Você é do tipo que não consegue desgrudar nem por um momento do seu cãozinho? Viajar sem ele, nem pensar! Então que tal planejar uma viagem a dois com seu pet? Só que para isso, é importante tomar alguns cuidados.
Se vocês forem viajar de carro, o ideal é sair de casa à noite ou no final da tarde, pois nesse período não está tão quente (o que irá evitar o aumento da temperatura corporal). É recomendável que o cachorro não seja alimentado antes da partida (para evitar enjoos) e que sejam feitas algumas paradas durante o trajeto para que seu cão beba água ou “vá ao banheiro”. Além disso, ele deve ficar no banco traseiro, usar cinto de segurança e estar com a vacinação em dia.
Se a viagem for realizada de avião, é imprescindível consultar a companhia aérea sobre as condições necessárias para levar o seu cãozinho. Vale lembrar que, no caso de viagens internacionais, o cão deve estar com a vacinação em dia e ter o Certificado Zoosanitário Internacional.
Veja os itens que não podem faltar na bagagem do seu cão:
- Guia e coleira;
- Ração em quantidade adequada para os dias de férias;
- Documentos do cão;
- Potes para água e comida;
- Utensílios como toalhas e a caminha do seu cão;
- Farmácia básica recomendada pelo veterinário para casos de emergências.
Agora, se você não puder levar o seu companheiro fiel na sua viagem, não se desespere. Atualmente, há vários hotéis para cachorro, onde ele será bem cuidado enquanto você estiver fora. Procure referências, conheça as instalações e dê preferência àqueles que só aceitam animais com a vacinação em dia. E não se esqueça de levar a comida que ele está acostumado, os brinquedos e a “cama” dele. Isso diminuirá o estresse de mudança de ambiente e a falta que ele irá sentir de você.