Todo mundo sabe que o Chile é um país fantástico. Porém, o que talvez muitas pessoas não saibam, é que o famoso Deserto do Atacama é casa de uma série de curiosidades e fatos bizarros que intrigarão até os viajantes mais exigentes.
A cidade de São Pedro do Atacama no Chile, não é somente conhecida por possuir o deserto mais árido do mundo, mas também, por histórias, fatos curiosos e muitas lendas excêntricas que são contadas até hoje pelos habitantes.
Se você deseja conhecer algumas delas, confira agora as 10 melhores que selecionamos. Está imperdível!
Deserto mais seco do mundo!
Quando se fala em deserto, todos sabem que devido a uma série de fatores a região tende a ser seca. O Deserto do Atacama, diferente de todos os outros, se destaca por ser o local mais árido da Terra. Especialistas afirmam que a quantidade de água que cai em algumas regiões deste solo é extremamente baixa, chegando a ser necessário um século para encher uma xícara de café com os milímetros de água.
Banho Gravitatório
Quem disse que só é possível gravitar no espaço não conheceu as famosas Lagunas de São Pedro do Atacama. Devido a alta salinidade da água, ao mergulhar, os turistas não afundam e apenas desfrutam de um verdadeiro banho gravitatório nos lagos da região. Algumas lagoas são lindas e ótimas para visitação, mas devido a salinidade de algumas como as Lagunas Altiplanicas e a Laguna Cejar, elas não são exatamente próprias para banho. No entanto, na Laguna de Piedra os viajantes poderão boiar o quanto quiserem em águas azuis esverdeadas e ter incríveis sensações de leveza.
Terra viva
No deserto do Atacama onde já foi mar, hoje encontram-se vales, lagos de sal e cachoeiras de águas termais e Gêiseres. Este último fenômeno gera a sensação da terra estar viva. Um gêiser é uma nascente termal que constantemente joga água quente e vapor para o ar, eles aliviam o friozinho do Atacama com as suas colunas e dão um espetáculo natural a todos que prestigiam o momento em que a água é jorrada. Um dos mais famosos da região é o Geysers del Tatio, uma das principais atrações turísticas da região.
Neve
Neve em um deserto? Pode parecer meio estranho, mas antes de chegar ao ponto principal do Atacama é possível encontrar neve e logo em seguida se deparar com o seco. Apesar de ser um fenômeno não muito comum na região, em alguns lugares e dependendo da estação os turistas poderão até brincar de guerra de neve. Prestigiar tal espetáculo natural será algo raro, marcante e mais que especial durante suas aventuras em São Pedro do Atacama.
No Hurb tem pacote de viagem no precinho
Animais fantásticos
Além de prestigiar paisagens que proporcionam experiências inesquecíveis, no Atacama é possível avistar muitos flamingos, lhamas, e outros animais exóticos. Apesar das condições inóspitas, estes animais vivem e procriam em certos lugares da região, ficando próximo as águas frias que apesar de parecer quentes, estão na temperatura ideal para os animais.
Igreja de palha, cactos e couro
A principal paróquia destas terras, a Igreja San Pedro de Atacama, apesar de possuir data de fundação desconhecida, funciona desde 1641 e os seus famosos arcos na parte externa são datados de 1744. Muitos anos se passaram desde sua construção, mas as marcas e principalmente os materiais utilizados para erguer a igreja, fazem do local uma parada obrigatória para os viajantes. Localizada na praça principal da cidade e junto a tijolos e telhas, a construção levou palha, árvores da região, cactos e couro de lhama, que podem ser percebidos e admirados.
Cemitérios, ruínas e museus
Os objetos da pré-história de Atacama despertam a curiosidade do público até hoje e todo bom viajante não pode sair de lá sem antes conhecer os túmulos que os familiares talhavam para os seus entes queridos, meteoritos achados e ruínas do que antes eram cidades. Este lugar é um verdadeiro espetáculo arquitetônico, chegando a possuir sítios arqueológicos como Pukará de Quitor e diversos museus fantásticos repletos de histórias. A Universidad Católica del Norte e do Meteorito, o Museu Arqueológico Padre Le Paige abrigam as coleções arqueológicas e etnográficas que foram recuperadas e são preservadas até hoje.
Vulcões
A região do Deserto do Atacama é formada por uma grande quantidade de vulcões com altura superior a 5 mil metros do nível do mar. Os de maior destaque são os Licancabur, Lascar, Sairecabur e Putana, em que é formado um altiplano (terras altas), a milhares de metros, com pequenos lagos e zonas úmidas. Apesar de possuir um nome assustador, é possível não somente chegar bem próximo, como até subir no topo da maioria dos vulcões, sendo um dos incríveis atrativos do local.
Mão gigante
Uma mão amiga sempre cai bem, não é? Nas margens da rodovia chilena Pan-Americana, é possível conhecer e tirar várias fotos com a Mão do Deserto ou em espanhol “Mano del Desierto”. Esculpida pelo chileno Mario Irarrázabal em 1992, ela possui mais de 10 metros de altura e inúmeras lendas sobre a famosa mão gigante que é um dos pontos turísticos mais sensacionais e atrativos do Chile.
Maior depósito salino no Chile
O Salar de Atacama consiste num grande lago de águas salinas formada pelas chuvas no altiplano, além das altas montanhas que não passam pela barreira da Cordilheira de Domeyko e ficam estagnadas na bacia do rio. Com o tempo, é formado uma crosta dura e branca de sal e outros sedimentos dos entornos das montanhas, transportados pelo vento e pela água, o que rendeu o título de maior reserva salina do Chile.
Detalhe importante é que as pedras de sal não estão aptas para o consumo, pois contém cianeto de sódio, que é nocivo e até letal. A ingestão pode causar queimação na língua, inflamação na mucosa gástrica, dor de cabeça e a inalação pode causar irritação nasal. Fique ligado!
Confira outros destinos através do nosso Instagram!