América CentralArubaDestinos Internacionais

Aruba: onde fica, o que fazer e muito mais neste guia completo!

Aruba

Está buscando um destino paradisíaco para passar as férias com diversas opções de lazer e esportes para curtir o tempo? Então, não precisa mais procurar: Aruba precisa estar no seu roteiro.

Conhecida como “A Ilha Feliz” graças aos sorrisos e a hospitalidade de seus moradores, Aruba fica no Caribe e oferece uma bela seleção de praias, atrações agitadas e de relaxamento, pontos turísticos históricos e deliciosos restaurantes.

Tudo isso está ao seu alcance, bastando se planejar para aproveitar as melhores atrações disponíveis por lá. Assim, você e sua família poderão curtir tudo o que a região tem a oferecer para o seu momento de descanso.

Quer saber mais? Então, fique de olho neste artigo com todas as informações que você precisa para montar o seu roteiro para Aruba!

Conheça Aruba

Aruba é um país independente que faz parte do Reino da Holanda. Ele é uma das ilhas Antilhas menores que fica no sul do Mar do Caribe a poucos quilômetros da costa da Venezuela, sendo próximo também de Bonaire e Curaçao.

A região é um forte destino turístico devido a sua grande e variada escolha de acomodações e atrações. Em Aruba, é possível curtir belas opções de praias de água cristalina e areia branquinha, badalados bares e restaurantes, esportes radicais e relaxantes em contato com a natureza e muito mais.

Além disso, o clima tropical faz de Aruba um excelente destino para curtir o sol o ano todo, já que as chuvas são raras. Então, dá para se programar para visitar a região e aproveitar as suas atrações em casal, com amigos e com a família.

Por fim, vale reforçar que Aruba tem uma vasta estrutura turística preparada para receber pessoas de todo o mundo. Isso significa ampla malha de transportes, ótima cobertura de serviços e, claro, nativos que amam receber turistas.

Motivos para visitar

Aruba é vista como uma das principais opções de turismo para quem quer aproveitar um paraíso tropical. Essa é a melhor forma de aproveitar tudo que a natureza tem a oferecer juntamente com uma estrutura turística preparada para receber você e quem você ama.

Precisa de mais argumentos? Então, veja a seguir quais são os melhores motivos para marcar as suas próximas férias em Aruba!

Lindas praias

Aruba possui algumas das mais belas praias do mundo. Isso fez com que esse destino fosse considerado obrigatório para quem quer relaxar à beira mar e curtir um sol altamente refrescante em um cenário paradisíaco.

Também não faltam opções para o turista escolher em relação às praias. Afinal, é possível visitar tanto as mais agitadas quanto as mais isoladas, além de aproveitar diferentes atrações como mergulho e snorkeling junto à vida marinha.

Sol o ano todo

A região tem um clima semiárido quente, com chuvas escassas e localização tropical. Essas características contribuem para que Aruba tenha sol o ano todo, com tempo raramente fechado que a transforma em um paraíso constantemente ensolarado.

Isso é perfeito para aproveitar o melhor de suas praias e demais atrações sem se preocupar em perder o dia com tempo ruim. Por fim, o sol não é escaldante, já que os ventos ajudam a refrescar a qualquer hora.

Várias opções de esportes

Quem visita Aruba também pode aproveitar diversas opções de esportes, desde aquelas mais agitadas até as mais calmas. O ponto em comum entre elas é o contato com a natureza, combinado com uma alta variedade de aventuras disponíveis.

Por exemplo, é possível praticar mergulho, snorkeling, passear de banana boat e canoa havaiana, sem contar as trilhas off-road de 4×4 que deixam o turista ainda mais perto da natureza. Essas e várias outras atrações estão disponíveis para grupos de todos os tamanhos.

Não exige visto

Tirar férias em Aruba também significa lidar com menos burocracia. O país não exige visto para turistas, sendo necessário apenas o passaporte para viajar. Essa liberação vale não apenas para quem vem da América do Sul como também dos Estados Unidos, Canadá e da União Europeia.

As principais informações sobre os requisitos para entrar em Aruba estão disponíveis no site oficial do órgão de turismo do país.

Capital badalada

Não é só de calmaria que se vive Aruba. Na verdade, a capital Oranjestad é pequena, mas bastante badalada. Isso significa que você e seus companheiros de viagem poderão curtir ótimas opções de restaurantes, bares, fazer compras em lojas de grifes famosas e até mesmo assistir a shows.

Também é a partir de Oranjestad que saem boa parte dos passeios pela região, sendo possível até aproveitar pontos turísticos históricos que ajudam a contar o legado dessa cidade tão importante para o Caribe.

Como chegar

Achou interessante a ideia de passar férias em Aruba? Então, terá satisfação em saber que é bastante simples chegar nessa ilha caribenha.

