Que uma viagem para fora do país exige planejamento e bastante cuidado logístico, a gente já sabe, né? Seja pelo cuidado em contratar o seguro viagem, seja em decidir qual destino escolher no meio de tantas opções, ou até garantindo que você tenha a documentação certa para entrar no país. Mas e que tal você ter uma preocupação a menos e conhecer países que não precisam de visto? Já adiantamos que existem MUITAS opções!
Um visto de viagem é um documento que permite a entrada e permanência temporária de visitantes em um país estrangeiro. Ele é emitido pelo país de destino, então trata-se de uma permissão emitida depois que certos critérios da pessoa viajante são considerados como cumpridos pelas embaixadas e ministérios oficiais.
O que cada país pede antes de emitir o visto varia bastante, e o valor para emissão também. Então é importante se atentar para garantir que a pessoa viajante se organize com antecedência e entenda o que precisa providenciar para obter a documentação de viagem.
Por que alguns países pedem visto e outros não
A necessidade de visto de viagem normalmente acontece pela necessidade de controle do fluxo de pessoas que visitam um certo país. Esse monitoramento ajuda a diminuir as chances de pessoas viajantes ficarem no país ilegalmente depois que o tempo permitido de permanência se esgotar.
Os países que não pedem visto também podem ter acordos previamente firmados entre si, de forma a permitir a livre circulação entre pessoas nativas dos países – é o caso dos Estados Unidos e Canadá, por exemplo.
Vale lembrar que esses acordos podem mudar com o tempo, assim como aconteceu recentemente entre o México e o Brasil. Embora obter o visto mexicano aparentemente não envolva muita burocracia, a documentação agora é obrigatória para pessoas brasileiras que querem visitar terras mexicanas. É por essas e outras que o planejamento é uma etapa tão importante da sua viagem!
Quais são os países que não pedem visto
Agora que entendemos por que alguns países pedem o visto, e qual a necessidade por trás disso, vamos começar a listar quais são esses lugares que permitem a circulação de pessoas brasileiras com mais liberdade?
Bora pra lista!
Países da África
Turistas brasileiros podem entrar nos seguintes países da África sem visto:
- África do Sul;
- Botsuana;
- Ilhas Seychelles;
- Marrocos;
- Namíbia;
- Tunísia.
Embora esses países não exijam visto para entrar e passar tempo no país, é importante se atentar para outras exigências – como, por exemplo, ter um passaporte com validade de pelo menos 6 meses posteriormente à data de retorno da viagem; e considerar que o tempo de permanência autorizado para turistas pode variar entre 60 e 90 dias.
Para ajudar no seu planejamento, vamos listar outros destinos populares da África, mas que exigem o visto para adentrar no país. São eles: Egito, Moçambique, Quênia e Tanzânia. Não esqueça de solicitar essa autorização de viagem antes de visitar esses países africanos!
Países da Ásia
A Ásia é o maior dos seis continentes e também o mais populoso. Isso significa muita cultura e muitas possibilidades de viagem!
Essa é a lista de países asiáticos que não pedem visto para autorizar a entrada de viajantes brasileiros:
- Cazaquistão (isenção de visto para quem ficar até 30 dias no ano);
- Cingapura (viagens inferiores a 30 dias não precisam de visto);
- Coréia do Sul (necessário ter Autorização Eletrônica de Viagem, mas não visto);
- Emirados Árabes Unido;
- Filipinas (viagens de até 59 dias estão permitidas sem visto);
- Hong Kong;
- Israel;
- Ilhas Maldivas (viagens inferiores a 30 dias não precisam de visto);
- Macau;
- Malásia;
- Rússia;
- Tailândia;
- Turquia.
A maioria dos locais acima permite a visita sem necessidade de visto se a viagem for a turismo e não ultrapassar 90 dias. As exceções estão sinalizadas entre parênteses.
Assim como fizemos acima, listamos destinos populares da Ásia que exigem o visto de viagem. São eles: China, Indonésia, Japão, Nepal, Vietnã.
Países da América Central
Quais os mais famosos desse continente? Os que provavelmente vêm à mente são Cuba, Guatemala, República Dominicana… a boa notícia é que, dessa lista, apenas Cuba exige o visto para autorizar a entrada e permanência de turistas.
Vamos ver quais outros lugares paradisíacos e tropicais você pode visitar na América Central?
Ah! A maioria deles permite permanência de até 90 dias para turistas, com exceção dos sinalizados.
