Arte e CulturaCroáciaCuriosidadesDestinos InternacionaisEuropaO que fazer

Coração partido? Museu das Relações Rompidas tenta ajudar a superar términos

museu das relações rompidas

O Museu das Relações Rompidas (Museum of Broken Relationships), localizado em Zagreb, na Croácia, é uma atração peculiar que tem chamado a atenção dos visitantes pela variedade de objetos doados por pessoas que terminaram relações e não sabem o que fazer com os presentes ou peças que remetam ao relacionamento.

O museu foi criado em 2006 por um ex-casal, Olinka Vistica e Drazen Grubisic, depois que o relacionamento dos dois chegou ao fim há mais de 20 anos. A questão da “guarda compartilhada” de um coelho foi o “insight” para que o museu tomasse vida.

O museu tem como objetivo ajudar as pessoas a superar o fim de um relacionamento, criando um lugar para onde elas possam mandar as coisas que restaram depois da separação.

Atualmente, a coleção do museu reúne mais de quatro mil peças, sendo aproximadamente 70 itens exibidos de cada vez. De acordo com Charlotte Fuentes, curadora responsável pelo acervo e pela organização de mostras fora da Croácia, toda semana chegam novos itens.

O interessante do Museu das Relações Rompidas é que ele não se limita a objetos que se referem a relacionamentos amorosos.

“Sempre fizemos questão de deixar o nome do museu em aberto; é apenas o ‘Museu das Relações Rompidas’, não fala nada de amor. Todos os relacionamentos são emocionais, não só os românticos”, explica Vistica.

Alguns objetos da exposição refletem ainda o contexto político e/ou social do país de origem. Por exemplo, quando promovida uma mostra nas Filipinas, foram recebidas muitas doações de casais que se separaram devido à emigração.

Milhões de filipinos vão para o Canadá, Dubai e outros lugares para trabalhar e acabam se separando. Se houver uma exposição na Ucrânia, provavelmente serão conhecidas histórias de perdas causadas pela guerra.

Os objetos doados são enviados pelos doadores pelo correio e precisam ser acompanhados por uma explicação do contexto que envolve a peça. As identidades dos doadores são mantidas em sigilo para que as histórias possam ser contadas de forma verídica.

Alguns dos objetos da exposição são bastante inusitados, como um pedaço de um bolo comemorativo de 37 anos de casamento. “Acho incrível o que as pessoas fazem para tentar manter o amor vivo”, disse Fuentes.

Outro objeto curioso é uma placa de Petri com uma raspagem de pele de mais de 30 anos. “Uma bióloga recolheu a amostra da própria perna quando ela era uma adolescente e a conservou em formol. Ela disse que o relacionamento com sua pele mudou completamente ao longo dos anos e que a raspagem simbolizava essa relação”, explica Fuentes.

Museu da Relações Rompidas é aberto para visitação

O Museu das Relações Rompidas é um lugar que inspira a reflexão e a superação de términos de relacionamentos. A ideia de transformar objetos que já não têm mais serventia em peças de museu é bastante interessante e atraente.

O museu é um espaço onde as pessoas podem compartilhar suas histórias e experiências de términos de relacionamentos e encontrar consolo e solidariedade em meio a um sentimento de dor e sofrimento.

O acervo do museu é composto por objetos doados por pessoas que quiseram se desfazer de algo que representasse um término de relacionamento, como cartas de amor, presentes, roupas, fotografias, entre outros itens. Cada objeto possui uma história única e, juntos, eles contam uma narrativa coletiva sobre a natureza humana e suas relações afetivas.

Ao visitar o Museu das Relações Rompidas, é possível refletir sobre os altos e baixos dos relacionamentos amorosos e a importância de superar essas experiências para seguir em frente.

É um lugar que inspira a empatia e a compaixão, lembrando-nos de que todos passamos por momentos difíceis em nossas vidas amorosas, mas que podemos encontrar apoio na comunidade e na arte para superá-los.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
Arte e CulturaEuropaTurismo

Explore a magia de Harry Potter em Londres

HurbO que fazerRomânticoUncategorized

Pensando em casar? Separamos os destinos mais românticos para fazer seu pedido

CuriosidadesDestinosDestinos NacionaisHurbViagens

São Paulo: A Metrópole que Acolhe o Mundo

Arte e CulturaDestinos ImersivosDicas de ViagemEventosUncategorizedViagens

Descubra destinos que marcaram a ficção científica neste Dia do Orgulho Nerd