AventuraCuriosidadesEstados Unidos

Aos 70, mulher mais velha a escalar a montanha El Capitan é um exemplo de superação

el capitan

A história de Dierdre Wolownick é inspiradora e prova que nunca é tarde para se aventurar e buscar novos desafios. Aos 70 anos de idade, ela se tornou a mulher mais velha do mundo a escalar a montanha El Capitan, no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia (EUA).

Com uma trajetória de vida marcada por momentos difíceis, como a perda do ex-marido e do pai, Dierdre encontrou na escalada uma forma de lidar com a dor e se aproximar do universo do filho, o famoso escalador Alex Honnold.

“É uma língua estrangeira e eu sou professora de idiomas estrangeiros. Qualquer coisa que você sonhar que quer fazer, você pode, mas é preciso dar um passinho de cada vez”, explicou Dierdre sobre o segredo de seu sucesso na escalada.

Ela começou a praticar o esporte com quase 60 anos e, aos 66, havia conquistado o El Capitan pela primeira vez.

Apesar da experiência anterior, a escalada aos 70 anos foi desafiadora. Dierdre descreveu o primeiro terço da jornada como “extenuante”, com duas horas de subida com trilha, onde ela disse ter se agarrado a pequenas árvores e beiradas de pedras como apoio, além do início da escalada propriamente dita sobre o leito de um rio recheado de pedras.

A segunda parte foi inteiramente de subida vertical, enquanto a última, a mais intensa, segundo ela, pareceu durar por quilômetros justamente porque seu emocional já estava mais abatido pela viagem. Nesta porção, ela relatou que frequentemente se imaginava caindo de mais de 900 metros de altura.

Ao chegar ao topo, ela comemorou com amigos e parceiros de aventura com cupcakes e Champagne ao pôr do sol. O recorde foi batido em 2021. “Foi um dia e tanto. Eu me reinventei diversas vezes”, disse Dierdre.

O filho, Alex Honnold, afirmou que a mãe não é a escaladora mais rápida ou forte, mas é certamente resiliente. “Ela é disposta a aguentar [a jornada] por muito tempo, ela continua se esforçando. Acho que ela é o exemplo perfeito do que é se inspirar em algo, se tornar apaixonada por isso e descobrir tudo isso na meia-idade”, acredita.

“Escalar o El Capitan para o meu 70º aniversário superou todos os meus sonhos e expectativas. Tantas pessoas maravilhosas me ajudaram a torná-lo realidade. Foi uma experiência inebriante que ainda estou processando. Aos 70, uma aventura como esta não vem de mão beijada e sou muito grata a todos que me ajudaram a fazer acontecer”, escreveu a recordista no Instagram.

Conheça o El Capitan

O Parque Nacional de Yosemite é um dos destinos turísticos mais populares da Califórnia, oferecendo vistas de tirar o fôlego, trilhas para caminhadas incríveis e atividades ao ar livre emocionantes.

O parque é famoso por suas grandes formações rochosas, incluindo a icônica El Capitan, além de cachoeiras deslumbrantes, vales verdejantes e uma fauna diversificada.

Com mais de quatro milhões de visitantes por ano, Yosemite oferece uma variedade de atividades para todas as idades, incluindo escalada, caminhadas, ciclismo, pesca e muito mais.

Além disso, o parque tem uma rica história cultural e conta com uma série de museus e centros de visitantes que oferecem informações sobre a história natural e humana da região.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
CuriosidadesDestinosDestinos InternacionaisDicas de ViagemTurismoViagens

Conheça as Ilhas Maldivas: um paraíso a ser explorado

CuriosidadesDestinosDestinos InternacionaisViagens

Descubra a Holanda brasileira em SP

CuriosidadesDestinos NacionaisHurbNotíciasTurismoViagens

O "Surubão de Noronha": Mito ou Realidade?

BrasilCulturaCuriosidadesDestinosDicas de ViagemViagens

Descubra o charme de Campos do Jordão: seu próximo destino de inverno