Categories
Ciência Destaque Finanças Tecnologia

Um terço dos CEOs globais dizem que a IA contribuiu para o aumento de receita

A Inteligência Artificial (IA) já impacta diretamente os negócios. De fato, um terço dos CEOs no mundo afirmou que a IA generativa contribuiu para o aumento de receita e lucratividade em 2024. Os dados são da 28ª Global CEO Survey, conduzida pela PwC.

📖 O crescimento dos Data Centers nos EUA alcançam recorde em 2025

Conforme o estudo, 51% dos líderes no Brasil acreditam que a tecnologia pode transformar processos essenciais em suas empresas, comparado a 33% da média global. Ainda assim, o impacto financeiro ficou abaixo das expectativas: embora 55% dos CEOs brasileiros esperassem aumento de lucratividade com a IA em 2024, apenas 31% alcançaram esse resultado.

📈 Ganhos de produtividade impulsionam otimismo

Mais da metade dos CEOs brasileiros (52%) relatam que a IA generativa trouxe eficiência no uso do tempo dos funcionários. Esse ganho operacional impulsiona o otimismo: 61% esperam que a IA aumente a lucratividade em 2025. Globalmente, essa expectativa é de 49%.

Contudo, a implementação da IA nos processos corporativos ainda enfrenta desafios, mas avança como um fator estratégico. Para se manterem competitivas, empresas precisam alinhar tecnologia e inovação a objetivos de crescimento e eficiência.

💸 Sustentabilidade também impulsiona resultados

Ademais, a pesquisa também destaca que investimentos sustentáveis estão gerando retorno financeiro. Cerca de 30% dos CEOs no Brasil e no mundo relatam que iniciativas de baixo impacto climático aumentaram a receita no último ano. Além disso, dois terços dos executivos afirmam que esses investimentos reduziram custos ou tiveram impacto neutro nas despesas.

Outro fator relevante é a remuneração dos CEOs atrelada a metas sustentáveis. No Brasil, 59% dos líderes têm parte de sua compensação vinculada a indicadores de sustentabilidade, o que está associado a maiores ganhos financeiros.

🤖 Desafios na reinvenção dos negócios

Apesar dos avanços com IA e sustentabilidade, a reinvenção dos negócios ainda é lenta. No Brasil, 45% dos CEOs acreditam que suas empresas não serão viáveis nos próximos dez anos se mantiverem o rumo atual. No entanto, apenas 8% da receita das empresas brasileiras nos últimos cinco anos veio de novos negócios, percentual próximo à média global de 7%.

📖 GenAI Collective: inovação e conexão no cenário da IA Generativa

Para enfrentar esse desafio, as empresas estão adotando estratégias como busca por novas bases de clientes (51%), desenvolvimento de produtos inovadores (47%) e novas abordagens de mercado (34%).

🇧🇷 Brasil no cenário global

O Brasil subiu uma posição no ranking de mercados estratégicos para CEOs globais, passando do 14º para o 13º lugar. No entanto, o país segue fora do top 10, liderado por EUA (30%), Reino Unido (14%) e Alemanha (12%).

Entre os CEOs brasileiros, os EUA continuam como principal mercado estratégico (36% das menções). A China perdeu relevância, caindo de 24% em 2024 para 10% em 2025. No contexto latino-americano, México e Argentina se destacam, com 20% das menções cada.

🤩 Expectativas para o futuro

Por fim, apesar dos desafios, os CEOs brasileiros seguem otimistas. Cerca de 73% acreditam que a economia local crescerá nos próximos 12 meses. O mesmo ocorre em escala global, onde 68% dos líderes esperam aceleração econômica.

A Inteligência Artificial e a sustentabilidade se consolidam como eixos centrais na estratégia empresarial. As empresas que conseguirem integrar essas frentes eficientemente estarão mais preparadas para enfrentar o futuro e garantir crescimento sustentável.

Sair da versão mobile