O portal de entrada por avião em Aruba é o Aeroporto Internacional Rainha Beatriz, que fica na capital Oranjestad. Ele tem uma estrutura totalmente voltada para voos internacionais, além de ficar a poucos minutos das principais praias do país.

Por mais que esse aeroporto receba voos da maioria dos países das Américas e da Europa, ele não costuma receber aeronaves diretas do Brasil. A melhor opção para a sua visita é escolher um voo que faça conexão em Caracas, na Venezuela.

Também dá para chegar em Aruba pelo mar. Afinal, esse é um destino altamente popular de cruzeiros por todo o mundo, inclusive alguns que saem do Brasil. No entanto, a maioria deles apenas faz paradas em Aruba, não atracando para uma estadia mais longa.

O que fazer em Aruba

Boa parte do apelo de Aruba para o turista se deve à grande variedade de atrações que o país proporciona. Desde as suas belas praias até às opções de lazer da capital, dá para encher o seu roteiro com muita diversão e relaxamento em mais de um dia de visita.

A seguir, saiba melhor o que tem para fazer em Aruba dentro de cada categoria. Aproveite!

As praias de Aruba

Aruba é sinônimo de praia paradisíaca. Existem diferentes opções para escolher ao longo da costa desta ilha com características distintas capazes de agradar a todo tipo de turista. Então, ao planejar a sua viagem para a região, já se programe para visitar as praias que são do seu estilo.

A seguir, destacamos quais são as principais praias de Aruba e as suas características mais importantes.

Eagle Beach

Eagle Beach é uma das praias mais bonitas de Aruba, sendo também a mais lembrada pelos turistas que retornam todos os anos.

Também é em Eagle Beach que ficam alguns resorts de luxo e restaurantes badalados de Aruba. Ao longo da faixa de areia, o caminho é pontuado por palmeiras, uvas marinhas e as características árvores fofoti.

A praia tem água clara e rasa, sendo relativamente calma para caminhar e também para a prática de jet ski. Também dá para ver ninhos de tartarugas por aqui, com a eclosão geralmente ocorrendo ao pôr do sol e durante a noite.

Palm Beach

É para Palm Beach que os turistas em busca de badalação devem ir. Ela é mais agitada que as demais, sendo também onde se concentram boa parte dos resorts e hotéis da região.

Esse também é um dos melhores lugares para fazer passeios de banana boat, wakeboarding, esqui aquático e parasailing. Além dos esportes aquáticos, Palm Beach também é pontuada por restaurantes e quiosques de souvenirs.

Você também encontrará muitas lojas, restaurantes e atrações turísticas de Aruba a uma curta distância de Palm Beach. Os jardins dos hotéis cheios de palmeiras adicionam uma sensação ainda mais tropical ao ambiente.

Baby Beach

Baby Beach é uma ótima opção para famílias com crianças pequenas devido às águas calmas e rasas. Ela fica a cerca de 45 minutos de carro de Palm Beach, na ponta sul da ilha, e tem uma bela faixa de areia branca em forma de crescente em torno de uma lagoa.

Esse é um dos pontos em que se pode praticar snorkeling, o que proporciona um olhar bem próximo das várias espécies de peixe que moram em Baby Beach. Há também uma boa seleção de quiosques com comida nos arredores da praia.

Quem busca a calmaria de Baby Beach apenas deve ter cuidado com a correnteza perigosa que existe no entorno da lagoa. A dica é ficar mais perto da margem.

Flamingo Beach

Aruba é muito associada aos flamingos, as simpáticas aves rosa de pernas longas. No entanto, elas ocorrem em uma localidade específica da região: Renaissance Island. Essa é uma área privativa do resort Renaissance Aruba e é preciso ser hóspede ou pagar à parte para entrar.

Os ingressos incluem passeio pela ilha, almoço e refrescos. E, claro, culmina com um contato bem de perto com os flamingos que frequentam a praia que leva o nome deles. Lá, também se pratica snorkeling, mergulho e stand up paddle.

A visita à Flamingo Beach tem uma faixa de horário exclusiva para quem leva crianças: das 9 até as 10 horas da manhã. No restante do dia, o acesso é restrito apenas para adultos.

Pontos turísticos

Aruba também conta com pontos turísticos bastante interessantes para os momentos em que você terminar de curtir as praias e quiser conhecer mais da região. Sendo uma parte integrante do Caribe, a ilha tem uma história que pode ser contada a partir de seus registros geográficos restantes.

Bushiribana e Balashi

Bushiribana e Balashi são os locais de duas antigas fundições de ouro na ilha de Aruba. Considera-se que tenham sido construídas em 1899, sendo fechadas durante a Primeira Guerra Mundial devido à falta de recursos.

Vale lembrar que o Caribe era muito visitado por empresas de mineração em meados do século 19, sem contar a alta atividade de piratas. Essas fundições são um registro histórico desse passado, podendo ser visitadas por quem passa por Aruba.

