América do SulArgentinaArte e CulturaDestinosGastronomiaO que fazerRomântico

Show de tango em Buenos Aires: uma experiência marcante

Show de Tango em Buenos Aires

É bem possível que, só de ler a palavra “tango”, alguma melodia já comece a tocar na sua cabeça. É difícil não ter alguma lembrança auditiva sobre esse estilo musical tradicional dos nossos vizinhos sul americanos. Aqui vamos falar sobre os imperdíveis shows de tango em Buenos Aires, mas também te contar mais sobre a fascinante história desse ritmo. 

Existem muitas histórias e curiosidades em torno do tango. Podemos começar pelo fato de que esse estilo musical, hoje tão difundido e popular, nem sempre esteve nesse patamar. 

No final do século XIX, o tango era praticado e tocado em casas de bordéis e prostíbulos. Esse caráter, de certa forma marginal, originou-se porque o tango é realmente uma mistura de influências e, também, por questões de cunho sociocultural da época.  

(Uma das histórias sobre) Como o tango portenho começou 

Ao final daquele século, Buenos Aires era uma cidade repleta de imigrantes em razão da sua expansão econômica. Diferentes pessoas de vários países também significa muita riqueza cultural. Por isso, entende-se que o tango tem influências espanholas, africanas, uruguaias, cubanas, e até outros países da Europa. 

Outro ponto que contribuiu para a prática do tango em ambientes não tão populares era o fato de que, à época, a dança entre homem e mulher era considerada algo obsceno; movimentos mais sensuais ou com contato próximo entre corpos, assim como o tango é dançado, só tornava essa situação mais agravada. Por isso, ambientes considerados mais liberais ou desregrados acabavam recebendo esse tipo de apresentação. 

Argentina vs. Uruguai 

Você sabia que existe uma disputa entre o país no qual o tango foi originado? Dessa vez, a briga sul-americana é entre Argentina e Uruguai. 

A polêmica em torno disso é a seguinte: quem defende a origem uruguaia do ritmo atribui isso ao tango La Cumparsita, composta pelo jovem de 19 anos Gerardo Matos Rodríguez – um rapaz uruguaio –, e também ao fato de que a comunidade negra uruguaia tinha bailes muito parecidos com o que virou o tango na mesma época em que o ritmo ia surgindo em Buenos Aires.  

Polêmicas à parte, o importante agora é que tanto a Argentina quanto o Uruguai têm seus ídolos do tango, e em ambos os casos o talento é de sobra. 

Hora de saber por que incluir um show de tango em Buenos Aires no seu roteiro de viagem. ¡Vamos a eso!

Viaje no precinho para Buenos Aires com o Hurb

Como o tango se popularizou em Buenos Aires? 

Foi uma questão de tempo de adaptação cultural: depois de anos nas sombras do cenário cultural, os passos coreografados, o ritmo sensual e a cumplicidade entre as pessoas que dançam renderam ao ritmo um lugar de reconhecimento e apreciação na Argentina.

O tango é considerado uma das expressões culturais mais importantes do mundo, sendo reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural “Imaterial” da Humanidade há pouco mais de 10 anos atrás. Como não ter orgulho?!

Regiões em Buenos Aires famosas pelo tango 

Uma boa parte dos apaixonados pelo tango sustentam que o ritmo teve suas origens argentinas na região chamada La Boca, onde está o famosíssimo Caminito. Outras regiões reconhecidas pelo tango são Boedo, Abasto, e San Telmo. 

Embora o tango seja uma paixão nacional na Argentina e não seja difícil encontrar casas de show para aproveitar um tradicional espetáculo de tango, algumas têm um reconhecimento diferenciado. Vamos saber quais são elas. 

San Telmo 

San Telmo é uma das regiões mais famosas de Buenos Aires, então não é difícil encontrar diversas opções de apresentações de tango na área. Por aqui, vamos deixar a sugestão do El Viejo Almacén, que é reconhecido pelas apresentações intimistas.

👉 Compre transfer + ingresso para o Show de Tango do El Viejo Alamacén!

