América do SulArgentinaArte e CulturaO que fazer

La Bombonera: histórias e curiosidades de um estádio

La bombonera

Um dos grandes templos do futebol mundial. É difícil não tratar La Bombonera dessa forma, pois estamos falando de um estádio histórico, localizado num dos maiores centros da América do Sul, a cidade de Buenos Aires. Lá foi palco de jogos históricos e foi onde grandes craques deram seus primeiros passos vestindo a camisa do Boca Juniors.

Mais do que um estádio de futebol, La Bombonera é um dos grandes pontos turísticos da Argentina. É difícil ver um apaixonado pelo esporte visitar a cidade e não fazer o tour pelo museu, passando pela arquibancada e até mesmo descendo até o gramado. É mais do que a história de um clube. Ali está um pouco da história de um país.

Uniformes que fazem parte do acervo do Museo de la Pasión Boquense

E um pouco de todos os fatos marcantes e curiosidades que deram origem e ajudaram a construir toda a lenda por trás do estádio estão neste post. Continue a leitura!

A origem e história de La Bombonera

Sim, La Bombonera é uma alusão ao que conhecemos no Brasil como caixa de bombons. E esse nome se dá pelo formato quadrado, um dos grandes atrativos e que faz o estádio ser reconhecido como um verdadeiro caldeirão. Ele é um entre os 36 estádios existentes na cidade de Buenos Aires, junto com os de clubes como Racing, Independiente e seu grande e maior rival, o River Plate.

Apesar do nome icônico, La Bombonera é um apelido dado pelo grande público e pela imprensa. De batismo mesmo, Estádio Alberto J. Armando é o original, uma homenagem a um antigo presidente do Boca Juniors. A inauguração do estádio aconteceu em 1940, apenas dois anos depois do início das obras de construção.

Estádio histórico, bairro turístico e tour guiado

Um dos grandes detalhes que envolvem La Bombonera é sua localização histórica, um dos principais pontos turísticos da cidade de Buenos Aires, o bairro La Boca. Por lá, há a rua El Caminito, região em que as construções são todas coloridas e há muitas pinturas pelos muros. Sem dúvidas, uma área atrativa e que rende belas fotos e recordações.

Uma ótima experiência para quem é amante do futebol e da história do clube gigante que é o Boca Juniors é passar o dia no bairro. Há muito o que fazer: visitar lojinhas não oficiais do clube, passear na rua El Caminito, visitar os restaurantes da região, ir ao Museu de Cera de Buenos Aires e, por fim, fazer o tour em La Bombonera. Isso inclui a visita ao museu do clube e ao estádio.

Durante a tour, se você comprar o pacote completo, é possível visitar não só a arquibancada, mas também o gramado, as cabines de imprensa e até mesmo os vestiários com acesso ao túnel. Inegavelmente, é o mais perto da experiência que um jogador de futebol profissional pode ter dentro das estruturas de La Bombonera.

Visitas à La Bombonera

Todos os dias, das 10h às 18h, confira os valores no site do Hurb para realizar o tour pelos estádios do Boca Juniors.

Viaje no precinho para Buenos Aires com o Hurb

A arquitetura de um alçapão temido

La Bombonera é um dos estádios mais temidos pelos adversários do Boca Juniors, sejam os competidores locais, sejam os vizinhos sul-americanos que visitam o estádio pela Copa Libertadores. O principal diferencial do local é sua construção, com anéis de arquibancada um sobre os outros, criando uma atmosfera com incrível acústica.

O arquiteto que projetou o estádio, Viktor Sulčič, pensou nessa disposição das arquibancadas justamente por não ter um espaço muito grande para a construção. Ou seja, em vez de ter um estádio amplo, como é o caso do Maracanã, ele pensou em uma estrutura compacta, mas espaçosa dentro do que era possível.

Como resultado, La Bombonera é um verdadeiro caldeirão que comporta 49 mil torcedores apaixonados pelo Boca Juniors e que cantam os 90 minutos sem parar. E com um detalhe muito importante: as arquibancadas são bem próximas do campo. Para os adversários, péssimo negócio. Já para o Boca, uma incrível atmosfera de apoio ao time!

O rivais estão por perto

Uma famosa frase do filme O Poderoso Chefão vale muito bem para a localização dos estádios em Buenos Aires: “Mantenha seus amigos perto e seus inimigos mais perto ainda”. La Bombonera fica em uma região em que alguns outros rivais importantes do Boca também têm seus estádios localizados, acirrando ainda mais as disputas.

Um dos grandes clubes de Buenos Aires, o Racing Club, tem seu estádio, o Avellaneda, a nada menos do que 26 minutos de distância de La Bombonera. E não para por aí! Outro grande clube da cidade, o Independiente, tem seu estádio, o Libertadores de América, há apenas 30 minutos de distância do estádio do Boca Juniors.

Então, para quem visita Buenos Aires e é um verdadeiro amante do futebol, é uma ótima ideia aproveitar os dias na cidade para conhecer também a casa do Racing Club e do Independiente, duas instituições clássicas da Argentina. Ah, e se você estiver com um pouco mais de tempo, pouco mais de 1 hora é o suficiente para chegar ao Monumental de Nuñez, estádio do River Plate, maior rival do Boca.

Os brasileiros que se deram bem na La Bombonera

La Bombonera é reconhecida como um território hostil para os adversários, o que não poupa nem mesmo os clubes brasileiros. Ao longo da história, em competições sul-americanas, muitos times daqui sofreram ao visitar nossos hermanos. Entretanto, o Boca também tem seu histórico de derrotas para os brasileiros.

É bem verdade que não foram muitos, mas as conquistas foram importantes. Até hoje, estas foram as vitórias de clubes do Brasil em La Bombonera:

Boca Juniors 2 x 4 FlamengoAmistoso1958
Boca Juniors 1 x 4 GrêmioAmistoso1959
Boca Juniors 1 x 5 São PauloAmistoso1961
Boca Juniors 1 x 2 SantosLibertadores1963
Boca Juniors 3 x 4 SantosAmistoso1964
Boca Juniors 3 x 5 Botafogo-SPAmistoso1971
Boca Juniors 1 x 2 CruzeiroLibertadores1994
Boca Juniors 2 x 3 São PauloSupercopa1995
Boca Juniors 0 x 1 PaysanduLibertadores2003
Boca Juniors 1 x 2 InternacionalSul-Americana2008
Boca Juniors 1 x 2 FluminenseLibertadores2012
Boca Juniors 0 x 2 PalmeirasLibertadores2018

La Bombonera, Buenos Aires e Argentina. Este é um combo incrível para quem ama futebol e gosta de desbravar nossos países vizinhos da América do Sul. Sem dúvida, é uma experiência rica em história e cultura, tudo isso aqui pertinho!

Aproveite e conheça as ofertas e pacotes de viagem do Hub para conhecer a Argentina!

Posts relacionados
AlagoasDestinosDestinos NacionaisEventosFamíliaNordesteO que fazerPraia

Réveillon em Maceió: descubra as atrações da festa no Alagoas

América do SulArgentinaArte e CulturaDestinosGastronomiaO que fazerUrbano

Caminito: o famoso caminho colorido de Buenos Aires

América do SulArgentinaArte e CulturaDestinosGastronomiaO que fazerRomântico

Show de tango em Buenos Aires: uma experiência marcante

AventuraDestinosFamíliaO que fazerSanta CatarinaSul

Planejando sua viagem para o Beto Carrero World: comece aqui!