Medir e Definir Metas: Permite alcançar diversidade e inclusão, exige a mesma abordagem estratégica de qualquer outra meta de negócios: coleta e análise de dados e definição de metas claras.
Coletar, Analisar e Comparar: Exige que os dados sobre a diversidade na sua empresa sejam verificados e comparados com outras empresas ou com o mercado.
Definir Metas: Com base nos dados, estabeleça onde sua empresa está e onde quer chegar.
Compartilhar e Monitorar Metas: Envolva todos os times, gerentes e compartilhe essas metas abertamente. A transparência aumenta a responsabilidade e o compromisso.
Tratar Reclamações como Insights
Reclamações são insights valiosos que revelam áreas que precisam de melhorias. Crie um sistema eficaz de reclamações, como ouvidorias e escritórios de resolução de conflitos, para incentivar os funcionários a se manifestarem e garantir uma resolução justa.
Avaliar a Tecnologia com Cuidado
A tecnologia pode ser tendenciosa. As ferramentas utilizadas devem ser construídas com dados justos e testadas regularmente para evitar preconceitos. Certifique-se de que seus dados são representativos e faça ajustes sempre que necessário.
Não Tirar Conclusões de Pequenos Grupos
Ideal que, todos o estudos realizados não sejam com amostras pequenas, pois podem perpetuar estereótipos. Aumente a visibilidade de grupos sub-representados. Opte por avaliações conjuntas ao invés de individuais para obter uma visão mais precisa.
Adaptar ao Contexto
Cada empresa tem uma cultura única. Envolva gerentes e líderes desde o início para adaptar as estratégias de D&I ao contexto específico da sua organização. Nem toda abordagem funciona para todas as empresas, então personalize suas estratégias para maximizar a eficácia.
Entendemos que, empresas que adotam políticas de diversidade e inclusão ganham uma melhor reputação no mercado, o que aumenta a competitividade e impacta positivamente na atração e retenção de talentos. Além disso, a legislação exige que empresas com mais de 99 funcionários destinem de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência (PCDs), tornando a inclusão uma prática legal e ética.
Por fim, uma força de trabalho diversa e inclusiva quebra paradigmas e aumenta o potencial da sua empresa para atender a todos os públicos e demandas. Utilize essas estratégias como ponto de partida para criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo. Reúna seus dados, defina metas, trate reclamações como insights, avalie suas tecnologias, considere o contexto e envolva seus líderes.
Aqui no Hurb estamos dando cara nova para esse tema e buscando compreender todas as possibilidades de melhorias de maneira mais assertiva.
Agora, é hora de implementar essas estratégias e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado. Comece hoje. Faça essa mudança acontecer!
LEIA TAMBÉM: Segurança Psicológica no Ambiente Corporativo
VEJA MAIS: #22 – N3GÓCIO QUE EU QUERO: Diversidade e Inclusão