Ícone do site Blog do Hurb

Patrimônio Mundial ameaçado: um terço das geleiras pode desaparecer até 2050

Há grandes chances de um terço das 18.600 geleiras localizadas em 50 sítios de Patrimônio Mundial desaparecer até 2050 e não podemos fazer nada a respeito. Isso é o que indicam as projeções de um estudo publicado pela UNESCO em 2022.

Os dados são alarmantes, principalmente porque essas geleiras, que ocupam cerca de 66 mil km² (cerca de 10% de todas as áreas da Terra cobertas por gelo) estão derretendo mais rápido por causa das mudanças climáticas.

Além disso, o derretimento delas seria responsável por 5% do aumento do nível do mar no planeta. Para você ter uma ideia, o volume de gelo perdido anualmente seria suficiente para suprir o consumo de água na França e na Espanha por um ano.

Onde estão as geleiras que correm maior risco de derreter?

Entre as geleiras que podem derreter quase completamente até 2050, estão aquelas localizadas nos seguintes lugares:

Geleira de Kilimanjaro na África

É possível evitar o desaparecimento das geleiras?

A boa notícia é: ainda é possível salvar os outros dois terços, mas, para isso, é preciso começar a agir agora.

A principal ação seria reduzir as emissões de gases poluentes e limitar o aumento da temperatura média global a 1,5 ºC, como foi estabelecido pelo Acordo de Paris. O estudo também propõe a criação de uma política de ação climática para o Patrimônio Mundial.

Caso contrário, se as emissões de gases de efeito estufa permanecerem como atualmente, mostra o estudo, quase metade das geleiras nesses sítios — incluindo o Santuário Histórico de Machu Picchu (Peru) e o Santuário dos Pandas Gigantes em Sichuan (China) — pode derreter até 2100.

Para tentar evitar que as geleiras desapareçam, é importante termos consciência desse risco e do que podemos fazer a respeito. Então, compartilhe este artigo nas redes sociais e leve essas informações adiante!


Chegou a hora de você dar um break… 👀
Confira nossas ofertas imperdíveis da Break Friday!

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Sair da versão mobile