América CentralDestinos InternacionaisMéxico

O Caribe mexicano é imperdível e vamos te provar por quê

Quem é que não gosta da ideia de sombra, água de coco, brisa fresca de um mar azul-turquesa no seu rosto e uma paisagem incrível de algumas das praias mais bonitas do mundo bem na sua frente? Parece sonho, mas esse esplendor se chama Caribe! E agora você vai conhecer o chamado Caribe mexicano, parte mais concentrada ao oeste das região do Caribe.

Além das belezas naturais que agradam até às pessoas mais exigentes, o Caribe mexicano também tem muito a oferecer em relação à atrações históricas. Como exemplo, podemos citar as várias opções de passeios em sítios arqueológicos e museus para descobrir mais sobre a antiga civilização maia. Essa combinação de conhecimento e turismo atrai viajantes todos os anos!

Hora de saber mais sobre o litoral mexicano do Caribe e decidir qual tem mais a cara da sua próxima viagem. ¿Todos listos? 

Regiões e moeda do Caribe mexicano 

O Caribe mexicano é composto pelas seguintes ilhas/regiões.

  • Bacalar; 
  • Cancun; 
  • Chetumal;
  • Grand Costa Maya; 
  • Holbox;
  • Cozumel;
  • Costa Mujeres; 
  • Isla Mujeres;
  • Mahahual; 
  • Maya Ka’an;
  • Playa del Carmen; 
  • Puerto Morelos; 
  • Riviera Maya; 
  • Tulum.

O litoral do Caribe mexicano se estende de Cancun a Tulum, e mais ainda ao sul até Chetumal. 

Em todos esses pontos, a moeda oficial é o peso mexicano. Essa é a moeda mais comum e não deve ser difícil conseguir comprá-la dentro do território brasileiro. Se estiver na dúvida ou preferir fazer a compra da moeda in loco, pode valer a pena levar dólares para a viagem ao Caribe mexicano e tentar trocar em uma casa de câmbio local. 

Documentação para entrar no Caribe mexicano 

Em agosto de 2022, o visto para entrar no México passou a ser obrigatório. Essa foi uma estratégia desenhada para evitar que turistas brasileiros prolonguem sua estadia no país e possam até tentar adentrar em outros países vizinhos depois de chegar em território mexicano. 

Portanto, ter o visto mexicano é necessário para poder aproveitar as ilhas da região mexicana do Caribe. Porém, no site oficial do Consulado Mexicano em São Paulo você pode conferir com detalhes quais são as exceções para o visto mexicano – que podemos resumir em: 

  • Pessoas com nacionalidade em certos países da Europa, América Latina, América Central, Ásia… a lista é grande e você pode conferir abaixo! Vale lembrar que o passaporte deve ser válido durante todo o período da viagem e o tempo máximo de permanência no México é de 180 dias. 
    • Alemanha, Andorra, Argentina, Austrália, Áustria, Bahamas, Barbados, Bélgica, Belize, Bolivia, Bulgária, Canadá, Chile, Chipre, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Emiratos Árabes Unidos, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos da América, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Ilhas Marshall, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Jamaica, Japão, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macau (Região Administrativa), Malásia, Malta, Micronésia, Mônaco, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos (Holanda), Palau, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido da Grã-Bretanha, República Tcheca, Romênia, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Trinidad e Tobago e Uruguai. 
  • Pessoas brasileiras que tenham passaporte diplomático oficiais e de serviço vigentes também não necessitam do visto para a viagem, contanto que seu tempo total no México não ultrapasse 90 dias.
  • Pessoas que tenham visto válido ou residência legal permanente nestes locais: Canadá, Espaço Schengen, Estados Unidos, Japão e Reino Unido. 

Os destinos mais imperdíveis do Caribe mexicano 

Cancún 

A cidade de Cancún tem uma reputação e tanto quando se trata de festas, mas disso você já sabe.

Assim como no restante do Caribe, a cidade também é reconhecida pelas belas praias. Outra ótima opção é aproveitar as atividades ao ar livre ou envolvendo natureza – como mergulhos nas galerias surpreendentes do Museo Subacuático de Arte, ou algumas partidas de golfe nos campos espalhados pela cidade. 

Não podemos deixar de lado outras atrações totalmente voltadas à antiga civilização maia: o Museo Maya de Cancun e os sítios arqueológicos espalhados pela cidade. 

