DestinosDestinos InternacionaisDisney e OrlandoEspeciaisFamília

Saiba tudo sobre todos os parques da Disney no mundo

Parques da Disney no mundo

Que a Disney faz parte do imaginário popular, nem é preciso dizer. Então, é melhor ainda saber que dá para mergulhar nesse universo de magia em vários de seus parques pelo mundo, que dão vida a personagens icônicos e cenários encantados.

Por mais que muitos brasileiros lembrem apenas do complexo de parques de Orlando, existem também opções em países como Japão, França, China e em Hong Kong. Além disso, o Walt Disney World Resort não é o único da Disney nos EUA.

Para aquele momento de planejar uma viagem com muita diversão e magia, vale a pena incluir um dos parques da Disney em seu roteiro. Então, vale a pena entender as principais diferenças entre eles para tomar a decisão certa.

Vamos lá? A seguir, você verá as principais informações sobre os 6 parques da Disney que estão espalhados em três continentes. Confira!

Disneyland Resort

Inaugurado em 1955, esse foi o primeiro parque criado por Walt Disney. O lugar somente se tornou um resort em 2001, quando ganhou como anexo o Disney California Adventure Park e um hotel com spa.

Por fim, esse resort costuma ser chamado também de Disneyland Califórnia.

Onde fica

O Disneyland Resort fica em Anaheim, na Califórnia, a uma distância de aproximadamente 40 km da capital Los Angeles.

Quem chega do Brasil para aproveitar a Disney Califórnia pode desembarcar em um dos quatro aeroportos de Los Angeles e contar com um serviço de transfer ou aluguel de automóveis para chegar em Anaheim.

Parques Temáticos

Existem dois parques dentro do complexo Disneyland Resort: a Disneyland propriamente dita, que foi o primeiro da Disney, e o Disney California Adventure Park.

A Disneyland reúne atrações em menor escala se comparado ao Magic Kingdom do complexo de Orlando, na Flórida. Mas apesar de pequeno, é um parque que reúne toda a magia Disney capaz de encantar os visitantes da mesma maneira.

Já o Disney California Adventure Park traz toda essa magia aliada a bastante aventura pela vida selvagem presente no estado da Califórnia.

Atrações

A grande marca do Disneyland Resort é ser a concretização do sonho de Walt Disney de criar uma terra encantada que dá vida aos seus diversos personagens. Essa visão fica nítida quando vemos as atrações disponíveis em seus parques.

A Main Street é onde começa o passeio, uma área baseada no visual das antigas ruas americanas que conta com diversos lugares para comer, fazer comprinhas e se preparar para aproveitar o que vem por aí.

Para as crianças, algumas paradas obrigatórias são a Mickey’s Toontown e a Fantasyland. Nelas, há muita música, diversão e personagens icônicos estampados em atrações leves, mas ainda assim encantadoras.

Já para as demais idades, vale a pena desbravar as opções do Adventure Park, com brinquedos baseados em filmes mais recentes da Disney e produções da Marvel e Star Wars.

Por que visitar?

Como falamos logo acima, esse foi o primeiro parque da Disney e foi desenvolvido totalmente pela inspiração de seu grande criador, Walt Disney. Mesmo assim, não tem nada de antiquado ou defasado, inclusive, há quem considere as atrações mais interessantes do que as de outros complexos.

Walt Disney World Resort

O Walt Disney World Resort foi inaugurado em 1971, na cidade de Lake Buena Vista, na Flórida. A ideia inicial, desenvolvida também pelo próprio Walt Disney (falecido em 1966), era expandir as diversas ideias aplicadas na criação do primeiro complexo, o Disneyland Resort.

Contando atualmente com quatro parques temáticos, dois parques aquáticos, mais de 30 hotéis e diversas outras atrações em sua estrutura, o Walt Disney World Resort compreende 111 km² de área, ou o equivalente a 51 Disneyland Resorts.

A tecnologia também se faz presente, contando com o sistema Disney Genie que oferece facilidades a quem precisa de ajuda para planejar melhor sua viagem pelos parques.

Vale mencionar ainda, que esse costuma ser o parque da Disney mais lembrado pelos brasileiros que planejam um roteiro na Flórida.

Onde fica

O Walt Disney World Resort fica na cidade de Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos. A localização é privilegiada, já que é fácil de visitar e possui diversas atrações ao seu redor.

