Todos os anos, inundações causam milhares de mortes em todo o mundo, interrompem a vida de milhões e causam danos financeiros significativos. Como parte de nossos esforços para avançar a AI para lidar com a crise climática e ajudar as comunidades afetadas, o Google Research desenvolveu modelos de AI para prever inundações . Nosso sistema combina dois modelos de AI que processam diversas fontes de dados disponíveis publicamente: o Modelo Hidrológico prevê a quantidade de água fluindo em um rio, e o Modelo de Inundação prevê quais áreas serão afetadas e quão alto será o nível da água. Dessa forma, podemos alertar as pessoas em áreas que estão prestes a ser impactadas até 7 dias antes do desastre acontecer. Ao alertar organizações e pessoas, esperamos capacitá-las a agir, limitando danos e perdas de vidas. Trabalhamos em estreita colaboração com governos, a ONU e ONGs para implementar e distribuir alertas de inundação. Após muitos anos de intensa pesquisa e desenvolvimento, nossa tecnologia agora é escalável e cobre dezenas de países e, no futuro, aspiramos cobrir todas as áreas afetadas por inundações globalmente.
Centro de Inundações para Governos e Organizações
O Flood Hub fornece aos usuários dados de inundação localmente relevantes e previsões de inundação com até 7 dias de antecedência para que eles possam tomar medidas oportunas. É um recurso visual e fácil de usar que exibe mapas de inundação de rios locais e tendências de água e fornece previsões de inundação e alertas em tempo real com base nos modelos de IA do Google e fontes de dados globais. O Flood Hub foi projetado para atender às necessidades de governos, organizações de ajuda locais e pessoas diretamente em risco. Todas as informações são gratuitas, disponíveis publicamente e podem ser compartilhadas em redes sociais. As previsões são atualizadas diariamente.
O Flood Hub cobre atualmente bacias hidrográficas em mais de 80 países em todo o mundo, fornecendo previsões críticas de inundações para mais de 1.800 locais e cobrindo uma população de 460 milhões de pessoas.
Como funciona
O Modelo Hidrológico identifica se um rio deve inundar processando fontes de dados publicamente disponíveis, como precipitação e outros dados meteorológicos e de bacia, e gera uma previsão para o nível de água no rio nos dias seguintes.
O Modelo de Inundação simula o comportamento da água conforme ela se move pela planície de inundação com base na previsão hidrológica e nas imagens de satélite. Isso nos permite saber quais áreas serão afetadas e quão alto esperamos que o nível da água esteja.
- Fornece previsões mais acionáveis e precisas (quando comparadas ao modelo de última geração, amplamente utilizado e disponível globalmente, GloFAS ) para capacitar governos, organizações de assistência e cidadãos a tomarem medidas relevantes e salvar vidas.
- É possível avaliar se o nível de água de um rio vai subir ou descer e quanto, com até 7 dias de antecedência e, dependendo da disponibilidade de dados, gerar mapas que mostram quais áreas específicas devem inundar.
- É treinado em uma ampla variedade de produtos meteorológicos globais disponíveis ao público, medições de medidores de rios e imagens de satélite.
- Pode ser aplicado a locais para os quais temos dados de medição de rios e, mais importante, pode inferir de locais ricos em dados para locais com escassez de dados, permitindo-nos fornecer cobertura em muitos países de baixa e média renda (PBMR).