- Antígua e Barbuda (permanência de turistas de até 180 dias);
- Aruba;
- Bahamas;
- Barbados (permanência de turistas de até 180 dias);
- Belize;
- Costa Rica;
- Dominica;
- El Salvador;
- Guatemala;
- Haiti;
- Honduras;
- Jamaica;
- Nicarágua;
- Panamá;
- República Dominicana;
- Santa Lúcia;
- São Cristóvão e Nevis;
- São Vicente e Granadinas;
- Trinidad e Tobago.
Países da América do Norte
Infelizmente, essa lista é mais curta: os únicos três países que integram oficialmente o continente norte-americano são Canadá, Estados Unidos e México. Em todos eles, o visto é necessário.
Porém, a boa notícia é que pode valer a pena ter apenas um desses vistos para entrar em todos esses países! Quem tiver o visto norte-americano pode circular tranquilamente entre esses países do continente – tomando o cuidado de seguir as outras obrigatoriedades relacionadas à viagem, como vacinas, outras permissões de viagem etc.
Países da América do Sul
Que nós somos fãs dos nossos países vizinhos, não é novidade pra ninguém! E é melhor ainda programar uma visita quando você sabe que pode usar apenas seu passaporte para viajar – ou, se você topar uma ousadia, pode usar apenas a identidade nacional, embora a gente sempre recomende que você saia do Brasil apenas com passaporte!
Vamos à lista de maravilhosos países pertinho daqui, na América do Sul, que não exigem visto para entrada de turistas do Brasil:
- Argentina;
- Bolívia;
- Chile;
- Colômbia;
- Equador;
- Guiana;
- Paraguai;
- Peru;
- Suriname;
- Uruguai;
- Venezuela.
Países da Europa
Você já deve ter ouvido falar do Tratado de Schengen, certo? Os países que integram este tratado não necessariamente fazem parte da União Europeia, mas estão no mesmo continente e, por isso, seguem algumas regras similares.
É isso que acontece no caso das viagens a turismo. Visitantes brasileiros não precisam de visto se forem viajar à passeio para qualquer um desses destinos por até 90 dias – dentro de um intervalo de 6 meses:
- Alemanha;
- Áustria;
- Bélgica;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Islândia;
- Itália;
- Letônia;
- Liechtenstein;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Noruega;
- Países Baixos;
- Polônia;
- Portugal;
- República Tcheca;
- Suécia;
- Suíça;
- Vaticano.
Países fora do Tratado de Schengen que não exigem o visto
Recentemente, o Reino Unido se separou da União Europeia, no movimento conhecido como Brexit.
Entretanto, a não-obrigatoriedade de visto ainda continua válida também nos territórios do Reino Unido e nestes outros países que integram o continente europeu listados abaixo:
- Bulgária;
- Chipre;
- Croácia;
- Irlanda;
- Romênia;
- Escócia (parte do Reino Unido);
- Inglaterra (parte do Reino Unido);
- Irlanda do Norte (parte do Reino Unido);
- País de Gales (parte do Reino Unido).
Países da Oceania
Os países da Oceania têm se tornado mais populares nos últimos anos. Pode ser por conta de sua natureza deslumbrante, praias incríveis, a cultura… motivos não faltam!
Pessoas viajantes que queiram desbravar as terras da Oceania precisam ter visto ou alguma documentação de autorização para todos os países.
A Nova Zelândia, por exemplo, não exige um visto. Mas os viajantes precisam apresentar uma documentação chamada NZeTA para entrar no país. Embora a NZeTA não seja um visto e não garante a entrada no país, é obrigatório que turistas brasileiros tenham esse documento emitida e ainda cumpram com os outros requisitos para entrar na Nova Zelândia (são eles: ter uma passagem de volta para o Brasil, não ter a intenção de ficar no país para além do período de turismo permitido e ter uma boa condição de saúde).
A Austrália, inclusive, tem um sistema de vistos universal – o que significa que pessoas de todo o mundo que queiram visitar a terra dos cangurus precisam ter um visto de entrada e permanência previamente emitido.
Ufa! São muitas opções, não é mesmo?
Embora tenhamos listado alguns países que permitem entrada sem visto, há também aqueles que pedem outras documentações e comprovantes para autorizar a entrada e permanência naquele local.
Essas exigências podem ser relacionadas à vacinas, passagens de volta compradas, tempo de validade do passaporte… por isso, não deixe de se antecipar e fazer uma consulta no consulado ou em outros sites oficiais sobre quais são as condições de entrada que precisam ser cumpridas, combinado?
Pronto! Agora vem a parte boa: conhecer quais pacotes internacionais o Hurb tem prontinho para você e escolher seu próximo destino!
Boa viagem e até a próxima!