bom e é difícil não ser fã desse país! Mas quem está buscando neve na América do Sul tem outras opções de destinos para escolher. Que tal conhecer um pouco mais sobre as cidades que têm neve no Chile? 

O Valle Nevado está localizado a cerca de 60km da capital chilena Santiago (cerca de 1h30  de carro) e fica na Cordilheira dos Andes, que é considerada o maior complexo montanhoso do mundo. Assim como nas outras cidades mencionadas, a melhor época para visitar é durante a temporada de inverno – em que a neve está adequada para a prática de esportes –, então programar a visita entre junho e setembro é a melhor pedida

Ah, e sempre vale lembrar que, quando estiver no Chile, você está também em um dos destinos mais famosos do planeta para curtir um vinho de excelente qualidade. Que tal uma tacinha do autêntico vinho chileno tendo os Andes como cenário? 

Nevados de Chillán (Chile)

Outra estação de esqui que está conquistando a atenção de pessoas que buscam combinar relaxamento e aventura na mesma viagem é em Nevados de Chillán, localizada a 480km de Santiago.

Embora não tenha a mesma fama que o Valle Nevado, Nevados de Chillán não deixa nada a desejar quando se fala de belíssimos cenários naturais, conforto, e opções de atividades na neve. Trenós puxados por cães Husky, snowboard, trekking, esqui… pode escolher sua atividade e você vai encontrar na densa neve chilena de Nevados de Chillán! 

O vilarejo também tem outro atrativo irresistível, e que fica disponível durante o ano inteiro: as incríveis termas naturais, com água que vêm naturalmente em uma temperatura quente e agradável. Já imaginou curtir um tempo nas termas depois de esquiar pelas montanhas? #partiu arrumar as malas para não perder esse passeio!

Montes Chacaltaya e Huayna Potosí (Bolívia)

Por ser um continente tão grande, é claro que as opções de neve na América do Sul não iriam se limitar a apenas dois países, não é mesmo? Vale muito a pena conhecer as opções de viagem à Bolívia para quem quer conhecer montes nevados. 

O mais famoso é o Chacaltaya, que fica a mais de 5.400 metros de altitude. A estação de esqui mais alta do mundo também ficava no Chacaltaya, mas está desativada já há alguns anos. Diferentemente das outras cidades mencionadas neste artigo, Chacaltaya fica a menos de uma hora de distância de La Paz, capital boliviana.

Já o Huayna Potosí é um pico localizado também na Cordilheira dos Andes. Quem visita essa montanha está a mais de 6.000m acima do nível do mar! No entanto, o Huayna Potosí é considerado um ótimo local para dar os primeiros passos na prática do montanhismo. Lá, é possível contratar aulas práticas e teóricas para se tornar uma verdadeira pessoa profissional das escaladas!  

Dica bônus: esportes para se praticar na neve 

Falamos de locais ótimos para visitar para quem busca emoção e belas paisagens de neve na América do Sul. E que tal saber quais atividades radicais você pode buscar quando estiver nos picos de neve? 

  • Snowboard (usando uma espécie de prancha de skate); 
  • Trenó (sendo puxado por animais);
  • Esqui (com bastões e um tipo de “patins” para a deslizar nos picos de neve);
  • Patinação (patins para usar em lagos congelados);   
  • Raquetes (para ajudar em caminhadas e trilhas); 
  • Quadriciclos (quase um passeio 4×4 na neve!). 

Não se esqueça de contratar um seguro viagem quando for incluir a prática de atividades radicais no seu roteiro! Acidentes podem acontecer e é melhor você saber que tem a devida cobertura de saúde para receber atendimento em caso de necessidade. 

O Hurb te ajuda a planejar sua viagem, decidir qual o melhor destino para visitar, e também oferece várias opções de pacotes e hospedagens pelos melhores preços! Que tal decidir qual viagem vai entrar no seu roteiro?

Até a próxima! 💙

Posts relacionados
DestinosDestinos NacionaisNordestePernambucoPraia

Tudo sobre a Praia dos Carneiros, uma das mais cobiçadas do Brasil

América do SulArgentinaDestinos InternacionaisEspeciaisResorts e Hotéis

Unique Art Madero: hospede-se com estilo num dos cartões postais de Buenos Aires

BahiaDestinosDestinos NacionaisNordestePraia

O que fazer em Morro de São Paulo? Conheça aqui o seu roteiro

DestinosDestinos NacionaisExóticoMaranhãoNordeste

Primeira vez nos lençóis maranhenses? Saiba como chegar, o que fazer, quando ir e mais