Chegar ao Walt Disney World é bastante simples, já que diversos voos saem do Brasil tendo Orlando como destino. A partir daí, basta alugar um carro ou contratar um táxi para realizar o percurso até a entrada do hotel reservado.

Parques Temáticos

O primeiro parque inaugurado no Walt Disney World Resort foi o Magic Kingdom, que tem como grande ícone o Castelo da Cinderela. Esse é o mais visitado do mundo, com 20,9 milhões de visitantes.

O Magic Kingdom lembra bastante a estrutura da Disneyland, já que foram desenvolvidos a partir de planos semelhantes. O passeio começa na Main Street, tendo como rumos possíveis as regiões com atrações de animações da Disney, personagens de Piradas do Caribe e registros da história dos Estados Unidos.

O EPCOT é outro parque do complexo que tem a proposta de celebrar a tecnologia e o progresso da humanidade ao longo dos séculos. É lá que estão as atrações mais modernas e inspiradas em ficção-científica, sem dúvidas, esse é um dos parques que agradam os visitantes de todas as idades.

O Disney’s Hollywood Studios é mais um parque do complexo, que tem uma área vasta dedicada a dar vida aos vários mundos das produções Disney. A ideia é proporcionar aos visitantes a sensação de estarem visitando Hollywood sob lentes mágicas.

Por fim, há o Animal Kingdom. Esse tem a vida animal como foco principal, reunindo centenas de espécies de todo o mundo em locações cuidadosamente desenvolvidas para reproduzirem seus habitats.

Atrações

Em cada parque do Walt Disney World Resort, existem atrações voltadas para todos os perfis de visitantes. É possível aproveitar tudo em um único dia, sendo mais fácil conhecer as opções de cada espaço.

Quem ama as produções Disney e quer se sentir dentro delas vai se maravilhar com as atrações do Magic Kingdom. O destaque é a Fantasyland, que reúne brinquedos de Peter Pan, Alice no País das Maravilhas, Branca de Neve e os Sete Anões, Ursinho Pooh, A Pequena Sereia, entre outros.

Outra possibilidade para esse público é a visita ao Disney’s Hollywood Studios. Essa é a parada mais indicada para os fãs de grandes clássicos de filmes da Disney, além de Star Wars, Indiana Jones e Muppets.

Por fim, não dá para deixar de aproveitar o mergulho pela vida selvagem proporcionado pelo Animal Kingdom. Desde a visita a ambientes que reproduzem habitats naturais de centenas de animais até os mundos imaginários e fantásticos de Avatar e O Rei Leão.

Por que visitar

Essa é a experiência quase universal de um parque Disney, sendo a referência em complexo de resorts para todo o mundo. Muito disso se deve ao seu gigantesco número de atrações, que renova todos os anos e reúne personagens icónicos ao alcance dos visitantes.

Também vale a pena se hospedar em um dos hotéis da Disney devido à experiência única e comodidade, como a entrada antecipada de 30 minutos, transfer gratuito para os parques e diversos entretenimentos exclusivos para hóspedes. Importante comentar que, dependendo da sua localização em Orlando, é possível perder até 2 horas no trânsito para chegar até portões de acesso aos parques, sendo assim, a hospedagem nos Hotéis da Disney irão proporcionar muito mais tempo para aproveitar a viagem.

Tokyo Disney Resort

Inaugurada em 1983, o parque da Disney no Japão se chama Tokyo Disney Resort. Contando com diversos hotéis no complexo e a maior estrutura do tipo do país, a Disney Tóquio também tem como base de inspiração a Disneyland (Califórnia).

Além disso, o Tokyo Disney Resort conta desde 2001 com as famosas atrações extras da estrutura do Tokyo DisneySea.

Onde fica

Apesar do nome, o Tokyo Disney Resort não fica em Tóquio, mas sim na cidade de Urayasu, no lado oposto da baía da capital japonesa. O acesso é bastante rápido via trem ou carro ao vir de Tóquio.

Os aeroportos de Tóquio, Haneda e Narita, costumam receber voos internacionais de todo o mundo, inclusive do Brasil. Ao chegar, é possível contratar um serviço de transporte específico para o resort. 

Parques Temáticos

Existem dois parques principais na Disney de Tóquio: a Disneyland e o DisneySea.

Na Disneyland o grande destaque é a Fantasyland, que reúne personagens e cenários de grandes clássicos Disney. E não podia ser diferente, já que a inspiração desse parque vem da Disney Califórnia.