Alto Vista Chapel

Outro registro histórico presente em Aruba é essa capela que fica na cidade de Noord, a poucos minutos de carro a partir de Oranjestad. Também conhecida como Pilgrims Church, ela fica no topo dos montes sobre a costa norte de Aruba.

Construída originalmente em 1750 por espanhóis, essa capela serviria como um posto católico no Caribe para auxiliar no processo de catequização dos nativos. Essa foi a primeira igreja de Aruba, sendo construída com paredes de pedra e telhado de palha.

Esportes aquáticos

O contato próximo com a natureza em Aruba também possibilita a prática de diversos esportes aquáticos, desde os mais emocionantes até os mais tranquilos. Então, dá para escolher a atração que mais se encaixa nas suas preferências.

A seguir, confira alguns exemplos de atividades aquáticas que você pode praticar em sua visita.

Banana boat e canoa havaiana

Se você quer descontração em meio às águas cristalinas das praias de Aruba, então não tem como errar ao escolher um passeio de banana boat ou canoa havaiana. As velocidades são adaptadas para os participantes, sendo uma atração perfeita para toda a família.

A maioria dos passeios sai de Palm Beach, então é só consultar as várias empresas que prestam esse serviço na região.

Windsurf e kitesurf

O clima tropical traz bons ventos para Aruba, o que contribui para a prática de windsurf e kitesurf. Esse é um esporte mais radical para quem quer aproveitar o mar nos pés e o vento na cabeça.

Em praias como Palm Beach e Eagle Beach, é possível alugar o equipamento necessário para a prática de windsurf e kitesurf, além de contar com a ajuda de instrutores. Por fim, claro, é preciso ficar de olho na velocidade dos ventos para aproveitar ao máximo.

Mergulho e snorkeling

Dá para ficar bem pertinho da vida marinha de Aruba ao praticar mergulho e snorkeling pelas praias da região. A água cristalina possibilita ver diversas espécies de peixes e é possível alugar todo o equipamento necessário por Palm Beach e Eagle Beach.

Bares e restaurantes

As opções de gastronomia e vida noturna são bem interessantes e variadas em Aruba. Depois de curtir um dia na praia, não tem nada melhor do que aproveitar um bom prato de frutos do mar e finalizar o passeio com drinks à beira do mar.

Para começar, as principais praias de Aruba contam com uma ótima estrutura gastronômica para receber os turistas. Frutos do mar e coquetéis são as opções mais comuns, além de alguns bares e quiosques terem presença na própria faixa de areia.

Além disso, você pode curtir a badalação do centro de Oranjestad com seus vários bares e restaurantes que ficam abertos até altas horas da noite. Esse é o destino perfeito para quem não quer que o dia acabe.

Compras

Aruba também é um destino de compras, você sabia? Isso se deve tanto ao artesanato local quanto à presença de marcas internacionais que trabalham com impostos baixos para as vendas de seus produtos.

No centro da capital e em suas principais praias, é possível encontrar lojas de roupas, joalherias, perfumarias e muito mais. Sendo uma ilha caribenha, também dá para escolher produtos de aloe vera, cigarros cubanos e iguarias holandesas.

Como se preparar para viajar para Aruba?

Agora que você já viu tudo o que dá para curtir em Aruba, resta se preparar para aproveitar ao máximo as suas férias na região. A região tem algumas particularidades que podem pegar o turista de surpresa, então é fundamental saber de tudo antecipadamente.

A seguir, veja algumas dicas para se preparar da melhor forma para a sua estadia em Aruba:

  • a moeda oficial de Aruba é o florim, mas muitas lojas aceitam dólares americanos e é possível trocar seu dinheiro nas várias casas de câmbio e bancos da região;
  • a água é potável na região, então pode bebê-la à vontade e encher a sua garrafinha;
  • o inglês é bastante falado pelos habitantes de Aruba, além do espanhol, francês e até mesmo o português;
  • a voltagem padrão em Aruba é 110 volts, então leve adaptadores se necessário.

Como você viu até aqui, Aruba tem um grande volume de atrações esperando por você e sua família. Seja pelas belas praias, a vida noturna e as lindas paisagens proporcionadas pela natureza, esse é um destino que ficará na lembrança para sempre. Então, aproveite para começar a planejar a sua viagem para Aruba com tudo o que tem de melhor!


A dica é conferir as ofertas de hotéis e pacotes no site do Hurb para curtir esse destino incrível com o melhor preço.

Posts relacionados
AlemanhaDestinos InternacionaisEuropa

10 motivos para conhecer Berlim

Destinos InternacionaisEspanhaEuropaGastronomiaO que fazer

Descubra quais são os melhores restaurantes de Madrid

Destinos InternacionaisEuropaO que fazerPortugalVida Noturna

Baladas em Lisboa para agradar a todos os gostos

América do SulArgentinaDestinos InternacionaisEspeciaisResorts e Hotéis

Unique Art Madero: hospede-se com estilo num dos cartões postais de Buenos Aires