AlagoasArte e CulturaAventuraComprasDestinosDestinos NacionaisFamíliaGastronomiaNordesteO que fazerPraiaRomântico

O que fazer em Maceió? Descubra as maravilhas desse paraíso em Alagoas

maceió

Um dos destinos campeões de procura entre os turistas – brasileiros ou estrangeiros – é o lindíssimo estado de Alagoas. Sua capital, Maceió, é famosa pelas praias de água morna e transparente, com os coqueirais ou as fazendas de cana-de-açúcar formando belas e enormes manchas verdes na paisagem.

Isso sem contar com as piscinas naturais e areias douradas que chamam a atenção de qualquer um.

São tantas coisas para se fazer em Maceió, que o Blog do Hurb resolveu te dar uma ajudinha e mostrar o que é imperdível por lá.

Das praias de águas cristalinas aos programas culturais, saiba o que fazer em Maceió e por que a cidade é um dos destinos mais procurados do Brasil. Antes disso, você precisa saber algumas informações sobre a capital paradisíaca. Confira:

Quando ir para Maceió

Como a maioria dos lugares do Nordeste, Maceió não é diferente, por lá também faz muito calor e quase não tem chuva durante todo o ano. Entretanto, existem algumas épocas que você poderá encontrar o clima mais quente e aproveitar ainda mais a cidade.

A melhor época para visitar Maceió é durante o verão, que são considerados os meses de alta temporada, entre dezembro até o final do Carnaval. Durante esses meses a água costuma ficar ainda mais esverdeada e a probabilidade de chuva é bem pequena, porém, por ser alta temporada os preços tendem a ser mais altos também.

Então, uma outra opção para quem deseja economizar seria viajar para Maceió durante a baixa temporada, nos meses de outubro, novembro e março, onde o clima também está ótimo e os valores em conta.

Além disso, durante essa época é mais fácil você encontrar as praias e atrações de Maceió mais vazias. Já no inverno, entre maio e julho, a probabilidade de chuva é bem maior na região e a coloração da água não fica tão esverdeada como é de costume.

Tábua das marés

Um outro ponto bem importante, quase imprescindível, é consultar a tábua das marés quando for visitar Maceió. Para quem não sabe, a tábua das marés é o que comanda os passeios para as tão famosas piscinas naturais.

É a partir da maré baixa (uma maré é considerada baixa quando ela está abaixo de 0,5m) que a visibilidade fica melhor e é possível ver os corais e todos os peixinhos. Quanto mais perto de zero estiver a maré, mais bonitos ficam os passeios.

Quando a maré está alta os passeios tendem a ser cancelados, por isso, não deixe de consultá-la antes da sua viagem.

Com quem ir a Maceió

Seja com os amigos, família ou com seu parceiro (a), Maceió é o destino certo para qualquer viajante. Desde praias calmas onde as crianças poderão brincar tranquilamente, locais para romântico nenhum colocar defeito e até as mais badaladas noitadas e bares para curtir com os amigos, a capital alagoana consegue unir tudo em um só lugar.

O que fazer em Maceió

Pajuçara

As águas de Pajuçara são protegidas e, por isso, bastante procurada por famílias com crianças. A dois quilômetros da costa estão as piscinas naturais e algumas jangadas fazem o trabalho de levar os visitantes até elas, proporcionando momentos incríveis.

Para encontrar essas jangadas é bem fácil, por toda a extensão de Pajuçara jangadeiros oferecem o serviço e te dizem qual será a hora da melhor maré para chegar até as piscinas naturais.

Além das águas alucinantes de Pajuçara, o bairro reserva uma grande concentração de bares, restaurantes à beira-mar e as famosas feirinhas de artesanatos. Com certeza, Pajuçara irá agradar todos os tipos de viajantes.

Ponta Verde

Ponta Verde é a melhor praia urbana da capital, o cenário não é muito diferente das praias próximas e essa praia incrível possui coqueiros, trechos com areia fofa, mar em vários tons de cores e piscinas naturais sensacionais na maré baixa.

A infraestrutura de bares e restaurantes próximos é excelente e oferecem o melhor da gastronomia local.

Praia de Ipioca/Hibiscus

Perfeita para aproveitar o sossego de uma praia paradisíaca sem se afastar muito da cidade está a Praia de Ipioca/Hibiscus. Situada a poucos quilômetros do centro de Maceió, esse é um cenário sensacional para você curtir com muita tranquilidade.

Com águas claras, mornas, areias brancas e ótima infraestrutura, o passeio é perfeito para quem busca relaxar e ter a disposição um mar incrivelmente lindo.

O Hibiscus é um bar/restaurante com mega estrutura localizado à beira-mar, onde os visitantes poderão desfrutar de um cardápio variado, redes, lounges e música ao vivo. O ideal é chegar cedo para garantir um lugar bem pertinho do mar.

Praia de Jatiúca

Considerada como uma das mais belas praias urbanas de Alagoas, a Praia de Jatiúca está localizada na orla da cidade e conta com uma ótima estrutura para turistas, onde podem encontrar restaurantes, bares e outros estabelecimentos.

Possui também um calçadão para aqueles que desejarem caminhar, dar um corrida, andar de bicicleta ou apenas admirar a paisagem. O azul do mar e as águas mornas dão um tom incrível ao lugar! Essa é uma opção menos tranquila, já que há a ocorrência de ondas, portanto, é preciso ter mais cuidado.

Museu Palácio Floriano Peixoto

Nem só de praia vive Maceió, quem visita a capital alagoana precisa ir ao Museu Palácio Floriano Peixoto, antiga morada do governo, para conhecer a história do estado de Alagoas.

