América CentralDestinos InternacionaisMéxico

Playa del Carmen: o roteiro de viagem que você estava esperando!

playa del carmen

Como é bom saber que certos paraísos existem sim na Terra, não é mesmo? Pensar em águas azuis e cristalinas, os pés afundando na areia fofinha, um drink refrescante, ruas repletas de cultura e história, música e aromas que dão vontade ficar pra sempre sonhando… mas pode acordar e começar a fazer as malas, porque hoje você vai conhecer um roteiro imperdível para Playa del Carmen! 

Quando falamos em Playa (como dizem as pessoas locais), estamos nos referindo à maior e mais populosa cidade da região da Riviera Maia, que fica no Caribe mexicano. Pela proximidade com outras ilhas da região, as atrações de Playa del Carmen são frequentemente comparadas às de Cancún e outras. Vamos então entender as diferenças entre esses destinos – e como combiná-los entre si?  

Como chegar em Playa del Carmen?

Chega-se à cidade de Cancún ou de Cozumel. Seja por algum transporte terrestre (van, ônibus, táxi) ou por balsa, esses são os pontos de partida para quem chega ao México e tem Playa del Carmen como próximo destino. 

Playa del Carmen está localizada a 50km do aeroporto de Cancún e 35km do de Cozumel. Já que as distâncias entre esses locais é tão pequena, é super recomendado dividir a estadia em Playa del Carmen em outras cidades próximas – já que isso permite viver experiências diferenciadas na viagem. Ou seja, será possível sentir uma sensação mais norte-americana em Cancún, mais “raiz” em Cozumel e Tulum, e um meio-termo interessante em Playa del Carmen, de forma a ser possível descansar em uma cidade pequena, mas também ter experiências que não perdem em nada para outras maiores. 

Primeiro esclarecimento feito: hora de conhecer mais sobre Playa del Carmen!

Qual a melhor época para viajar para Playa del Carmen?

Como em todo destino praiano turístico, existem as melhores e as não-tão-recomendadas épocas do ano para desfrutar do passeio. 

Se quiser evitar a alta temporada (e os prováveis aumentos de preço na hospedagem e passagem aérea), os melhores meses são abril e maio e também entre setembro e novembro. São nesses momentos que o volume de turistas não está tão elevado e os preços de passeios podem ser mais interessantes.

Porém, entre setembro e novembro é também o período de outono, que é quando a chamada temporada de furacões quando há fortes ventos e chuvas – entra em cena. Caso a viagem aconteça entre esses meses, é necessário estar atento aos avisos feitos pelas autoridades locais sobre riscos de furacões. 

Então, sem surpresa nenhuma, concluímos que os melhores meses para visitar Playa del Carmen é durante a alta temporada: dezembro a abril é quando ela oficialmente acontece. O clima na cidade é perfeito, variando entre 21ºC e 29ºC, mas as ruas e hotéis também estão mais cheios. 

Vale muita antecedência no planejamento se sua ideia for ter a viagem durante a alta temporada (pelo menos 6 meses em relação à data oficial da partida para o México). 

Precisa de visto para ir para Playa del Carmen?

Assim como em todo o território mexicano, o visto é obrigatório para pessoas do Brasil que queiram curtir as praias de seu Caribe. 

Durante seu período de planejamento, não deixe de incluir um tempo para solicitar o visto. Embora seja um processo simples e relativamente pouco demorado, ainda é uma documentação que é emitida pelo governo de outro país; certa burocracia e demora na emissão podem estar envolvidas, então faça o possível para evitar surpresas desagradáveis. 

Quantos dias ficar em Playa del Carmen?

A resposta é a mesma que em tantas outras situações envolvendo turismo: depende do tipo de viagem que se está buscando. 

Como mencionamos anteriormente, é uma ótima pedida planejar pequenos passeios nas ilhas e cidades próximas de Playa; afinal, estamos falando de uma balsa ou uma viagem rápida de carro de distância! 

Vamos então entender como o período de tempo pode variar considerando o tipo de experiência que você pode ter. 

Quem aprecia experiências mais luxuosas e está à procura de (literalmente) sombra e água fresca pode aproveitar os pacotes all-inclusive em resorts. Nesse caso, de 5 a 7 dias pode ser um tempo ideal para explorar as várias praias de Playa del Carmen e das redondezas (como Cancún, Tulum etc.). 

