DestinosDestinos NacionaisNordestePraiaRio Grande do Norte

Natal tem vida cultural vibrante e oferece muitos passeios históricos aos visitantes

natal

Muito mais do que uma região de natureza arrebatadora, Natal (RN) é um cidade muito rica culturalmente e oferece atrações imperdíveis para quem curte história e está interessado em se aprofundar nos costumes locais.

Basta lembrar que o consagrado historiador e folclorista Câmara Cascudo é do Rio Grande do Norte e possui um memorial dedicado a ele na cidade. A construção em estilo neoclássico é datada de 1875 e reúne todo o acervo de livros, documentos e objetos do pesquisador.

Além disso, o memorial conta com aproximadamente 15 mil volumes, entre títulos de biografia, história, religião e folclore, além de correspondências do folclorista com outros grandes intelectuais do país como Monteiro Lobato, Mário de Andrade e Gilberto Freire.

Passeio cultural por Natal

Os amantes de história poderão estender o passeio ao memorial e aproveitar para conhecer o Centro Histórico de Natal. O tour pelo chamado “Corredor Cultural” vai da Igreja de Santo Antônio, conhecida também como Igreja do Galo, no Centro, até a Praça Augusto Severo, onde está o Teatro Alberto Maranhão.

Alguns dos destaques durante o percurso são a Praça André de Albuquerque, o marco zero da cidade, o Palácio da Cultura, a Praça João Maria, o Largo Vicente Lemos, o Solar Bela Vista, o Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal e a Fundação Capitania das Artes.

Natal é a cidade dos Fortes e Faróis, sempre localizados em regiões de belas paisagens. Em formato de estrela, o Forte dos Reis Magos foi construído pelos colonizadores portugueses em 1598, nas proximidades do encontro do Oceano Atlântico com o Rio Potengi.

O monumento é aberto para visitação e ainda preserva os canhões – expostos na parte superior do prédio, a capela com poço de água doce e os alojamentos.

Na praia de Areia Preta está o imponente Farol de Mãe Luiza, com seus 37 metros de altura, acessíveis por uma escadaria em espiral de 151 degraus (aberta aos domingos, das 14h às 17h). A recompensa pela subida é uma das mais belas vistas da praia da Areia Preta, permitindo, ainda, vislumbrar as praias de Genipabu e Ponta Negra.

Quem está em busca de artesanato local não pode deixar de visitar o Centro de Turismo, que fica na antiga Casa de Detenção de Natal.

Ele abriga feira de artesanato e galeria de arte antiga e contemporânea, apresentando um pouco da história potiguar através da evolução da cultura popular.

Se possível, deixe para conhecer o lugar numa quinta-feira e aproveite para emendar no “Forró com Turista”, um show de música regional que, apesar do nome, é bastante frequentada também pelos locais. Ainda por lá, o restaurante de comidas típicas Marenosso é ótima opção antes ou depois do arrasta-pé!

Outro passeio imperdível para quem quer ver e comprar o artesanato local é o Mercado de Artesanato de Ponta Negra. A estrutura é simples, mas a variedade é enorme, com quase 40 lojas que oferecem desde artigos feitos de rendas manuais até comidas regionais. Vale à pena experimentar as castanhas e as cachaças artesanais.

Tenho certeza que depois de ler esse blog post você está louco para conhecer esse paraíso, acertei? Então confira nossos pacotes de viagem para Natal agora mesmo.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
DestinosHurbNaturezaO que fazerSão PauloViagens

Descubra as belezas naturais da Serra Paulista

BrasilCuriosidadesDestinosDicas de ViagemHurbNordesteViagens

Desfrute do melhor de Porto Seguro e Natal em um fim de semana inesquecível

BrasilCulturaCuriosidadesDestinosDicas de ViagemHurbLGBTQIA+NotíciasViagens

Vai para a Parada LGBTQIA+? Confira nossas dicas de hospedagem

América do SulBrasilDestinosViagens

Descubra Destinos Incríveis para suas Férias de Julho 2025!

Deixe um comentário