Mobílias antigas e obras de artistas locais estão espalhadas pelas salas – algumas não estão abertas ao público por ainda serem usadas pelo governador do estado, mas a atração não é menos interessante por isso.

Há um espaço dedicado ao autor do dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, com exposição, inclusive, da primeira edição do dicionário, do ano de 1943.

Feirinha de Artesanato de Pajuçara e Pavilhão do Artesanato

Esses são os melhores lugares de Maceió para comprar as lembrancinhas da família, garantir doces típicos da região, artesanatos locais e uma infinidade de coisas.

Tanto a Feirinha de Artesanato quanto o Pavilhão do Artesanato ficam localizados no bairro de Pajuçara, um fica praticamente em frente ao outro. Vale muito a visita – e vá com bastante tempo para andar pelos infinitos corredores.

O que fazer à noite em Maceió

Em Ponta Verde, os destaques ficam por conta das barracas Lopana e Kanoa, que são alguns dos bares/restaurantes de praia mais concorridos da região.

Os espaços, além de ótimos para passar o dia na praia, são ótimas opções também para quem gosta de um ambiente descontraído para ouvir música ao vivo. No Lopana, um dos locais mais disputados pelos baladeiros de plantão, a programação varia a cada dia, indo do rock ao axé.

Se o objetivo é dançar um forró ou tomar um chope gelado com direito a banda ao vivo, o Maikai é sempre uma boa pedida. A casa está dividida em duas partes – a área do show bar e a da choperia – e ambas estão sempre cheias de gente bonita e animada. O Maikai é um dos lugares mais concorridos da noite em Maceió e agrada por ter programação diversificada.

Destinos próximos a Maceió

Praia do Gunga

Não à-toa, a Praia do Gunga é um dos cartões postais de Alagoas e fica localizada em Roteiro, em aproximadamente 40 minutos de carro do centro de Maceió.

Na entrada que dá acesso à praia há um mirante que proporciona uma vista panorâmica da região. Uma enorme faixa de areia clara margeia as águas da Lagoa do Roteiro.

No lado oposto, com mar aberto, inúmeros coqueirais e falésias alucinantes convidam você para um passeio de buggy ou quadriciclo, disponíveis para aluguel na praia. Com piscinas naturais, restaurantes, bares e lojas de artesanato, vai ser difícil querer sair dessa praia.

Praia do Francês

A Praia do Francês é uma das mais badaladas do estado de Alagoas, fica localizada no litoral sul em Marechal Deodoro e é muito próxima da capital Maceió. O roteiro é possível ser feito em um bate e volta de um dia.

A praia é ideal para banho, com água calma e mar azul turquesa que encanta os viajantes. Na extensão da Praia do Francês há uma área protegida por uma enorme barreira de corais que resulta em águas tranquilas para banhistas, formando uma “piscina” fantástica.

Barra de São Miguel

A cerca de 30 Km do centro de Maceió, a Praia da Barra de São Miguel é o local perfeito para passar o dia e desfrutar de um mar de águas calmas e bem clarinhas. Não é à-toa que esse é um dos balneários preferido dos alagoanos.

Como a praia é protegida por uma barreira de corais, na maré baixa você vai se deparar com uma belíssima piscina natural de água salgada. Do outro lado onde não há proteção pelas barreiras de corais as ondas são fortes, favorecendo os esportes aquáticos mais radicais.

Duas Barras

Essa praia pertence ao município de Jequiá da Praia, no litoral Sul. É possível chegar lá após uma pequena travessia de barco e desfrutar de uma praia incrível, com areias brancas e águas protegidas por uma barreira de recifes. Ideal para banhos com crianças, pois oferece um lado com lagoa.

Além disso, o local conta com uma infraestrutura incrível para atender bem todos os clientes, com culinária regional e opções de passeios no Circuito Pau de Arara e na Trilha dos Caetés.

Nessa praia é possível encontrar a junção perfeita entre água doce e de água salgada, fazer passeios pela Lagoa do Jequiá, conhecer as Dunas de Marapé, tomar banho de lama e ir até falésias próximas.

São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres é um dos recantos mais belos da Costa dos Corais. Fica fora de Maceió, mas é bem próximo, aproximadamente 1h40 de carro. Suas praias selvagens valem a escapada e servem de cenário para as charmosas pousadas e restaurantes.

O tour de jangada é programa obrigatório e tem como ponto final as piscinas naturais. No passeio, você pode nadar com os lindos peixes nas águas transparentes e protegidas pelos recifes. Esse é o passeio que completa perfeitamente a sua visita às belezas de Maceió!

Maceió é um paraíso, não é mesmo? Que tal agora conhecer esses encantos ao vivo? Confira nossos pacotes de viagem para Maceió no precinho Hurb para você.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
ComprasCulturaCuriosidadesExperiênciasGastronomiaMochilãoUrbano

Mercados tradicionais oferecem experiência imersiva em culturas locais

CulturaCuriosidadesDestinos ImersivosExperiênciasFamíliaMochilãoSolidariedadeSustentabilidade

Volunturismo: juntando lazer ao trabalho voluntariado

AlagoasCuriosidadesExperiênciasMeio AmbienteNordesteSergipe

Descubra os Cânions do Xingó, um paraíso escondido no Nordeste brasileiro

Arte e CulturaCulturaCuriosidadesDestaqueDicas de ViagemEspanhaExperiênciasGastronomiaUrbanoVida Noturna

Os 10 melhores países para viajar sozinho