O período de uma semana também funciona bem para quem tiver interesse em aproveitar não apenas os resorts e as praias próximas, mas também descobrir os tesouros das ilhas ao redor. Se for esse seu caso, há opções de visitas à pirâmides, ruínas maias, parques de preservação naturais, e atividades como mergulho

E vale lembrar que o transporte para essas atividades pode, em si, ser uma atividade muito interessante: passeios de barco oferecem uma vista estonteante, e o transporte com vans e guias turísticos podem proporcionar um passeio cheio de cultura e informações históricas sobre os lugares sendo visitados. 

Agora, quem tiver interesse em conhecer Playa del Carmen com mais detalhes, e se aventurar menos no entorno, pode cobrir toda a cidade com folga em cerca de 3 ou 4 dias

O que fazer em Playa del Carmen?

Decisão tomada sobre quantos dias ficar, documentação em dia… hora de seguir para a parte boa! Definir os passeios, cidades do entorno, e ainda conhecer algumas opções de lazer especialmente deliciosas. 

Quando chegar à Playa, invista um tempinho para explorar a cidade. É altamente recomendado uma visita à Quinta Avenida (mas vamos dar mais detalhes em um tópico exclusivo) e o Parque Los Fundadores, com a famosa escultura das sereias. É também no Parque que boa parte das atrações culturais também podem ser encontradas! 

Agito na vida noturna não falta. Vale relembrar do famoso Coco Bongo em Playa del Carmen e conhecer mais lugares badalados de Playa – que fica concentrada na Calle 12!

Hora de arrumar a mochila e se preparar para visitar as ilhas do entorno! 

  • Não deixe de conhecer os sítios arqueológicos famosos, como o Chichen Itzá e Cobá (neste último, é inclusive permitido subir ao topo da pirâmide maia). Se ainda tiver um tempo extra, Isla Mujeres também vale a visita! 
  • Um pouco menos de terra e um tantinho mais de água no passeio: recomendamos nadar com golfinhos em Cozumel e programar um mergulho com as tartarugas marinhas na praia Akumal
  • Arte subaquática: mergulhar para descobrir o Museo Subacuático de Arte é uma experiência inusitada, já que as obras estão submersas e o melhor jeito de apreciá-las é colocando o kit de mergulho pra jogo. 
  • Não dá para perder a chance de visitar os cenotes espalhados tanto nas ilhas próximas quanto na própria área de Playa. 
  • Conhecer parques (como o famoso Parque Xcaret) e ver de perto belezas naturais espalhadas pelo Caribe mexicano. 

Onde ficar em Playa del Carmen?

A escolha do local de hospedagem é chave e uma parte importante do planejamento de viagem. O estilo de cada viajante influencia – e muito – na escolha do local para recarregar as energias. 

A Quinta Avenida é o centro da cidade e, como esperada, é onde se encontra bastante burburinho. A estadia nessa região permite às pessoas viajantes estarem hospedadas em um ponto em que é possível fazer muita coisa a pé e ainda estar perto de várias praias (quer ver um exemplo? Confira essa hospedagem selecionada pelo Hurb). 

Ficar perto do centro da cidade é sempre uma opção interessante. A região central oferece conforto e opções mais amigáveis para quem está viajando e não quer gastar demais com hospedagens, mas há também alternativas mais luxuosas. Em termos de estrutura, não faltam opções de lojas, restaurantes, cafés – inclusive de grandes e conhecidas marcas internacionais. 

A Rua 12 (Calle 12) é onde boa parte do agito noturno acontece: se você tem sono delicado ou prefere noites mais silenciosas, não é recomendado buscar hospedagem no entorno deste local.

Um local em Playa não tão conhecido assim é Playacar: a depender da localização exata, pode estar mais ou menos perto de áreas mais ocupadas por turistas e pessoas locais. Playacar está localizada ao sul de Playa del Carmen. Por ser um local ainda não totalmente descoberto por turistas, pode ser uma opção interessante para quem busca privacidade, sossego, ou mesmo para quem está viajando com crianças e precisa ter tanto entretenimento quanto momentos de relaxamento durante a estadia! E é claro que o Hurb tem uma opção de hospedagem em Playacar para que você aproveite esse local tão estratégico!

O que é imperdível na Quinta Avenida de Playa del Carmen? 

Finalmente, um dos grandes destaques de Playa del Carmen! A famosa Quinta Avenida da cidade é o centro onde tudo acontece, já que muitas opções de lojas, restaurantes, cafés e atrações culturais se concentram nos quarteirões próximos da Avenida. 

