CuriosidadesDestinos

Países que falam português – Além do Brasil

O português é um idioma importante, falado por quase 220 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Saiba mais sobre sua relevância e impacto.

Os países que falam a língua portuguesa são chamados de países lusófonos e mantêm a identidade da Lusofonia, que caracteriza um conjunto de aspectos linguísticos e culturais, que é compartilhado entre comunidades no mundo inteiro, que falam português. Esses países são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e outras comunidades, como por exemplo, as presentes em Goa, na Índia; e em Guiné Equatorial.

De fato, a língua portuguesa é muito importante e falada por cada vez mais pessoas ao redor do globo, somando quase 220 milhões de pessoas ao todo.

Viajar internacionalmente pode ser uma experiência única e enriquecedora, mas pode ser desafiador se você não fala outra língua além do português. Muitas pessoas evitam viajar para outros países por causa da barreira linguística, mas não precisa ser assim. Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas úteis para ajudá-lo a viajar internacionalmente sem falar outra língua.

Escolha o destino com sabedoria

Se você não fala outra língua além do português, é importante escolher um destino que tenha um nível razoável de inglês falado ou, se possível, outro idioma que você domine. Destinos como Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia têm um alto nível de falantes de inglês, o que torna mais fácil se comunicar. Além disso, muitos países europeus têm uma boa quantidade de pessoas que falam inglês, principalmente nos países escandinavos, Países Baixos e Alemanha.

Aprenda frases úteis

Aprender algumas frases em outra língua é uma forma de ajudar a superar a barreira linguística em suas viagens. Aprender como dizer “olá”, “adeus”, “obrigado”, “por favor” e “desculpe” pode ajudá-lo a se comunicar com as pessoas em situações cotidianas. Além disso, aprender algumas frases básicas, como “onde fica o banheiro?” e “quanto custa?”, pode ajudá-lo a se comunicar em situações mais específicas.

Use aplicativos de tradução

Aplicativos de tradução podem ajudá-lo a se comunicar em outros idiomas. Existem muitos aplicativos de tradução disponíveis, como Google Tradutor, iTranslate e Microsoft Translator. Esses aplicativos permitem que você digite frases ou fale em voz alta e, em seguida, traduzam para o idioma que você precisa. Alguns aplicativos também possuem a opção de traduzir menus de restaurantes ou placas de sinalização.

Contrate um guia turístico

Se você estiver viajando para um destino em que a barreira linguística é alta, contratar um guia turístico pode ser uma excelente opção. Guias turísticos são profissionais treinados para ajudar os turistas a aproveitarem ao máximo sua viagem, e eles podem ajudá-lo a se comunicar com pessoas locais. Além disso, eles conhecem a cidade e podem fornecer dicas úteis para se locomover e explorar os pontos turísticos.

Use gestos e linguagem corporal

Em algumas situações, como em lojas ou restaurantes, pode ser útil usar gestos e linguagem corporal para se comunicar com as pessoas. Por exemplo, usar gestos para mostrar o que você está procurando em uma loja ou apontar para um prato no menu de um restaurante pode ajudá-lo a se comunicar com as pessoas em situações em que a barreira linguística é alta.

Viajar internacionalmente sem falar outra língua pode ser desafiador, mas não é impossível. Seguindo estas dicas, você pode aproveitar sua viagem ao máximo e superar a barreira linguística.

Posts relacionados
Arte e CulturaCroáciaCuriosidadesDestinos InternacionaisEuropaO que fazer

Coração partido? Museu das Relações Rompidas tenta ajudar a superar términos

Curiosidades

Na boca do povo: as três cidades que mais falam palavrão no Brasil

CuriosidadesNotícias

Austrália descobre aranha gigante rara que dá "mordidas dolorosas" em humanos

CuriosidadesDestinos NacionaisNortePará

Cidade Invisível: após críticas, nova temporada da série se passa em Belém do Pará