América CentralDestinos InternacionaisDicas de ViagemMéxico

O visto para o México voltou a ser obrigatório para brasileiros: saiba como se organizar

Na hora de se planejar para a viagem dos sonhos, é inevitável passar por algumas burocracias. Em outros casos, uma simples mudança de regras pode chacoalhar os seus planos. Esse é o caso do recente decreto em relação ao visto para o México.

Muitos lugares exigem um visto de visitante para turistas, como é o caso dos Estados Unidos, Canadá, Japão e certos países da Europa. No caso do México, essa obrigatoriedade não existia há alguns anos, mas agora voltou.

Quer saber mais? A seguir, nós resumimos tudo sobre as mudanças a respeito do visto para o México para você se organizar para a sua viagem. Confira!

O que mudou em relação ao visto para o México?

Desde agosto de 2022, passou a ser obrigatório o visto para turistas brasileiros para quem deseja viajar para o México. Essa determinação foi publicada em decreto pelo governo mexicano e encerra um período de dez anos em que esse documento não era necessário.

Agora, somente é permitido entrar no país com um visto físico. Ficam livres dessa exigência quem já possui visto de turismo para os Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte e países do Acordo de Schengen.

A medida passou a valer oficialmente a partir de 18 de agosto de 2022. Essa mudança foi implementada com o objetivo de conter a entrada de pessoas que chegam ao país na intenção de imigrar ilegalmente para os Estados Unidos.

Como pedir o visto para o México?

Tendo em vista a obrigatoriedade do visto para quem deseja visitar o México, é fundamental aprender como passar por esse processo.

Fique de olho no passo a passo a seguir:

1. Faça o pedido pelo site do governo mexicano

O primeiro passo para pedir o visto para o México envolve agendar o seu horário no sistema do governo mexicano. Crie o seu cadastro e escolha o escritório onde deseja retirar o seu visto – que pode ser desde a Embaixada do México no Brasil até consulados espalhados pelo país.

2. Compareça à entrevista

A data em que você marcou a sua visita é quando ocorre a sua entrevista. Então, compareça ao escritório escolhido portando os documentos exigidos:

  • formulário de solicitação do visto preenchido e assinado com foto 3×4 recente, colorida e com fundo branco;
  • passaporte original e cópia do mesmo;
  • original e cópia de pelo menos um dos seguintes documentos:
    • comprovantes de emprego e contracheque dos últimos três meses;
    • extratos bancários dos últimos três meses;
    • comprovantes de posse de imóvel.

Além disso, estrangeiros precisarão levar o Registro Nacional Migratório (RNM), sem contar que menores de 18 anos deverão estar acompanhados por ambos os pais.

3. Pague a taxa

A solicitação do visto de turista para o México custa US$ 48,00. Recentemente, a Embaixada do México divulgou que passou a aceitar Pix para o pagamento desse valor. Mas fique atento, pois a cotação do dólar será feita com base no dia em que sua visita for realizada.

4. Aguarde a entrega do visto

Depois de finalizar os procedimentos, basta aguardar a notificação da embaixada ou do consulado para buscar o seu visto. A retirada somente poderá ser feita após apresentar o comprovante do pagamento da taxa do passo anterior.

A vigência do visto irá depender da categoria migratória, o consulado poderá conceder vistos de curta duração (até 180 dias) ou de longa duração (10 anos). Esse prazo vale a partir da data em que o documento foi expedido.

Como você pôde ver até aqui, as novas regras em relação ao visto para o México podem afetar quem está se organizando para viajar, mas não são complexas. A mudança exigirá um preparo adicional, mas basta seguir o passo a passo acima para não se confundir e aproveitar a sua viagem ao máximo.
Agora que você já sabe tudo sobre essas regras para continuar aprendendo sobre assuntos importantes para qualquer viagem. Então, veja aqui no blog um post bem completo sobre seguro viagem.

Pensando em visitar o México?

Com o Hurb é possível, veja nossas ofertas de Pacotes de Viagem no boleto parcelado

Posts relacionados
AlemanhaDestinos InternacionaisEuropa

10 motivos para conhecer Berlim

Destinos InternacionaisEspanhaEuropaGastronomiaO que fazer

Descubra quais são os melhores restaurantes de Madrid

Destinos InternacionaisEuropaO que fazerPortugalVida Noturna

Baladas em Lisboa para agradar a todos os gostos

América do SulArgentinaDestinos InternacionaisEspeciaisResorts e Hotéis

Unique Art Madero: hospede-se com estilo num dos cartões postais de Buenos Aires