A primeira coisa que vale a pena saber é que, além dessas opções de turismo de compras e gastronomia, a Quinta Avenida está a um quarteirão de distância da praia. Cansou do ambiente de lojas? Uma caminhada rápida te leva para mais perto da brisa do mar! 

Programando uma visita à Quinta Avenida 

A parte norte é considerada mais “elegante”, com opções mais diferenciadas de restaurantes e lojas – isso acontece porque a rua foi crescendo para o norte. 

Já na parte sul é onde se encontram lembrancinhas mais baratas e uma parte mais “turistona” da rua. Ainda que exista muita variedade gastronômica na parte sul da Quinta Avenida, os restaurantes não representam tanto a culinária mexicana como aqueles que são encontrados na parte norte.  

Sabe-se que o México é um lugar muito quente, então saber gerenciar o desconforto causado pelas altas temperaturas é importante! Escolha os melhores horários para fazer uma visita às lojas da Quinta Avenida: é recomendado ir depois que o sol baixar, mas ainda a tempo de poder ver lojas abertas e ver de perto performances de artistas de rua – o que é por volta de 17h/18h. Ah, e vale atenção porque muitas lojas só abrem a partir das 10h da manhã.

Que tal conferir alguns pontos de destaque da Quinta Avenida de Playa del Carmen? 

  • Ah Cacao é uma cafeteria que utiliza cacau mexicano nos seus preparos (dizem até que é melhor do que o Starbucks!). 
  • La Tarraya um dos bares mais antigos de Playa. Se afasta um pouco do burburinho mais concentrado da Quinta Avenida, mas ainda é muito recomendado. 
  • A Calle 12 é onde a vida noturna fica mais agitada, não se esqueça!
  • Você encontra dois shopping centers de tamanho razoável na Quinta Avenida. No shopping Quinta Alegria, vale conhecer a loja La Europea – onde os restaurantes compram as bebidas que usam para fazer drinks nos estabelecimentos! Garantia de encontrar ótimas tequilas e mescal a preços muito competitivos.  

Quais cuidados tomar na viagem para Playa? 

Para além das decisões sobre em quais regiões ficar, que tipo de roteiro de viagem elaborar, e a lista de deliciosas refeições mexicanas para aproveitar, existem algumas precauções e hacks de viagem que valem a pena ter em mente. 

Veja a seguir alguns cuidados que podem ajudar a sua estadia em Playa del Carmen ser ainda mais proveitosa. 

  • Não tirar dinheiro dos ATMs (caixas eletrônicos) da rua. Prefira fazer isso dentro de uma agência bancária oficial. O motivo é que, embora Playa del Carmen seja uma cidade muito segura, os caixas na rua são mais facilmente adulterados e, portanto, podem clonar os dados do cartão que é inserido na máquina. 
  • Existe uma forte recomendação de não usar carro, especialmente na região mais central da cidade e nas proximidades da Quinta Avenida.
  • Quando se trata de câmbio, é preferível levar pesos mexicanos ao invés de dólares norte-americanos. Os pesos oferecem mais garantia de ser aceito em qualquer estabelecimento de Playa del Carmen. 
  • Repelente de insetos e protetor solar serão seus companheiros de viagem durante a estadia em Playa. 
  • Uma dica que pode ser útil para viagens com grande movimento de turistas: evite fazer negócios com pessoas não credenciadas e que anunciam pacotes de turismo no meio da rua. Você pode acabar caindo na tentação de fechar um pacote de passeio que, no papel, é super atrativo! Mas o resultado, quando não se sabe da idoneidade da empresa e dos detalhes do roteiro, é ter uma experiência não muito agradável. Sempre dê preferência a pacotes de viagem com detalhamento das atrações, informações sobre transfer, hospedagem etc.

Planejar sua viagem dos sonhos é um momento delicioso e que causa muita antecipação! Mas a melhor parte é tirar a ideia do papel e começar a escolher sua hospedagem e os passeios que vão transformar sua viagem dos sonhos à Playa del Carmen em realidade.
¡Vamos a la playa! Até a próxima!

Posts relacionados
AlemanhaDestinos InternacionaisEuropa

10 motivos para conhecer Berlim

Destinos InternacionaisEspanhaEuropaGastronomiaO que fazer

Descubra quais são os melhores restaurantes de Madrid

Destinos InternacionaisEuropaO que fazerPortugalVida Noturna

Baladas em Lisboa para agradar a todos os gostos

América do SulArgentinaDestinos InternacionaisEspeciaisResorts e Hotéis

Unique Art Madero: hospede-se com estilo num dos cartões postais de Buenos Aires