Ícone do site Blog do Hurb

O impacto econômico do turismo religioso em Aparecida do Norte

Turismo religioso em Aparecida do Norte

O turismo religioso em Aparecida do Norte movimenta a economia local de maneira significativa. O Santuário Nacional de Aparecida, localizado em São Paulo, é o maior destino de peregrinação do Brasil. Com capacidade para até 70 mil pessoas, muito se engana quem acredita que os fiéis buscam pela cidade apenas em 12 de outubro, quando Nossa Senhora da Conceição Aparecida é celebrada.

Anualmente, o local recebe cerca de 13 milhões de visitantes – mais visitantes que a Torre Eiffel (8M) e o Vaticano (5M). 

⛪ Estrutura do Santuário e outras atrações 

A Catedral Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é a segunda maior igreja do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.  Além da nave – como se chama o prédio principal -, o Santuário oferece aos visitantes seis capelas, divididas entre internas e externas. São elas:

– do Batismo;
– da Ressurreição;
– das Velas;
– do Santíssimo;
– dos Apóstolos;
– de São José. 

Ademais, a Torre Brasília, com 100 metros de altura, abriga ainda o Museu de Nossa Senhora Aparecida e um mirante que proporciona uma vista panorâmica da cidade e do Rio Paraíba do Sul. Assim, esse complexo religioso oferece ao público uma experiência de fé e conexão com a história da imagem santa.

A instituição guarda uma imagem de Nossa Senhora Aparecida encontrada por pescadores, em 1717, nas águas do Rio Paraíba do Sul, no Porto Itaguaçu (SP). Esse símbolo original é protegido por um vidro blindado e fica a cerca de 4 metros do chão. É também cercado ainda por um piso especial, que faz alusão às águas do rio onde a imagem foi descoberta.

💵 A Importância econômica do Santuário de Aparecida

A cada visita, devotos e turistas contribuem diretamente para o comércio e serviços locais. Diante da popularidade do destino, restaurantes, hotéis e feiras de artesanato dependem do turismo religioso para sobreviver. Em um cenário como o da pandemia da COVID-19, por exemplo, a redução de visitantes impactou drasticamente a economia local, aumentando o desemprego para cerca de 70%. Isso demonstra como a movimentação de fiéis e turistas é crucial para o sustento da comunidade.

De acordo com uma pesquisa interna, a quantidade de reservas para Aparecida no segundo semestre deste ano subiu 39,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

🙏 Sustentando a fé de um país

Em suma, Aparecida do Norte se afirma como um centro de fé e devoção. Ao mesmo tempo, é um exemplo claro de como o turismo religioso pode gerar impactos econômicos significativos, sustentando uma comunidade e contribuindo para a preservação de tradições culturais e religiosas.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Sair da versão mobile