Categories
Curiosidades Destaque

Valentine’s Day: história, países que celebram e tradições pelo mundo

O Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, é comemorado mundialmente em 14/2 como a data oficial dos apaixonados. A celebração tem raízes na história de São Valentim, um sacerdote cristão do século III, em Roma. Mas você já parou pra pensar o que essa figura religiosa tem a ver com o amor? 

Descubra, em seguida, qual é a conexão entre eles, assim como os países onde a data é celebrada e quais as tradições mais diferentes para o Dia dos Namorados internacional.

A história de São Valentim

Durante o reinado do imperador Cláudio II, o casamento foi proibido para soldados, pois o governante acreditava que homens solteiros eram melhores guerreiros. Valentim desafiou essa lei e continuou realizando casamentos em segredo. Ao ser descoberto, foi preso e condenado à morte. Segundo a lenda, ele enviou uma carta à filha de seu carcereiro assinando “Seu Valentim”, o que teria inspirado a tradição de enviar mensagens românticas.

A Igreja Católica reconheceu São Valentim como mártir e, séculos depois, o Papa Gelásio I oficializou o dia 14 de fevereiro como data comemorativa dele. Com o tempo, a celebração ganhou um significado mais romântico, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, tornando-se o feriado do amor que conhecemos hoje.

Quais países celebram o Valentine’s Day?

O Valentine’s Day é amplamente celebrado nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França e Itália, mas a tradição se espalhou pelo mundo e ganhou diferentes formas. Alguns países onde a data tem forte presença incluem:

  • Estados Unidos e Canadá – troca de cartões, flores e chocolates entre casais e até amigos;
  • Reino Unido – além dos presentes tradicionais, é comum enviar cartões anônimos, mantendo o mistério romântico;
  • França – conhecida como “o país do amor”, a França também popularizou a troca de cartas de amor e jantares românticos;
  • Itália – presentes como, por exemplo, chocolates em forma de coração e passeios românticos são populares;
  • Japão – mulheres presenteiam os homens com chocolates em 14 /2. Então, em 14/3, no “White Day”, os homens retribuem o gesto;
  • Coreia do Sul – a tradição segue o mesmo padrão do Japão, mas com um diferencial: em 14/4, os solteiros comemoram o “Black Day” comendo jjajangmyeon (macarrão com molho de feijão preto).

Por trás do Dia dos Namorados no Brasil: como João Doria criou a data

Você sabia que o Dia dos Namorados no Brasil não surgiu de uma tradição romântica, mas sim de uma estratégia publicitária?

Afinal, a data foi criada em 1948 pelo publicitário João Doria, cujo objetivo era impulsionar as vendas no mês de junho, um período comercialmente fraco. Contudo, diferente do Valentine’s Day, que não teve grande aceitação no país, o Dia dos Namorados foi instituído no dia 12 de junho por estar próximo à celebração de Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”. A campanha de lançamento usou o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor”, e o sucesso foi tão grande que a data se tornou uma tradição nacional.

Hoje, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, movimentando bilhões de reais a cada ano. Em 2024, a Confederação Nacional do Comércio estimou que a data geraria mais de R$ 2,5 bilhões em vendas, consolidando-se como um marco do comércio. Além de aquecer a economia, a celebração se tornou um momento especial para casais, impulsionando setores como floriculturas, restaurantes e presentes personalizados.

Seja pela história curiosa ou pelo impacto financeiro, o Dia dos Namorados no Brasil segue sendo um exemplo perfeito de como o marketing pode criar novas tradições.

Tradições curiosas ao redor do mundo

Além das trocas de presentes e jantares românticos, algumas tradições inusitadas fazem do Valentine’s Day uma data especial e única em cada cultura, por exemplo:

  • Filipinas – os casais aproveitam o dia para realizar casamentos coletivos em grandes cerimônias patrocinadas pelo governo;
  • Dinamarca – homens enviam “cartas brincalhonas” chamadas “gaekkebrev”, com poemas e piadas, sem assinar o nome. Se a mulher adivinhar quem enviou, ganha um presente na Páscoa;
  • País de Gales – celebram o amor no “Dia de São Dwynwen” (25/1), trocando colheres de madeira entalhadas com símbolos românticos.

Tendências do Valentine’s Day 

Um relatório recente do Google revelou algumas das principais tendências de busca relacionadas ao Valentine’s Day, nos Estados Unidos. Confira, em seguida, os resultados, que apontam detalhes do comportamento dos norte-americanos na data.

Dates temáticos

Entre os tópicos mais buscados, estão ideias de programas diferentes para data, com foco em como ter tempo de qualidade com o parceiro.

  • Atividades mais buscadas: “decoração de biscoitos” e “bingo do Dia de São Valentim”.
  • Artesanatos populares: “artesanato de besouro do amor” e “caixa de correio do Dia de São Valentim”.

Galentine’s Day 

Nem só aqueles em um relacionamento querem comemorar a data. Por isso, as mulheres solteiras a transformaram numa data para se reunir e se divertir.

  • Perguntas mais buscadas: “Como surgiu o Galentine’s Day?” e “Quando começou o Galentine’s Day?”.
  • Pesquisas populares: “Playlist para o Galentine’s Day” e “Músicas para o Galentine’s Day”.

Anti-Valentine’s Day

Os amargurados também não conseguem evitar a data. Assim, as pesquisas apontam buscas dos solteiros para ironizar a celebração romântica.

    • Buscas em alta: “Músicas para o Anti-Dia de São Valentim” e “Frases para o Anti-Dia de São Valentim”.

Presentes e experiências mais procurados

  • Presentes populares: “Presentes de Dia de São Valentim para a escola”, “Presente de Dia de São Valentim para namorada”, “Presente de Dia de São Valentim de um bebê para a mãe “, “Presentes de Dia de São Valentim para casais”, “Presentes de Dia de São Valentim para netos”.
  • Encontros românticos mais buscados: fliperamas, zoológicos, spas para casais, cinemas drive-in e cassinos.
  • Formas criativas de pedir alguém em namoro: balões, “Marque sim ou não”, jornais, flores e cartões online.

Produtos que atingiram pico de interesse

  • “Velas de Dia de São Valentim”
  • “Sapatos de Dia de São Valentim”
  • “Colar de Dia de São Valentim”
  • “Pulseira de Dia de São Valentim”
  • “Bicho de pelúcia de coração”
  • “Sessão de fotos de Dia de São Valentim”

O Valentine’s Day é uma oportunidade perfeita para celebrar o amor de diferentes formas, seja com um parceiro, amigos ou até mesmo sozinho. Independente de como você comemore, o importante é espalhar o amor!

Sair da versão mobile