Chetumal 

Chetumal pode não ser tão conhecida, mas não deixa nada a dever em termos de atrações para quem visita o Caribe mexicano. Trata-se da capital de Quintana Roo, o estado que abriga também a cidade de Cancún. 

Além das belezas naturais, Chetumal é famosa pela sua relevância histórica e cultural. Não é por acaso que a cidade abriga muitas opções de museus e esculturas que ajudam a contar mais sobre a história do México. 

Outro destaque em Chetumal é a rica gastronomia. Assim como no restante do Caribe, peixes e frutos do mar frescos são abundantes. Vale a pena também experimentar pratos como arroz de coco e feijão, curry de camarão, torta de carne… a comida mexicana é uma atração à parte, mas imperdível!

Cozumel

Cozumel é a maior ilha do Caribe mexicano. É reconhecida mundialmente pelos seus corais de recife e atrações adequadas para quem quer aproveitar o turismo de aventura. Cozumel está localizada também próxima de Playa del Carmen, outro destino popular no Caribe mexicano. 

Viajantes que passam por Cozumel podem aproveitar mergulhos, passeios de cruzeiro, e surfe na parte oeste da ilha. A opção de alugar um carro e explorar os parques, mangues e pedaços da selva na região também pode agradar às pessoas mais aventureiras! 

Holbox 

Águas rasas em praias paradisíacas e a energia serena da natureza: essa pode ser uma definição apropriada para Holbox. A pequena ilha, localizada ao norte do Caribe mexicano, é considerada um santuário natural. Por isso, é conhecida por ser um destino interessante para quem aprecia observação de pássaros, peixes e plantas. 

Isla Mujeres

E que tal uma vibe mais relaxada? Isla Mujeres combina cenários da natureza fabulosos com um ambiente menos agitado que Cancún, por exemplo. Inclusive, vale dizer que a ilha está a apenas 20 minutos de balsa de Cancún!

Quer opções do que fazer em Isla Mujeres? Mergulhar e conhecer os recifes, visitar o famoso Mercado Municipal local, passear pela praça Zocalo e conhecer mais de perto a comunidade local da ilha. 

Maya Ka’an 

É nessa parte da ilha que encontramos um dos patrimônios culturais da UNESCO: a reserva da Biosfera de Sian Ka’an. Esse local, que é uma área protegida, concentra uma grande diversidade de fauna e flora, abrigando pântanos, mangues, florestas tropicais e, claro, os animais que habitam e se reproduzem nestes locais. 

Outro destaque de Maya Ka’an são os sítios arqueológicos – destaque para a pirâmide El Castillo, uma das mais altas da região, com cerca de 30 metros de altura – e a possibilidade de conhecer de perto a comunidade maia da região. 

Playa del Carmen 

Playa del Carmen já foi conhecida por ser uma vila de pescadores, mas o cenário mudou bastante. Agora, a ilha tem uma reputação cosmopolita e oferece para seus visitantes muitas opções gastronômicas, de vida noturna e, claro, paisagens naturais que vão dificultar sua volta para casa!  

De tão cosmopolita, Playa del Carmen tem até uma 5ª Avenida pra chamar de sua. Shopping centers, galerias de arte, butiques, hospedagem… essa rua agitada concentra esse tipo de atração, então não faltam opções para os viajantes passearem pelo local. Quando a noite chega, essa parte da cidade também recebe pessoas em busca de bons drinks, refeições deliciosas, e um gostinho da noite mexicana. 

Mas nem só de vibe urbana vive Playa del Carmen: não deixe de visitar os famosos cenotes mexicanos, onde mergulho e snorkeling são opções para quem gosta de apreciar o que a força da natureza é capaz de construir. 

Puerto Morelo 

Uma das palavras para definir Puerto Morelo pode ser “sagrado”. É nessa pequena ilha que você encontra cenários de grande importância para a civilização maia – sempre acompanhados de paisagens incríveis. 

Existem várias opções de cenote em Puerto Morelo, mas uma em especial chama a atenção: trata-se do Cenote Zapote. Lá, se encontra o chamado “Hells Bells” (sinos do inferno, em tradução livre), que são formações de rocha com formato de cone e que alcançam até dois metros de comprimento. 

O mergulho no cenote é recomendado apenas para pessoas experientes nesse tipo de atividade, e o Zapote é o único lugar no mundo em que esse tipo de formação mineral foi encontrado. 

