DestinosDestinos NacionaisGastronomiaNordesteO que fazerPraiaRio Grande do Norte

Rio Grande do Norte: experimente os pratos típicos de Natal

ginga com tapioca natal rio grande do norte

Para conhecer bem um destino, você precisa experimentar todos os seus sabores. A capital do Rio Grande do Norte, Natal, é riquíssima neste quesito!

A cidade de Natal (RN) tem tantos atrativos que talvez a culinária nem esteja entre os primeiros interesses que vêm à cabeça dos visitantes. No entanto, a gastronomia potiguar pode ser uma grata surpresa para os turistas!

Selecionamos alguns dos principais pratos da região, daqueles que não se deve sair de lá sem conhecer.

Peixe à Moda Potiguar

Os frutos do mar estão entre os destaques da culinária nordestina, mas o Peixe à Moda Potiguar é feito de um jeitinho todo especial, que você só vai encontrar em Natal. O prato legítimo é feito com Pargo ou o Cioba, mas é possível encontrar o prato com outros tipos de peixes.

Ele é assado na grelha e temperado com cebola roxa, coentro e cebolinha. Parece simples, mas a mistura dos peixes regionais com as especiarias na grelha dá um toque bem marcante. Para acompanhar, arroz branco, aipim frito, salada, farofa e rodelas de abacaxi e melão, o pulo do gato!

Ginga com tapioca

Outra iguaria da região é a Ginga, nome regional dado ao peixe da espécie Manjuba ou Manjubinha. Pequenino, ele tem cerca de 15 centímetros de comprimento e geralmente é servido assado na grelha ou na brasa.

Em Natal, é comum encontrá-lo como recheio da tapioca e esse prato típico, de origem indígena, é considerado Patrimônio Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte. Além da Ginga, outros peixes são servidos com tapioca, que também pode vir recheada com coco e servida com manteiga de garrafa.

Caranguejada

Caranguejada é um dos pratos tradicionais adorados pelos potiguares. Normalmente é servida nos restaurantes à beira mar por toda a cidade e também nas barracas de praia.

Em geral, vem acompanhada com pirão de caranguejo, molho vinagrete, salada, ovo cozido, arroz e farofa. Feita no leite de coco, a Caranguejada lembra um pouco a Moqueca Capixaba, porém com o sabor inigualável do caranguejo.

Paçoca de carne de sol

A Paçoca de Carne de Sol pode ser um delicioso acompanhamento feito com manteiga de garrafa, carne de sol bem desfiadinha, farofa e coentro (afinal, você está no Nordeste)!

Em Natal, esta farofa normalmente é servida com a própria carne de sol na grelha e outros tipos de churrasco. Porém, ela também pode ser feita com feijão verde, tornando-se, assim, o prato principal. Em ambos os casos, fica deliciosa e merece ser experimentada e repetida.

Carne de sol com Arroz de leite

A Carne de Sol à Moda Potiguar não tem tantas particularidades na forma como é preparada, mas o que a deixa especial são os acompanhamentos.

Entre eles, estão o feijão verde, aipim, farofa, manteiga de garrafa e o arroz de leite, outro prato típico da culinária de Natal. O arroz de leite é preparado com leite, manteiga e sal e fica bem cremoso, como uma versão salgada do arroz doce.

De dar água na boca! Comece a preparar seu roteiro de viagem para conhecer os sabores do Rio Grande do Norte.

What’s your Reaction?
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
+1
1
+1
0
Posts relacionados
DestinosDestinos NacionaisDicas de ViagemHurbTurismoViagens

Aproveite as Maravilhas de Foz do Iguaçu com Conforto Extra

HurbO que fazerRomânticoUncategorized

Pensando em casar? Separamos os destinos mais românticos para fazer seu pedido

CuriosidadesDestinosDestinos NacionaisHurbViagens

São Paulo: A Metrópole que Acolhe o Mundo

DestinosHurbNaturezaO que fazerSão PauloViagens

Descubra as belezas naturais da Serra Paulista

Deixe um comentário