CulturaCuriosidades

Turismólogo: conheça a profissão que movimenta o turismo

pessoas segurando um mapa

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Turismo é a segunda maior atividade empregadora no país, ficando atrás apenas da Construção Civil. A atuação nesse setor envolve toda uma cadeia de profissionais, que vai desde o agenciamento de viagens, alimentação, lazeres diversos, transporte, pesquisa de mercado e muito mais. Mas você sabia que  a profissão que engloba todas essas ações foi reconhecida por lei apenas em 2012? Em homenagem ao Dia do Trabalho, celebrado em 01/05, conheça a profissão que movimenta o turismo!

O papel do Turismólogo

Renata Braga se formou como turismóloga em 2008 e atua, desde 2022, como nossa coordenadora de Operações. Com quase sete anos de empresa, Renata conta que escolheu a área – como grande parte dos colegas de profissão – por acreditar que viajaria bastante a trabalho, o que, ironicamente, não é a realidade de grande parte deles. “Na época da faculdade, eu não tinha muita perspectiva de viajar, pela situação financeira da minha família, e esse mundo de viagens sempre me encantou”, disse a coordenadora.

O Turismólogo é o profissional capacitado para estudar, planejar, desenvolver e gerir a atividade turística. Um dos maiores objetivos desse profissional é promover o desenvolvimento sustentável do turismo. Seja pelo viés econômico ou ambiental, sem deixar de agregar valor à experiência dos viajantes. Para isso, exige-se um aprofundamento cultural, social e estrutural na realidade impactada.

 

 

O mercado de trabalho

O Ministério do Turismo informou que, em 2023, a atividade foi responsável pela criação de cerca de 215 mil vagas de emprego formais, dado que envolve diversos cargos atribuídos ao setor, sendo os estabelecimentos voltados para hospedagem e alimentação os resultados mais expressivos – com quase 120 mil vagas.

No Hurb, os turismólogos podem desenvolver e promover novos destinos turísticos, ao identificar o potencial de regiões pouco conhecidas, ressaltando seus diferenciais para criar novas demandas. Para obter sucesso nesse objetivo, porém, é preciso ainda fomentar a indústria local, garantindo a qualidade de hospedagens e atendimento, serviços de alimentação e lazer, segurança, entre outros aspectos.

cartões postais de vários locais do mundo

Aqui no Hurb…

O escopo de atuação de um turismólogo envolve, invariavelmente, a geração de novos empregos e renda, através da atração de turistas a novas regiões. É o caso dos fenômenos de Olímpia (SP) e Bombinhas (SC), municípios de 55 mil e 20 mil habitantes, respectivamente, que passaram a despontar como destinos turísticos no nosso catálogo. Enquanto o primeiro conta com fontes de águas termais e parques aquáticos que atraem turistas de todo o país, o segundo vem se destacando pelas praias cristalinas em meio à natureza local preservada.  

Para Renata, outros destinos também ganharam mais popularidade nos últimos anos: “Essa é a minha segunda passagem pelo Hurb. Entrei pela primeira vez em 2015 e fiquei até 2016. Depois retornei em 2018 e, desde então, tenho observado destinos nacionais como Jericoacoara e Gramado ganharem muita relevância no turismo nacional.”

Com a missão de otimizar viagens através da tecnologia e a visão de otimizar o tempo através da ciência, o Hurb viabilizou a viagem e milhões de brasileiros para destinos nacionais e internacionais.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
2
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
CuriosidadesDestinosDestinos NacionaisHurbViagens

São Paulo: A Metrópole que Acolhe o Mundo

BrasilCuriosidadesDestinosDicas de ViagemHurbNordesteViagens

Desfrute do melhor de Porto Seguro e Natal em um fim de semana inesquecível

CulturaCuriosidades

Saiba mais sobre a luta das mulheres pela igualdade de direitos

BrasilCulturaCuriosidadesDestinosDicas de ViagemHurbLGBTQIA+NotíciasViagens

Vai para a Parada LGBTQIA+? Confira nossas dicas de hospedagem