Tulum 

Tulum abriga uma cidade que foi construída em um penhasco — o que significa que a vista para o oceano é nada menos que espetacular. Tulum também é reconhecida pela sua área arqueológica, uma das mais populares do México. Em Tulum, é possível conhecer uma comunidade maia – que ainda abriga a cultura, tradições, costumes e estilo de vida dessa antiga civilização. 

Para não deixar de lado o roteiro para aquelas pessoas que gostam das belezas naturais, eis o que você vai encontrar em Tulum: piscinas naturais, cenotes, cavernas… alguns cenários perfeitos para mergulho e snorkeling. 

Quem gosta de um tipo de agito mais urbano também tem opções em Tulum, já que a zona hoteleira da cidade também concentra várias atrações de música ao vivo, gastronomia e festas. 

Atrações no Caribe mexicano de acordo com a época do ano

De forma geral, a alta temporada no México acontece entre dezembro e abril. O tempo fica mais seco e atrai viajantes de todos os tipos porque atividades ao ar livre são uma ótima pedida! 

Para quem estiver viajando entre julho e agosto, prepare-se para um verão úmido; ótimo momento para surfar no oceano Pacífico, mas vale se informar adequadamente sobre restrições de acordo com a região que se pretende visitar – na Riviera  Maia, por exemplo, a temporada de furacões começa entre julho e setembro. 

Embora nem sempre os furacões aconteçam, vento forte e chuva são quase uma certeza, então a viagem para ilhas dessa parte do Caribe mexicano pode não ser a melhor ideia.

Já a baixa temporada acontece entre maio e junho, e depois entre setembro e novembro. Vale atentar ao fato de que em maio e junho as temperaturas ficam muito altas, então pessoas com baixa tolerância ao calor podem precisar repensar a viagem. 

Se ainda está na dúvida, vamos facilitar ainda mais: a melhor época para visitar o Caribe mexicano é em novembro. Nesse período, a temporada de furacões chega ao fim e as temperaturas estão agradáveis. Portanto, é uma ótima época para visitar o México e seu litoral caribenho. 

Separamos aqui algumas atividades para aproveitar no Caribe mexicano de acordo com época do ano: 

  • Observação e mergulho com baleias-tubarão acontecem entre maio e setembro no Caribe mexicano. Julho é um excelente mês para aproveitar essa atividade. 
  • Carnaval: uma festa que a gente conhece bem! O Carnaval no México acontece entre final de fevereiro e os primeiros dias de março. Cozumel, uma das cidades do Caribe mexicano, tem uma das maiores festas do país.
  • Independência do México: acontece em setembro. As celebrações normalmente acontecem no país todo e envolvem muita dança, desfiles comemorativos e fogos de artifício. 
  • Dia de los Muertos: uma das tradições culturais mais importantes do México e que acontece entre 1 e 2 de novembro, assim como nosso Dia de Finados brasileiro. 

Hospedagens no Caribe mexicano 

Você já tem o roteiro com passeios, as melhores épocas do ano para visitar, as dicas sobre câmbio… é claro que a gente não ia deixar de indicar excelentes opções de estadia, não é? 

Caso sua viagem inclua uma passagem por Cozumel, você pode encontrar quartos super confortáveis, cercados por natureza, e até opções de atividades aquáticas diretamente no hotel. Vale falar que ambas as opções são de hotéis 5 estrelas! 

Já que Cancún tem tantas opções diferentes de atividades, nossa aposta é que o cansaço vai ser grande durante a viagem! Por isso, escolher uma hospedagem que combine conforto, luxo, e opções com pacote all inclusive pode valer a pena para que você foque seu tempo no que realmente importa: viver a experiência do Caribe mexicano ao máximo. 

Tá difícil segurar a vontade de largar tudo e marcar já a passagem para desbravar o Caribe mexicano? São muitas paisagens, cultura e cenários naturais para escolher! Haja roteiro de viagem e planejamento! 

Agora que você já sabe o que te espera nessa reunião de ilhas incríveis, que tal conhecer as ofertas do Caribe mexicano do Hurb

Até a próxima!

Posts relacionados
AlemanhaDestinos InternacionaisEuropa

10 motivos para conhecer Berlim

Destinos InternacionaisEspanhaEuropaGastronomiaO que fazer

Descubra quais são os melhores restaurantes de Madrid

Destinos InternacionaisEuropaO que fazerPortugalVida Noturna

Baladas em Lisboa para agradar a todos os gostos

América do SulArgentinaDestinos InternacionaisEspeciaisResorts e Hotéis

Unique Art Madero: hospede-se com estilo num dos cartões postais de Buenos Aires