Notícias

Litoral Norte de São Paulo se prepara para retomada do turismo após chuvas

As cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, que formam o Circuito Litoral Norte de São Paulo, estão se preparando para a retomada da atividade econômica mais importante da região: o turismo.

Em fevereiro de 2023, as fortes chuvas prejudicaram a infraestrutura da região, que já está recebendo apoio do governo do estado e de parceiros para minimizar o impacto.

Para retomar a economia do turismo, uma campanha de marketing e comunicação, em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens de SP e a Secretaria de Comunicação do Governo, será lançada.

Além disso, ações de qualificação para os destinos, em parceria com o Sebrae, e agendas culturais para movimentar a região na baixa temporada estão sendo preparadas pela Secretaria de Cultura.

A Setur-SP disponibilizou crédito de R$ 100 milhões, em parceria com a Desenvolve-SP, para empreendedores que tiveram seus negócios prejudicados pelas chuvas, além de estar apoiando a rede de bares e restaurantes. O Governo de SP disponibilizou, ao todo, R$ 483 milhões para o crédito.

A retomada segura da economia do turismo na região acontecerá em um momento em que cerca de mil desabrigados começam a deixar os hotéis e pousadas da região, onde recebem três refeições gratuitas por meio de uma parceria do Governo de SP com a iniciativa privada.

O DER disponibilizou um canal oficial de monitoramento das vias, uma vez que o fluxo turístico ainda é indesejado em São Sebastião, que teve a recuperação da infraestrutura e dos serviços prejudicados pelas chuvas.

O Estado também já assinou o contrato para início da construção de mais de 500 apartamentos no bairro da Baleia Verde, em São Sebastião, além de outras obras emergenciais, de reforço da infraestrutura, de drenagem, reconstrução de escola destruída pelas chuvas em São Sebastião e projetos de contenção de encostas.

Vítimas das chuvas no Litoral Norte

Para ajudar as vítimas da chuva, o Fundo Social e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil já entregaram 364 toneladas de doações para as seis cidades da região.

Entre os itens entregues estão alimentos não perecíveis, água, colchões, produtos de limpeza e higiene e roupas. Houve ainda arrecadação de doações em dinheiro para ajudar as vítimas.

O Estado também isentou o ICMS das doações das empresas ao Litoral Norte e prorrogou o imposto por seis meses das empresas de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba.

A Secretaria de Fazenda e Planejamento também conseguiu junto ao Comitê Gestor do Simples Nacional a prorrogação por seis meses do recolhimento de contribuintes das seis cidades que utilizam essa modalidade.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
DestinosDestinos InternacionaisDicas de ViagemNotíciasViagens

Voe para a calorosa e badalada Barcelona

CuriosidadesDestinos NacionaisHurbNotíciasTurismoViagens

O "Surubão de Noronha": Mito ou Realidade?

DestinosDestinos NacionaisNotíciasViagens

Descubra Bonito: um paraíso natural para celebrar o amor

HurbHurb RespondeMundo HurbNotíciasViagens

Transforme um pedido cancelado em uma nova viagem com o Hurb