People

Por que a tolerância nas classes mais altas é maior?

Já se perguntou por que algumas pessoas parecem atravessar situações difíceis com facilidade, mesmo quando cometem erros ou demonstram certo despreparo? Especialmente quando essas pessoas pertencem a classes sociais mais altas? Há razões interessantes para isso, e hoje vamos explorá-las:

As Rede de Conexões e Capital Social fazem parte desta relação, uma vez que pessoas das classes mais altas frequentemente possuem uma rede de contatos sólida. Isso significa que conhecem pessoas influentes que podem ajudar quando algo dá errado. Imagine ter um grupo de amigos que sempre está disposto a apoiar e dar uma “mãozinha” quando você precisa. Essa rede de conexões pode ser um verdadeiro salva-vidas em momentos de crise.

Os Recursos Financeiros fazem uma grande diferença, afinal, quem tem recursos financeiros pode contratar especialistas prevenir e reparar erros ou investir em soluções que outras pessoas não conseguem. Além disso, existe também a redução dos impactos financeiros, o que torna a gestão de falhas mais fácil. A segurança financeira proporciona um equilíbrio que muitos não dispõem.

Percepção e Status são fatores consideráveis, tendo em vista que, a percepção que temos das pessoas conta bastante. Aqueles com status social elevado ou uma reputação positiva tendem a ter suas falhas mais facilmente contornados. Muitas vezes, pensamos: “Ah, foi só um deslize, essa pessoa geralmente é competente.” Esse benefício da dúvida é um privilégio considerável que ajuda a suavizar o impacto dessas falhas.

A Proteção Institucional, seja por empresas, governos ou outras organizações, às vezes atuam com protecionismo, amenizando as falhas cometidas. Pode haver uma hesitação em expor ou punir severamente alguém de alta posição para manter bons relacionamentos ou evitar repercussões negativas. Essa proteção institucional é uma camada extra de segurança que pode os isentar de muitas consequências.

Por fim, temos Poder e Influência que atingem, principalmente pessoas em posições de poder que possuem uma influência que é utilizada em seu favor. Elas conseguem controlar melhor as narrativas, o que ajuda a manter as falhas cometidas em menor evidência.

Com essas percepções concluímos que, a tolerância para com as classes mais altas resulta de uma combinação de redes de apoio, recursos financeiros, percepções sociais e influência. 

Aqui no Hurb, estamos sempre atentos para identificar possíveis falhas e atuar estrategicamente em busca de melhorias. Queremos proporcionar aos nossos colaboradores um ambiente de trabalho saudável, seguro e justo para todos. Sabemos que é um processo que leva tempo e não acontece do dia para a noite, mas estamos comprometidos em buscar constantemente melhorias que tragam resultados positivos para todo o nosso time.

E você, já teve essa conversa por aí?

LEIA TAMBÉM: Segurança Psicológica no Ambiente Corporativo

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
People

Estratégias para Promover Diversidade e Inclusão no Ambiente Corporativo

People

Segurança Psicológica no Ambiente Corporativo

People

As 5 linguagens do amor: para além dos relacionamentos afetivos

People

Como engajar equipes de forma eficiente em momentos atípicos