América do SulArgentinaArte e CulturaDestinosGastronomiaO que fazerUrbano

Caminito: o famoso caminho colorido de Buenos Aires

Caminito em Buenos Aires

Buenos Aires é um dos destinos mais charmosos do mundo e fica aqui pertinho da gente. Então, que tal conhecer um dos pontos turísticos mais queridos pelos visitantes?

Famoso por suas casas coloridas e muito tango, o Caminito é uma parada obrigatória para quem quer desfrutar de tudo o que a capital argentina tem a oferecer ao turista. Lá, você pode se deslumbrar com a arquitetura, comer bons pratos e, claro, se envolver com a música e a dança.

Você se interessou em saber mais sobre? Então, fique de olho nas informações que separamos a seguir para você planejar seu passeio!

O que é o Caminito?

Caminito é a rua mais famosa de Buenos Aires, sendo também uma das suas atrações turísticas mais famosas. Ele é sempre lembrado por suas casas coloridas e uma rica história que começa com as misturas imigratórias da Argentina.

No passado, a região era marcada por um córrego, que hoje dá origem à forma sinuosa da rua. Com o passar dos anos, ele foi substituído por trilhos de uma ferrovia que também caiu em desuso, o que acabou transformando a rua num depósito de lixo. Somente na década de 1950, a região foi revitalizada e se tornou o que é hoje.

O Caminito e o bairro La Boca costumavam ter uma grande concentração de imigrantes genoveses. As casas de madeira e zinco eram tradicionais dessa cultura, sendo muito populares no fim do século 19. Curiosamente, a convergência cultural do lugar também contribuiu para o surgimento do tango.

Como chegar até Caminito?

Quem está passando férias em Buenos Aires pode visitar essa atração com facilidade, já que existem diversas formas de fazer isso.

O Caminito fica a cerca de 5 km da Plaza de Mayo, que é um dos principais marcos de referência de Buenos Aires. A distância faz com que muitos turistas optem por táxi, carro ou ônibus para chegar à região. Infelizmente, não tem estação de metrô perto na região.

Por fim, vale muito a pena pegar um dos tours dedicados, que buscam você no hotel e levam para conhecer todos os detalhes e atrações da região. Essa também é uma ótima maneira de aprender tudo sobre o legado histórico da rua colorida e charmosa.

O que tem para fazer no Caminito?

Como você viu até aqui, o Caminito é um lugar fascinante que oferece muito ao turista que quer conhecer Buenos Aires a fundo. Como autêntico destino turístico, a região traz uma série de atrações que o tornam um destino perfeito para passar o dia.

Ao planejar o seu roteiro, tenha sempre em mente a sua segurança. A região costuma ser bastante cheia de turistas, então fique de olho nos seus pertences pessoais em meio à multidão. Também é importante evitar sair das ruas principais quando estiver visitando o lugar.

Que tal conhecer algumas ideias? A seguir, nós separamos tudo o que tem para fazer na rua mais charmosa de Buenos Aires:

Fazer compras de artesanatos

A rica história do Caminito também dá origem a muita criatividade pelas mãos dos artesãos argentinos que expõem seus trabalhos em feirinhas especializadas e em lojas instaladas na região. Essa é uma ótima oportunidade de levar uma lembrança para quem você ama.

Um ótimo exemplo é o Patio Quinquela. Essa galeria a céu aberto reúne uma série desses artesãos dedicados a retratar os traços únicos da Argentina e especificamente do bairro La Boca.

Só que o destaque mesmo vai para a Feira de Artistas Plásticos de Caminito. Todos os dias, das 11 às 18 horas, profissionais expõem as suas obras ao longo do Caminito e das ruas próximas. Essa tradição acontece há 24 anos e deixa o lugar ainda mais vivo.

Ver e ouvir um tango

As curvas sinuosas do Caminito estão sempre pontuadas por muita música e, em alguns momentos, são tomadas por dançarinos que reforçam o valor cultural da região e da Argentina como um todo.

Essa é a hora de apontar a câmera para registrar os bons momentos e até se arriscar em alguns passos com aquela pessoa especial.

Visitar o Estádio La Bombonera

Oficialmente chamado de Estádio Alberto José Armando, o La Bombonera é a casa do Boca Juniors e um dos pontos imperdíveis para uma passagem pelo Caminito. Ambos ficam no bairro de La Boca e essa proximidade faz com que o Caminito também seja um local atrativo para os fãs de futebol.

A principal atração para o turista no La Bombonera é o Museo de La Pasíon Boquense. Lá está estampada a rica história do Boca, com direito a vários troféus e camisas históricas. Ele fica aberto de segunda a domingo, das 10 às 18 horas, permitindo a entrada em pequenos grupos.

Dá para comprar os ingressos pela internet ou na bilheteria. Na data da publicação deste post, a entrada para estrangeiros custa $1100 pesos.

Comer bem em um ótimo restaurante

A gastronomia é outro ponto forte do Caminito, que está repleto de restaurantes plenamente imersos na cultura do tango. Você pode escolher entre os fechados e abertos, além de diferentes tipos de pratos e bebidas.

Um dos destaques é o El Gran Paraíso, que existe desde 1890 e é palco de muita música e dança em meio às mesas. O principal elemento do cardápio é a carne argentina, além de pratos vegetarianos, saladas e vegetais grelhados.

Outra ótima opção é o La Perla de Caminito. Ele reforça a sua história pelas paredes, trazendo várias fotos e lembranças de momentos marcantes. As opções do cardápio vão desde salgados até massas.

Restaurante La Perla de Caminito

Conhecer os museus e centros culturais

Sendo um autêntico destino histórico riquíssimo em cultura, a famosa rua colorida também tem museus que registram e preservam toda essa riqueza. Então, ao planejar o seu passeio, também vale a pena conhecer alguns deles.

Um exemplo é o Museu Benito Quinquela Martín. Ele fica a poucos passos da rua do Caminito e traz o acervo do artista Benito Quinquela Martín, que é um dos idealizadores do que Caminito é nos dias de hoje.

Tem também a Fundação PROA, que é um centro de arte logo ao lado, o foco desse espaço são os movimentos artísticos do século 20 e 21 e podemos encontrar artigos de diferentes movimentos e formatos.

Viu só como vale muito a pena conhecer o Caminito em Buenos Aires? Da próxima vez que estiver planejando as suas férias, lembre-se de toda a riqueza cultural que os nossos vizinhos argentinos podem oferecer para a sua viagem. Então, reserve pelo um dia para conhecer esse verdadeiro museu a céu aberto.


Que tal conseguir um pacote baratinho para conhecer Caminito e outras atrações de Buenos Aires? É só conhecer as opções aqui no Hurb!

Posts relacionados
AventuraDestinosDestinos NacionaisSanta CatarinaSul

As atrações mais famosas do Beto Carrero World

AlagoasDestinosDestinos NacionaisEventosFamíliaNordesteO que fazerPraia

Réveillon em Maceió: descubra as atrações da festa no Alagoas

América do SulArgentinaArte e CulturaDestinosGastronomiaO que fazerRomântico

Show de tango em Buenos Aires: uma experiência marcante

AventuraDestinosFamíliaO que fazerSanta CatarinaSul

Planejando sua viagem para o Beto Carrero World: comece aqui!