Já o DisneySea tem como foco a exploração dos mares, aproveitando o contato do parque com a baía de Tóquio. Desde mistérios até aventuras de tirar o fôlego estão disponíveis nos espaços do DisneySea.

Atrações

Apesar de estar em solo japonês, a experiência das atrações do Tokyo Disney Resort é equivalente às dos parques norte-americanos.

Por exemplo, desde a Adventureland à Westernland, a sensação é de estar em meio à vida selvagem da Califórnia e no autêntico velho oeste americano. As opções são indicadas para todas as idades, sendo que as mais radicais normalmente agradam mais adolescentes e jovens.

Ainda na Disneyland de Tóquio, há ótimas atrações para quem quer se sentir no meio de uma produção Disney. Basta visitar as atrações de Fantasyland, que vão desde o Castelo da Bela e a Fera até o casebre de Branca de Neve e os Sete Anões.

Tem também o foco futurista de Tomorrowland, que reúne a Space Mountain, brinquedos de Star Wars, Buzz Lightyear e Big Hero 6.

Já no DisneySea, as atrações buscam transportar os visitantes para diversos lugares do mundo sem saírem do Japão. Desde a recriação dos canais de Veneza até as costas árabes, há também a inspiração de produções como Aladdin, A Pequena Sereia e Procurando Nemo.

Por que visitar?

Quem passa pelo Japão pode ter uma visão única de como a cultura japonesa se mescla com os ícones universais da Disney.

Além disso, o parque aproveita a geografia da região, em especial da baía de Tóquio, para trazer aventuras em alto mar para as atrações do inigualável DisneySea.

Disneyland Paris

A Disneyland Paris foi o segundo complexo da Disney inaugurado fora dos EUA, além de ser o maior deles. Também conhecida como Eurodisney, ela possui dois parques em sua estrutura, sete hotéis, shopping centers e diversas atrações no subúrbio da cidade.

Assim como em Tóquio, a base de inspiração é o parque da Disney na Califórnia.

Onde fica

A Disneyland Paris fica na comuna de Chessy, nos subúrbios de Paris, a cerca de 30 km do centro da capital francesa.

Chegar à Disneyland Paris é bastante fácil, já que existem linhas de trem e metrô que fazem esse percurso, sendo possível também alugar um carro ou contratar um serviço de transporte particular. Basta chegar a um dos aeroportos de Paris, Charles de Gaulle, Orly ou Beauvais e seguir até Chessy.

Parques Temáticos

A experiência da Disneyland Paris é baseada em seus dois grandes parques: o Disneyland Park e o Walt Disney Studios Park.

Como já mencionamos há pouco, o Disneyland Park é baseado no parque da Disneyland da Califórnia, tendo um visual e atrações semelhantes em regiões como Adventureland, Fantasyland e uma novidade, a Discoveryland.

Já o Walt Disney Studios Park traz a sensação de imergir nas várias produções Disney e seus cenários. Desde os longas da própria Disney até os da Pixar, de Star Wars e Marvel, os brinquedos são para todos os públicos!

Atrações

Ao começar pela Disneyland Paris, o grande destaque entre as atrações vai para o Castelo da Bela Adormecida. Ao longo da Main Street USA acontecem paradas especiais com diversos personagens, além de ser possível acompanhar festivais de fogos de artificio à noite.

Para descansar depois de um dia de muita diversão, vale a pena aproveitar a Disney Village, que conta com diversos restaurantes, lojas e até cinemas.

No Walt Disney Studios Park, o foco está em experiências mais radicais e shows. É lá que ficam atrações icônicas da Disneyland da Califórnia e do Walt Disney World Resort, como a Tower of Terror, o campus dos Vingadores, o mundo de Toy Story e de Aladdin.

Por que visitar?

Em uma viagem à França, a Disneyland Paris é uma ótima opção para curtir toda a magia Disney fora dos EUA, uma vez que sua estrutura é completa para receber turistas de todas as idades. Além do mais, a proximidade com a capital francesa também faz desse um passeio uma alternativa bem conveniente que se encaixa ao seu roteiro.

Hong Kong Disneyland Resort

O Hong Kong Disneyland Resort foi o segundo complexo da Disney criado na Ásia, contendo um parque, três hotéis e um lago artificial que abastece toda a estrutura. Ele foi inaugurado em 2005 e compreende uma área aproximada de 1,3 km².

Por fim, trata-se do parque temático mais famoso de Hong Kong.

Onde fica

O Hong Kong Disneyland Resort fica no leste da Ilha de Lantau, a cerca de meia hora da região principal de Hong Kong.

