Os tubarões brancos são criaturas icônicas do oceano. Eles ocupam o topo da cadeia alimentar e desempenhando um papel fundamental na manutenção de um ecossistema marinho saudável e equilibrado.
Durante o verão no Cape Cod National Seashore, toda semana é a “semana dos tubarões”. Os tubarões-brancos (Carcharodon carcharias), também conhecidos como grandes brancos, são tão comuns nos verões de Cape Cod quanto os famosos sanduíches de lagosta.
Esses tubarões icônicos são predadores do topo da cadeia alimentar, desempenhando um papel essencial na manutenção de um ecossistema marinho saudável e equilibrado. Esses incríveis predadores nascem com mais de um metro de comprimento. Ao longo de seus 70 anos de vida, crescem lentamente, podendo alcançar até seis metros e pesar mais de 1.800 quilos. Com um sangue parcialmente quente, os tubarões-brancos são predadores ativos em águas mais frias, o que os diferencia de outras espécies de tubarões.
Dicas de Segurança para Curtir a Praia
Se você está planejando curtir as praias de Cape Cod, é essencial seguir algumas dicas de segurança em relação aos tubarões. Elas foram disponibilizadas pelo Cape Cod National Seashore. Aprenda como aproveitar o verão com segurança, minimizando os riscos de encontros inesperados com tubarões.
O Retorno dos Tubarões às Águas de Cape Cod
Nas últimas décadas, a população de focas-cinzentas (Halichoerus grypus) no Cape Cod National Seashore se recuperou após quase ser extinta devido à caça excessiva. Com o retorno das focas, os tubarões-brancos começaram a frequentar novamente as águas do parque, inclusive áreas rasas onde muitos banhistas costumam nadar.
Para entender melhor quando e onde esses tubarões estão aparecendo, o Cape Cod National Seashore, em parceria com o Centro de Estudos Costeiros de Provincetown, MA, está utilizando financiamento da National Park Foundation (NPF) para prever o comportamento dos tubarões com base nas condições atuais das praias. A ideia é fornecer informações para que o público e a equipe do parque possam se divertir com segurança.
Monitoramento de Tubarões e Segurança
Em conjunto com a Divisão de Pesca Marinha de Massachusetts e a Atlantic White Shark Conservancy, o Centro de Estudos Costeiros está rastreando tubarões marcados com transmissores acústicos. Desse modo, os receptores ao longo da costa acompanham o movimento dos tubarões enquanto eles navegam pelas águas do Outer Cape. Desde 2010, mais de 277 tubarões-brancos já foram marcados, permitindo uma compreensão detalhada de seus movimentos.
Além do monitoramento dos tubarões, a pesquisa também mapeia habitats no fundo do mar. Ademais, estuda as condições oceanográficas e atmosféricas, e analisa a presença de focas-cinzentas. Tudo isso com o intuito de fechar lacunas no conhecimento sobre o comportamento dos tubarões-brancos na região de Cape Cod e melhorar os planos de segurança para os guardas e salva-vidas.
Uma Abordagem Personalizada para Cape Cod
Enquanto muitas regiões famosas, como Califórnia, Austrália e África do Sul, possuem políticas de segurança para tubarões, Cape Cod exige soluções únicas devido à topografia de seu fundo marinho, que é mais raso e sem quedas abruptas. Apesar disso, os tubarões-brancos têm se adaptado, utilizando essas águas rasas como locais de caça.
De acordo com Geoffrey Sanders, chefe de gestão de recursos naturais e ciência do Cape Cod National Seashore, o estudo contínuo sobre o comportamento dos tubarões nessas águas incomuns ajuda não só a comunidade científica, mas também a população local a se manter informada e segura.
Quer saber mais sobre os parques nacionais dos EUA? Inscreva-se na newsletter da NPF e fique por dentro das últimas notícias e dicas de viagem!