Arte e CulturaDestinos ImersivosDicas de ViagemEventosUncategorizedViagens

Descubra destinos que marcaram a ficção científica neste Dia do Orgulho Nerd

Descubra destinos que marcaram a ficção científica neste Dia do Orgulho Nerd

O dia 25 de maio nunca passa em branco para os nerds ao redor do mundo. Para celebrar o entretenimento cultural que se desenvolveu a partir dessa identidade, a data foi escolhida como “Dia do Orgulho Nerd”. Nesse mesmo dia, há 47 anos, era lançado o primeiro filme da saga Star Wars – uma das obras de ficção científica mais celebradas na cultura pop. A data foi ainda uma homenagem ao autor de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, Douglas Adams, que faleceu em maio de 2001. A série retrata as aventuras pelo espaço de um grupo de protagonistas com uma dose de humor.

Como é comum entre os fenômenos da cultura popular, essas obras foram expandidas e adaptadas para diversos formatos, conquistando cada vez mais fãs a cada novo produto. E, pela perspectiva das obras cinematográficas que conquistaram esse público, elencamos os destinos que ajudaram a contar histórias que fazem parte desses universos ficcionais que moldaram gerações.

 

 

Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante…

Para os aficionados pela saga espacial mais famosa de todos os tempos, há uma gama de locais onde aconteceram as filmagens da série Star Wars. Na Califórnia (EUA), o Redwood National and State Parks foi a casa dos Ewoks, as inteligentes criaturas que parecem ursos de pelúcia, que estrelaram O Retorno de Jedi, de 1983. Chamada de Endor no filme, a floresta também foi cenário da batalha final entre as frotas imperiais e a Aliança Rebelde. Ainda nos EUA, dois desertos marcaram a trama: o Death Valley National Park é uma das locações de Uma Nova Esperança, por onde vagaram Luke Skywalker, Obi-Wan, R2D2 e C3PO; enquanto o Buttercup Valley, no Arizona, foi visitado por Jabba the Hutt, antagonista do quarto episódio da série.

 

VISITE OS DESERTOS CALIFORNIANOS DE STAR WARS

 

O mundo não está em seus livros e mapas, ele está lá fora

Para dar vida às vastas terras de Middle-earth, retratadas na trilogia épica “O Senhor dos Anéis” e descritas com detalhes pelo autor J. R. R. Tolkien, Nova Zelândia foi o plano de fundo escolhido. Apesar da vila retratada nos filmes ter sido desfeita após a gravação da trilogia, a adaptação de O Hobbit – narrativa que se passa no mesmo universo -, em 2012, ocasionou a reconstrução dos sets. Hoje, eles estão abertos à visitação do público.

É na pequena cidade de Matamata, em Auckland, com menos de 10 mil habitantes, que estão a Pousada do Dragão Verde e o Bolsão. Na primeira, foi recriada a taverna onde Frodo e os demais seres mágicos de Tolkien se reuniam para beber e onde aconteceram encontros importantes para o desenvolvimento da história, como a introdução ao guardião Aragorn. Já o Bolsão é como se chama o local que concentra as tocas dos hobbits – aqueles vales verdes com pequenas portas redondas e chaminés incrustadas no solo. Esse é um dos cenários mais famosos dos filmes e foi nele que Bilbo recebeu Gandalf para planejar a retomada de Erebor. Aqui é possível também fazer um tour virtual pelos sets. 

 

FAÇA O TOUR VIRTUAL POR HOBBITON

 

A única pessoa que tem medo do seu poder é você mesmo

Três locais diferentes no Canadá foram usados para retratar as cenas externas do casarão habitado pelos alunos do Professor Xavier, na escola para jovens superdotados onde conhecemos os X-Men. A fachada da imponente construção de pedra que acolhia as criaturas é do Castelo de Hatley, em British Columbia. Nas telonas, as cenas da propriedade incluíram ainda imagens dos jardins da Casa Loma, em Toronto, e de Parkwood State, em Ontário.

 

CRIE SEU ROTEIRO NO CANADÁ

 

São narrativas como as três aqui citadas que proporcionam explorar novos destinos que se transformaram em mundos fantásticos para não apenas nos incentivar a refletir sobre o passado e o presente, mas a projetar um futuro no qual as possibilidades sejam infinitas, como acontece no cinema. E, assim, as jornadas da ficção mantêm vivo o orgulho nerd e transcendem décadas, marcando seu lugar na cultura muito antes de sua formalização como data comemorativa. 

 

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
DestinosDestinos InternacionaisDicas de ViagemTurismoViagens

Bariloche: o destino perfeito para suas férias de inverno

DestinosDestinos InternacionaisDicas de ViagemHurbTurismoViagens

Aventura Peruana: Explore Lima e Ica com Novo Pacote Hurb

América do SulChileDestinosViagens

Descubra Puerto Montt: Seu Próximo Destino dos Sonhos no Chile

DestinosDestinos NacionaisDicas de ViagemTurismoViagens

Explore Pedra Azul, o paraíso natural do Espírito Santo