Destinos NacionaisMinas GeraisNotíciasSudeste

Espinhaço: única cordilheira do Brasil é lançada como novo destino turístico

serra do espinhaço

A mais nova rota turística em Minas Gerais está sendo lançada: a Cordilheira do Espinhaço.

Nomeada a partir da Serra do Espinhaço (considerada a única cordilheira do Brasil!), reconhecida pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera, o novo destino turístico pretende ser uma referência em turismo de natureza.

“Reservas da Biosfera são territórios com características únicas para a conservação da natureza e do patrimônio cultural, material e imaterial”, explica o professor Miguel Ângelo Andrade, da PUC Minas, em entrevista ao jornal O Globo.

A região, que abrange cinco cidades do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, foi lançado oficialmente em 16 de março de 2023 em Belo Horizonte, com a presença do Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Será assinado um protocolo de intenções entre o Sebrae Minas, Governo de Minas Gerais, a Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o Comitê Gestor da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço e as cinco prefeituras dos municípios que fazem parte do destino – Botumirim, Cristália, Grão Mogol, Itacambira e Turmalina.

O objetivo é fomentar o turismo na região e, consequentemente, a geração de emprego e renda. O evento de lançamento apresenta as ações já realizadas e as expectativas de curto, médio e longo prazo para promover o turismo no local.

A iniciativa é uma parceria entre Sebrae Minas, Governo de Minas, Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Comitê Gestor da Reserva da Biosfera Unesco e das cinco prefeituras que compõem o destino.

O que é uma cordilheira?

Uma cordilheira é um conjunto de montanhas e cumes que se estendem por uma grande área, geralmente em linha reta ou curva.

A cordilheira é formada pela atividade geológica, como a convergência de placas tectônicas, e pode incluir vários picos elevados, com diferentes altitudes e características geográficas.

As cordilheiras são importantes recursos naturais, tanto pela sua beleza e imponência quanto por suas atividades econômicas, como o turismo, agricultura, mineração, entre outras. Alguns exemplos de cordilheiras famosas incluem os Andes, as Montanhas Rochosas e o Himalaia.

A Serra do Espinhaço

No estado de Minas Gerais, as montanhas formam uma cordilheira que começa na Mata Atlântica, passa pelo Cerrado e chega à Caatinga, na fronteira com a Bahia.

É a Serra do Espinhaço, um conjunto de montanhas que se estende por aproximadamente mil quilômetros. Em 2005, a Unesco reconheceu a região como Reserva da Biosfera, um status que só foi concedido a sete áreas no Brasil, incluindo o Pantanal e a Amazônia.

As montanhas se sucedem como uma coluna vertebral (daí o nome do território: Espinhaço!), com a Serra da Piedade, Serra do Cipó, Serra do Intendente, Serra da Gandarela, Serra do Ouro Branco e Serra do Rola Moça, entre outras. Várias dessas serras são tão bonitas que deram origem a parques nacionais.

Além das montanhas, a região abriga cidades e vilarejos bucólicos. Desde a época colonial, os moradores da região têm produzido riquezas que refletem a história do Brasil, como a cultura quilombola, o ciclo do ouro e a busca por pedras preciosas.

Ainda, a Serra do Espinhaço tem muito mais atributos. No topo das montanhas, há nascentes que formam cachoeiras e abastecem as bacias dos rios São Francisco, Doce e Jequitinhonha. Lá em cima também estão os campos rupestres, um bioma único pela quantidade e diversidade de fauna e flora.

Até mesmo uma das aves mais raras do mundo, a rolinha-do-planalto, já foi avistada por lá em 2015. Antes disso, a espécie ameaçada de extinção havia sido visualizada pela última vez em 1941.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
BrasilCulturaCuriosidadesDestinosDicas de ViagemHurbLGBTQIA+NotíciasViagens

Vai para a Parada LGBTQIA+? Confira nossas dicas de hospedagem

CorporativoNotíciasReal time Report

Pacotes em Tempo Real -Atualizado a cada 2 horas - 20/05

DestinosDestinos NacionaisHurbViagens

Vinícola & Diversão: Aproveite Vinhedo e o Parque Hopi Hari

DestinosDestinos NacionaisHurbViagens

São Miguel dos Milagres: Você Merece esse Paraíso!