CulturaCuriosidades

Turismólogo: conheça a profissão que movimenta o turismo

pessoas segurando um mapa

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Turismo é a segunda maior atividade empregadora no país, ficando atrás apenas da Construção Civil. A atuação nesse setor envolve toda uma cadeia de profissionais, que vai desde o agenciamento de viagens, alimentação, lazeres diversos, transporte, pesquisa de mercado e muito mais. Mas você sabia que  a profissão que engloba todas essas ações foi reconhecida por lei apenas em 2012? Em homenagem ao Dia do Trabalho, celebrado em 01/05, conheça a profissão que movimenta o turismo!

O papel do Turismólogo

Renata Braga se formou como turismóloga em 2008 e atua, desde 2022, como nossa coordenadora de Operações. Com quase sete anos de empresa, Renata conta que escolheu a área – como grande parte dos colegas de profissão – por acreditar que viajaria bastante a trabalho, o que, ironicamente, não é a realidade de grande parte deles. “Na época da faculdade, eu não tinha muita perspectiva de viajar, pela situação financeira da minha família, e esse mundo de viagens sempre me encantou”, disse a coordenadora.

O Turismólogo é o profissional capacitado para estudar, planejar, desenvolver e gerir a atividade turística. Um dos maiores objetivos desse profissional é promover o desenvolvimento sustentável do turismo. Seja pelo viés econômico ou ambiental, sem deixar de agregar valor à experiência dos viajantes. Para isso, exige-se um aprofundamento cultural, social e estrutural na realidade impactada.

 

 

O mercado de trabalho

O Ministério do Turismo informou que, em 2023, a atividade foi responsável pela criação de cerca de 215 mil vagas de emprego formais, dado que envolve diversos cargos atribuídos ao setor, sendo os estabelecimentos voltados para hospedagem e alimentação os resultados mais expressivos – com quase 120 mil vagas.

No Hurb, os turismólogos podem desenvolver e promover novos destinos turísticos, ao identificar o potencial de regiões pouco conhecidas, ressaltando seus diferenciais para criar novas demandas. Para obter sucesso nesse objetivo, porém, é preciso ainda fomentar a indústria local, garantindo a qualidade de hospedagens e atendimento, serviços de alimentação e lazer, segurança, entre outros aspectos.

cartões postais de vários locais do mundo

Aqui no Hurb…

O escopo de atuação de um turismólogo envolve, invariavelmente, a geração de novos empregos e renda, através da atração de turistas a novas regiões. É o caso dos fenômenos de Olímpia (SP) e Bombinhas (SC), municípios de 55 mil e 20 mil habitantes, respectivamente, que passaram a despontar como destinos turísticos no nosso catálogo. Enquanto o primeiro conta com fontes de águas termais e parques aquáticos que atraem turistas de todo o país, o segundo vem se destacando pelas praias cristalinas em meio à natureza local preservada.  

Para Renata, outros destinos também ganharam mais popularidade nos últimos anos: “Essa é a minha segunda passagem pelo Hurb. Entrei pela primeira vez em 2015 e fiquei até 2016. Depois retornei em 2018 e, desde então, tenho observado destinos nacionais como Jericoacoara e Gramado ganharem muita relevância no turismo nacional.”

Com a missão de otimizar viagens através da tecnologia e a visão de otimizar o tempo através da ciência, o Hurb viabilizou a viagem e milhões de brasileiros para destinos nacionais e internacionais.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
2
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
AustráliaÁustriaCuriosidadesDinamarcaNotíciasSuíça

As melhores cidades do mundo para se viver, segundo ranking da “The Economist”

AmazonasCuriosidadesMaranhãoMinas GeraisSão PauloViagens

Conheça quatro destinos folclóricos brasileiros

CulturaCuriosidadesGeraisNotícias

UNESCO adiciona novos locais como Patrimônios da Humanidade

América do NorteAmérica do SulArgentinaCanadáCulturaDestinosDestinos InternacionaisDicas de ViagemEstados UnidosFamíliaLGBTQIA+Meio AmbienteRomânticoSustentabilidadeUncategorizedUrbanoUruguaiViagens

Planeje sua viagem internacional de inverno!