GastronomiaNotíciasO que fazer

10 restaurantes brasileiros que estão no top 50 da América Latina

Alguns dos melhores restaurantes da América Latina podem estar mais perto do que você imagina. Em 2022, dez restaurantes brasileiros entraram na lista da décima edição do Latin America’s 50 Best Restaurants.

Os 10 melhores restaurantes do Brasil

Conheça os restaurantes brasileiros premiados e veja os principais destaques de cada um.

A Casa do Porco – São Paulo (4º)

Este é o paraíso para quem é apaixonado por carne de porco, segundo a publicação. Os chefs d’A Casa do Porco, Jefferson e Janaína Rueda, apresentam o ingrediente principal em vários pratos criativos e originais servidos à la carte ou no menu degustação.

Oteque – Rio de Janeiro (12º)

O restaurante Oteque, também premiado com o Gin Mare Art of Hospitality Award 2022, é uma ótima opção para quem quer ter uma experiência inesquecível. Os visitantes podem se deliciar enquanto veem o preparo dos pratos simples, mas elegantes — a cozinha é aberta e fica na frente das mesas. O menu é repleto de peixes e frutos do mar.

Evvai – São Paulo (14º)

Em uma homenagem à culinária italiana, o chef Luiz Filipe Souza, serve pratos inspirados em descendentes italianos — o que chama de “Cozinha Oriundi”. Além disso, são oferecidas opções à la carte e um menu degustação de cinco ou nove pratos. A cozinha do Evvai também é aberta.

Lasai – Rio de Janeiro (20º)

Em um ambiente intimista, com apenas dez assentos no balcão do chef e vista para o Cristo Redentor, o próprio chef Rafael Costa e Silva recebe os clientes do Lasai. Muitos produtos vêm das fazendas dele e os pratos, além de trazerem ingredientes frescos típicos do Brasil, são de “classe mundial”, segundo a 50 Best.

Maní – São Paulo (21º)

O Maní, que tem dois talentosos chefs, Helena Rizzo e o belga Willem Vandeven, serve pratos contemporâneos e artísticos com base em ingredientes tradicionais e populares no Brasil, mas também traz sabores da Ásia e da Europa.

Metzi – São Paulo (27º)

Os chefs Luana Sabino e Eduardo Ortiz combinam o melhor das cozinhas brasileira e mexicana em pratos à la carte e refeições de cinco pratos. Fundado no fim de 2020, o Metzi foi tão aclamado que entrou na lista da 50 Best em menos de dois anos.

D.O.M. – São  Paulo (33º)

O restaurante do renomado chef Alex Atala, que chegou a participar da segunda temporada da série Chef’s Table (Netflix), oferece uma refeição com 12 pratos de degustação. O D.O.M. se destacou por trazer ingredientes típicos do Brasil em pratos criativos e saborosos, sendo considerado um dos “pilares da gastronomia brasileira” pela 50 Best.

Charco – São Paulo (35º)

Especializado em culinária do sul do Brasil, o Charco serve um menu de degustação de nove pratos, com frutos do mar, carne, frutas e legumes regionais. Até mesmo o cenário — uma casa antiga de tijolos expostos — remete ao sul. Além disso, o chef Tuca Mezzomo faz questão de trabalhar com produtores locais e ingredientes de fontes responsáveis.

Nelita – São Paulo (39º)

O restaurante com equipe totalmente composta por mulheres, incluindo a chef Tássia Magalhães Coelho, é especializado em culinária italiana e se destaca pela massa artesanal. As sobremesas têm frutas e produtos locais como foco.

Manu – Curitiba (46º)

O restaurante de Manoella Buffara, considerada a melhor chef mulher da América Latina em 2022 pela 50 Best, serve pratos com frutos do mar, ervas e vegetais obtidos de produtores artesanais. Um destaque são as bebidas artesanais — sucos, cervejas, kombucha — feitas a partir de técnicas de fermentação ensinadas pela avó italiana e aprimoradas pela chef.

Os 10 melhores restaurantes da América Latina

Quer experimentar pratos típicos de outro país? Veja agora os primeiros colocados da lista e onde ficam:

  • 10º Boragó – Santiago (Chile)
  • 9º Mayta – Lima (Peru)
  • 8º Kjolle – Lima (Peru)
  • 7º Pujol – Cidade do México (México)
  • 6º Maito – Cidade do Panamá (Panamá)
  • 5º El Chato – Bogotá (Colômbia)
  • 4º A Casa do Porco – São Paulo (Brasil)
  • 3º Maido – Lima (Peru)
  • 2º Don Julio – Buenos Aires (Argentina)
  • 1º Central – Lima (Peru)

Gostou de saber que é possível ter experiências gastronômicas excelentes sem ir muito longe?

Então, que tal aproveitar e achar a melhor companhia para ir junto? Compartilhe este post agora mesmo nas redes sociais! 😋


Chegou a hora de você dar um break… 👀
Confira nossas ofertas imperdíveis da Break Friday!

Posts relacionados
Destinos InternacionaisGastronomiaO que fazer

Aceso há quase 300 anos, o forno do restaurante mais antigo do mundo nunca foi apagado

CuriosidadesDestinosO que fazerRio de Janeiro

Pontos turísticos do Rio de Janeiro: confira 7 curiosidades

Destinos InternacionaisEspanhaEuropaGastronomiaO que fazer

Descubra quais são os melhores restaurantes de Madrid

Destinos InternacionaisEuropaO que fazerPortugalVida Noturna

Baladas em Lisboa para agradar a todos os gostos