Para chegar ao parque, basta desembarcar no aeroporto da cidade e utilizar a linha do metrô ou contratar um serviço de transporte.

Parques Temáticos

O único parque do Hong Kong Disneyland Resort é totalmente baseado na Disneyland da Califórnia, sendo uma versão menor da estrutura original.

No entanto, pode-se considerar o Inspiration Lake como um complexo de atrações à parte: esse lago artificial serve não apenas como meio de transporte como também para curtir a natureza em proximidade com o parque.

Atrações

O principal foco da Disneyland de Hong Kong é ser uma versão local dos parques Disneyland que já existem na Flórida e também em países como França e Japão. Então, lá estão atrações como as de Adventureland, Tomorrowland e Fantasyland, que reúnem personagens e brinquedos saídos diretamente dos mundos Disney.

Por fim, acontecem também diversos shows e espetáculos, a maioria deles concentrada na icônica Main Street USA. O destaque é o Disney Paint the Night, o primeiro show totalmente com luzes de LED criado pela Disney.

Por que visitar

Tendo como base parques de outros países em menor escala, vale a pena visitar a Hong Kong Disneyland quem está de férias na ilha com a família e quer uma atração capaz de integrar a todos.

A facilidade de acesso também é perfeita para encaixar no roteiro sem comprometer os demais passeios em Hong Kong.

Shanghai Disney Resort

Inaugurado em 2016, o Shanghai Disney Resort é o complexo mais recente da Disney, sendo também o primeiro em território chinês. 

A estrutura conta com um único parque, o Shanghai Disneyland, dois hotéis temáticos e a Disneytown, onde se concentram lojas, restaurantes e demais opções de entretenimento.

Onde fica

O Shanghai Disney Resort fica no distrito de Pudong, em Shanghai, na China.

O acesso ao complexo pode ser feito a partir de uma linha especial do metrô que desembarca diretamente nele. Além disso, o Shanghai Disney Resort fica no mesmo distrito que um de seus aeroportos.

Parques Temáticos

A estrutura do Shanghai Disneyland, o único parque do complexo, é feita para reproduzir em escala menor o layout da versão na Califórnia. São sete áreas temáticas, sendo uma delas as clássicas Fantasyland e Tomorrowland.

Atrações

Ao entrar no Shanghai Disneyland, ao invés da tradicional Main Street USA, os visitantes chegam à Mickey Avenue. Lá estão lojas, fliperamas e restaurantes baseados em personagens como o Mickey Mouse, Ratatouille, A Dama e o Vagabundo, entre outros.

Conforme o tradicional, Fantasyland abriga a maior concentração de atrações de clássicos Disney. O castelo serve como uma homenagem a todas as princesas, de uma forma semelhante à versão de Hong Kong.

Em Adventure Isle, o destaque vai para as descobertas na selva e no rio inspiradas pelo personagem Tarzan. Em Treasure Cove, os visitantes podem embarcar em aventuras com os Piratas do Caribe.

Por fim, tem também a área futurista de Tomorrowland. Em vez da tradicional Space Mountain, o foco está na montanha-russa de Tron e mais atrações de Buzz Lightyear e Lilo & Stitch.

Por que visitar?

Sendo o complexo Disney mais novo, o Shanghai Disney Resort é o menor de todos os outros. Dessa forma, vale a pena uma visita como complemento a uma viagem a Shanghai que necessite de uma pausa para entreter as crianças.

Apesar do tamanho menor, o parque possui instalações completas para receber as famílias por vários dias graças ao seu número de hotéis e a proximidade com o centro de Shanghai.

Como você viu até aqui, não faltam opções de parques da Disney no mundo para trazer mais magia e diversão para a sua viagem. Considere as informações que trouxemos e comece já a planejar o seu roteiro para o universo encantado do Mickey!

Quer mais uma dica? Aproveite para conferir os pacotes de viagem para a Disney com os melhores preços pelo Hurb!

Posts relacionados
AlemanhaDestinos InternacionaisEuropa

10 motivos para conhecer Berlim

Destinos InternacionaisEspanhaEuropaGastronomiaO que fazer

Descubra quais são os melhores restaurantes de Madrid

Destinos InternacionaisEuropaO que fazerPortugalVida Noturna

Baladas em Lisboa para agradar a todos os gostos

DestinosDestinos NacionaisNordestePernambucoPraia

Tudo sobre a Praia dos Carneiros, uma das mais cobiçadas do Brasil