Sabemos que os brasileiros têm preferência por viajar com agências. Mas ainda restam muitas dúvidas sobre como funciona o Hurb – uma online travel agency, ou OTA, como é popularmente chamado. Esse é um modelo de negócio que opera exclusivamente online, facilitando a venda de serviços e produtos turísticos, como passagens aéreas, hospedagens, passeios e outros pacotes de viagem.
O Hurb, por exemplo, adota esse modelo para conectar viajantes a destinos de todo o mundo, aproveitando fornecedores do setor, como hotéis e companhias aéreas, para a criação de pacotes. Abaixo, detalhamos melhor algumas etapas desse processo.
⚙️ O que é e como funciona uma OTA
A função de uma OTA vai além de oferecer conveniência. Por isso, essa plataforma deve permitir que o usuário acesse uma grande variedade de serviços em um único lugar, facilitando a comparação de preços, a personalização da viagem e a conclusão de reservas. Por consequência, essa gama de serviços faz com que muitos consumidores optem por consultar as agências quando pensam em viajar. Praticidade e segurança, bem como o suporte ao cliente, são só alguns dos diferenciais.
A principal característica de uma OTA, claro, é ser movida por tecnologias que garantem a disponibilidade e a visualização de tarifas e horários em tempo real. Isso inclui o uso de APIs, que conectam a plataforma às bases de dados dos fornecedores, garantindo que os produtos disponíveis sejam atualizados constantemente.
🫵 Personalização de viagens, um dos pilares das OTAs
A personalização é essencial no setor de viagens e afeta diretamente a experiência do cliente. Sobretudo com o uso de dados e ferramentas de marketing avançadas, as OTAs, como o Hurb, conseguem personalizar ofertas de acordo com o perfil e as preferências de cada usuário. Desde campanhas de marketing até sugestões de pacotes personalizados, a ideia é criar uma experiência única para cada cliente, aumentando a satisfação e a conversão de vendas. Conforme pesquisas do setor, 90% dos viajantes preferem marcas que oferecem recomendações personalizadas.
🌐 GDS, NDC e CRS – sabe o que são?
O funcionamento de uma OTA depende de sistemas robustos que conectam os fornecedores – como o Hurb – aos distribuidores. Os mais populares, usados por praticamente toda agência, são:
- GDS: os Global Distribution Systems são plataformas que conectam hotéis, companhias aéreas e outros fornecedores a agências de viagem. Exemplos incluem Sabre, Amadeus e Travelport, que centralizam informações sobre inventário, tarifas e horários, facilitando o processo de reserva.
- NDC: um padrão mais recente de comunicação de dados que conecta diretamente às companhias aéreas aos agentes de viagem são os New Distribution Capability (ou, em português, nova capacidade de distribuição). Eles permitem uma personalização maior nas reservas e maior transparência na comparação de preços.
- CRS: usado por hotéis para gerenciar inventários, tarifas e disponibilidade em diferentes canais de distribuição, os Sistemas de Reserva Central são similares aos NDC. Contudo, são usados exclusivamente para a gestão de quartos de hotel, garantindo que as informações estejam sempre atualizadas em tempo real.
💲 E os sistemas de comissão?
OTAs utilizam sistemas de comissão que impactam diretamente nos preços oferecidos ao consumidor. As comissões podem ser fixas ou ajustáveis, dependendo de fatores como fornecedor, datas e destinos. Um sistema de comissão ajustável é mais competitivo, permitindo que a OTA ofereça melhores margens de lucro em produtos específicos ou em períodos de alta demanda. Com a análise de dados e automação, as OTAs conseguem otimizar suas comissões para sempre garantir ofertas atrativas ao seu cliente.
👨💻 Quem regula essa prática?
A International Air Transport Association – ou IATA – é a principal organização reguladora de transporte aéreo. Por isso, as OTAs precisam do credenciamento dela para emitir passagens aéreas. Afinal, é a associação que estabelece normas, padrões de qualidade e garante a cooperação entre as companhias aéreas. Isso inclui a padronização de códigos de reserva, bilhetes e o manuseio de bagagens, além de definir regulamentações sobre taxas e receitas no setor aéreo.
-
Leia mais: Hurb busca acordo com Senacon
✈️ Somos a maior OTA do Brasil
Fundado em 2011 com o objetivo democratizar o acesso às viagens, o Hurb inicialmente focava em vendas coletivas de diárias de hotéis, mas evoluiu para um modelo completo de OTA. Hoje, contamos com uma vasta oferta de pacotes de viagens, hospedagens e serviços complementares, como aluguel de carros, seguro viagem e roteiros personalizados.
Com um foco em inovação, utilizamos a tecnologia para oferecer as melhores oportunidades de viagem, sempre prezando por um atendimento humanizado e acessível. A empresa também se diferencia pelo uso estratégico de cross-sell e upsell, garantindo que os clientes possam aprimorar sua experiência com produtos e serviços adicionais.
Com uma atuação em todo o Brasil e mais de 1,6 milhão de viajantes operados entre 2022 e 2023, o Hurb continua a investir em tecnologia e personalização para proporcionar experiências de viagem inesquecíveis.