Centro 

O tradicional Teatro Piazzolla Tango tem o nome em homenagem a uma das grandes lendas portenhas do tango: Astor Piazzolla. Como seria de se esperar, a qualidade acústica do teatro é muito destacada, assim como a ambientação acolhedora e opulenta. 

Teatro Piazzolla Tango

👉 Compre transfer + ingresso para o Show de Tango do Teatro Piazzolla Tango

Outra opção acertada na região central é o Tango Porteño, que impressiona pela variedade no seu cardápio (incluindo opções para pessoas com restrições alimentares), pela suntuosidade do local, e pela banda se apresentando ao vivo. 

👉 Compre transfer + ingresso para o Show de Tango do Tango Porteño

Caminito 

Existem polêmicas quanto à fama de “pega-turista” que o Caminito tem. Não é recomendado que se passe muito tempo apenas nessa área porque os preços de comida e bebida podem ser um pouco inflacionados. Sendo assim, o ideal é explorar as ruas do bairro e escolher um dos vários restaurantes que oferecem shows de tango (ou mesmo apreciar uma apresentação que pode começar na rua). 

Barracas 

Señor Tango é uma das casas de show de tango mais famosas de Buenos Aires. A estrutura do lugar impressiona graças às cores vibrantes, a iluminação impecável, o grande palco… outro ponto que chama a atenção é o fato de ser um espaço renovado, mas cujas características originais foram preservadas. Certamente vale entrar no roteiro de shows de tango portenhos.

Extras e preços dos ingressos para o show de tango 

Além das casas para apresentação de tango, há várias escolas e cursos rápidos de tango em Buenos Aires para quem tiver interesse em continuar aprendendo sobre a dança. Vale consultar se o local escolhido por você oferece essa opção! 

Para evitar surpresas desagradáveis, vale um tópico sobre a variação de preços nos ingressos para as apresentações de tango: esse valor muda de acordo com alguns critérios: limite de idade, se a pessoa vai ou não incluir jantar, localização na plateia etc. Nas nossas pesquisas, a variação de preço foi entre R$ 191 a R$ 950 – mas esse número pode aumentar ainda mais considerando os pontos mencionados acima.

Alguns lugares incluem uma aula gratuita de tango depois da apresentação, mas cabe à cada estabelecimento definir isso. Vale atenção ao tipo de programa que se está buscando e confirmar essas informações antes de fazer a reserva. 

Jantar e traje para um show de tango em Buenos Aires 

Já que falamos tanto de tradições envolvendo o tango, nada mais justo que dar outras dicas  para te ajudar a ter uma experiência incrível: incluir ou não um jantar junto da apresentação de tango? E que tipo de roupa é a adequada para esse evento? 

Sobre os trajes: para evitar qualquer possibilidade de erro ou desconforto, esporte fino é uma opção apropriada.   

A comida argentina já tem uma deliciosa reputação. Incluir um jantar no seu evento de show de tango não é má ideia, especialmente porque as apresentações de tango podem facilmente ter mais de 1h de duração. Por que não juntar duas ótimas experiências em uma só noite? 

Agora você já tem informações de sobra para escolher a melhor casa de show de tango em Buenos Aires – ou até mais de uma! 
Se essa leitura te deu vontade de viajar correndo para nossa vizinha portenha, prepare o garfo e a faca: que tal continuar a saber mais sobre as delícias da Argentina conhecendo alguns pratos irresistíveis?

Posts relacionados
AventuraDestinosDestinos NacionaisSanta CatarinaSul

As atrações mais famosas do Beto Carrero World

AlagoasDestinosDestinos NacionaisEventosFamíliaNordesteO que fazerPraia

Réveillon em Maceió: descubra as atrações da festa no Alagoas

América do SulArgentinaArte e CulturaDestinosGastronomiaO que fazerUrbano

Caminito: o famoso caminho colorido de Buenos Aires

AventuraDestinosFamíliaO que fazerSanta CatarinaSul

Planejando sua viagem para o Beto Carrero World: comece aqui!